Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sábado, 30 de outubro de 2010

Papo de Biologia: Louva-a-Deus - Mantis religiosa

Nome comum: Louva-a-Deus
Nome em inglês: Praying Mantis
Nome científico: Mantis religiosa
Filo: Arthorpoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Família: Mantidae
Comprimento: (fêmea): Cerca de 5 cm
Cabeça: triangular, que se movimenta facilmente
Antenas: curtas e delgadas
Cor: verde ou castanho
Envoltório dos Ovos: 4 cm de comprimento, 2 cm de largura

Foto de..::: ettan ettan

O Louvadeus é um inseto carnívoro, ou seja, ele se alimenta de outros insetos como mosquitos. Ele tem olhos muito desenvolvidos e por isso enxerga muito bem, o que ajuda quando precisa caçar para se alimentar. Suas patas dianteiras (da frente) são usadas para caçar. O louvadeus fica parado nas plantas esperando. Quando um outro inseto chega perto, ele rapidamente pega este mosquito ou borboleta com suas patas.

O Louvadeus tem este nome justamente porque enquanto espera outro inseto fica com as patas paradas como se estivesse *rezando*.

Foto de..:: Dermal Denticles

O louvadeus tem patas traseiras (pernas) muito fortes que são usadas para andar, pular e ajudar quando vão voar. Eles vivem em matas e áreas de muita vegetação, sendo que conseguem se confundir com as plantas por causa de sua cor e por ficarem imóveis por longos períodos de tempo. Isso é importante para que não sejam comidos por outros animais, como pássaros e morcegos.

Apesar de serem muito diferentes, os louvadeus são parentes das baratas e dos grilos. Mas o louvadeus é benvindo, principalmente nas plantações porque ajuda a combater os insetos que destroem as plantas.

Veja a fêmea comendo o macho:

Existem mais de 2000 espécies de louvadeus em todo o mundo, mas quase todos vivem em locais de temperaturas quentes (regiões tropicais e sub-tropicais).

Fonte texto..:: Saúde Animal


(planeta animal, papo de biologia)

Campanha faça Xixi no Banho - SoS Mata Atlântica


Campanha da SOS Mata Atlântica para incentivar as pessoas a praticarem o ato de fazer "xixi no banho".

(recicle suas idéias)

Nostalgia: Praia do Itararé São Vicente (SP)

Praia do Itararé, e ao fundo Ilha Porchat

(fotos_antigas)

Filhote de Pinguim não deixa seus pais perpetuar espécie

O Aquário de Santos recebe esta semana um pinguim-de-magalhães do Acqua Mundo, de Guarujá, para estada de quatro meses. É que o animal, batizado de Demo, atrapalha a reprodução dos pais e insiste em permanecer no ninho apesar de já ter quase dois anos. "Agora, ele está voltando a ter o mesmo comportamento e, ao invés de isolá-lo durante a temporada reprodutiva, que começou em setembro, achamos melhor que ele tivesse contato com outra colônia, para manter a sociabilização e permitir que os pais procriem", disse o biólogo Paulo de Tarso Ferraz Meira, que trabalha nos dois parques.

Na bibliografia consultada pelos técnicos dos aquários não há registro desse tipo de comportamento na natureza. Segundo o biólogo, Demo é o segundo pinguim nascido em cativeiro no Brasil - o primeiro, Fraldinha, nasceu no Aquário de Santos. Com isso, não há também informações suficientes para avaliar a situação. Paulo de Tarso disse que é normal o filhote se desligar dos pais e passar a ter uma vida independente, entre seis e oito meses de vida. "Mas Demo saiu do ninho só aos nove meses". A transferência do pinguim depende apenas da liberação da guia por parte do Ibama.

Aves marinhas distribuídas no Hemisfério Sul, os pinguins da espécie de magalhães chegam à costa brasileira trazidas pelas correntes marinhas, geralmente com um ano de vida. Eles começam a se reproduzir entre os quatro e cinco anos.


(papo de biologia)

Criação de novas unidades de conservação repercutiu positivamente na COP10 em Nagoya no Japão

O pioneirismo do Estado de São Paulo na agenda de áreas protegidas foi reconhecido durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica - COP10, em Nagoya, no Japão. A aprovação das minutas dos decretos que criam o Parque Estadual da Restinga de Bertioga e o Monumento Natural da Pedra do Baú repercutiu positivamente entre representantes de diversas Organizações Não Governamentais - ONGs, que parabenizaram a iniciativa paulista.

O reconhecimento veio em forma de convite para aderir ao programa "Embaixadores da Floresta", lançado pelo WWF mundial, com o objetivo de unir esforços contra o desmatamento em todo o planeta. O secretário estadual do meio ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, que está acompanhando as discussões em Nagoya, prontamente aderiu à iniciativa da ONG.

O secretário, que é co-presidente para o hemisfério sul da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento - nrg4SD, se encontrou com o prefeito de Malmo, na Suécia, Ilmar Reepalu, que também é o presidente do Committe os the Regions - CoR da União Européia, para iniciar entendimentos, entre as duas entidades que congregam governos regionais e locais, relacionados à agenda ambiental.

Durante o encontro, os dois presidentes manifestaram a intenção de firmar um protocolo entre as duas organizações, especialmente após a aprovação do Plano de Ação, um dos primeiros documentos a obter consenso na COP10. O plano teve grande impulso no encontro de Cidades e Biodiversidade, realizado em Curitiba em janeiro de 2010, e foi reforçado por São Paulo na qualidade de co-presidente do hemisfério sul da nrg4SD. Este esforço foi reconhecido pela organização da COP10, por ocasião do encontro entre o secretario Pedro Ubiratan e o representante do secretariado da Convenção de Diversidade Biológica - CDB, Oliver Hillel, na tarde desta quarta-feira, 27.10.

Economia Verde
A convite de Pavan Sukhdev, líder da iniciativa Economia Verde e do estudo The Economic of Ecossystems and Biodiversity - TEEB, o secretário Pedro Ubiratan apresentou as iniciativas de pagamentos por serviços ambientais, com destaque para o projeto Mina D'Água, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, que remunera produtores rurais que conservam as nascentes localizadas em suas propriedades.

A apresentação ocorreu na última segunda-feira, 25.10, no centro de convenções da COP10, onde foi promovido o painel sobre estudos de caso de TEEB e ações locais. A posição de vanguarda do Governo de São Paulo, especialmente no que tange a integração da agenda da economia verde com a legislação de mudanças climáticas, foi reconhecida durante o painel, que foi presidido por Yolanda Kakabadse, presidente mundial do WWF.

Elba Ramalho em Cubatão Danado de Bom - 05/11 - Festival Cultura Nordestina

Palco Principal
18h00 – Abertura do Evento
18h30 – Dj Junior
21h00 – Biguá
22h30 – Elba Ramalho

Palco Secundário
18h00 – Emboladores Peneira e Sonhador (Coreto)
18h00 – Grupo de Dança Palco e Cia
19h00 – Dj Márcio
19h30 – Grupo de Maracatu Caracaxá
20h30 – Andreza Princesinha do Forró
00h30 – Dj Márcio

Valores
• Inteira R$ 5,00
• Meia R$ 2,50 – estudantes, idosos e moradores de Cubatão que adquirirem o convite nos pontos de venda no município.

PONTOS DE VENDA Ingressos
Cubatão
* Av. Nove de Abril, 2205 – em frente ao Parque Anilinas - Tel. (13) 3362-0850
* Supermercado Krill - Av. Martins Fontes, 1101 - Vila Nova - Tel. (13) 3361-6250
* Supermercado Krill - Rua Jorge Peralta, 166 - Jardim Casqueiro - Tel. (13) 3364-2752

Santos
*Supermercado Krill - Rua Vereador Álvaro Guimarães, 148 - Jardim Rádio Clube - Tel. (13) 3203-6411

Praia Grande
* Supermercado Krill - Rua Josefa Alves de Siqueira, 5891 – Jardim Anhanguera - Tel. (13) 3494-5083
* Jan Supermercados - Rua José Veríssimo, 23765 – Bal. Maracanã Mirim - Tel. (13) 3477-3001
* Supermercado Almeida Rocha III - Rua Antônio Cândido da Silva, 57 – Vila Sônia - Tel. (13) 3481-5624

Bertioga
* Supermercado Krill - Av. Anchieta 2300 – Jardim Albatroz - Tel. (13) 3317-6199
* Supermercado Krill -Av. Aprovada 295, n.3375 - Boracéia - Tel. (13) 3312-2380

Guarujá
* Supermercado Krill - Via Tancredo neves, 100 – Sítio Glória
* Supermercado Krill - Av. Santos Dumont, 1503 – Vicente de Carvalho

Peruíbe
* Supermercado Krill - Rua Luciano de Bona, 2027 – Vila Romar - Tel. (13) 9154-1065

Itanhaém
* Supermercado Krill - Rua dos Fundadores, 453 – Jardim Belas Artes - Tel. (13) 3422-1567

São Vicente
* Supermercado União - Av. Prefeito Prestes Maia, 210 – Cidade Náutica - Tel. (13) 3464-8356
* Supermercado Almeida Rocha I - Rua Guilherme Raposo de Almeida, 373 – Cidade Náutica - Tel. (13) 6164-1751
* Supermercado Almeida Rocha II - Rua Marcolino Xavier de Carvalho, 325 – Cidade Náutica - Tel. (13) 3464-4671

Mongaguá
* Supermercado Mery Krill - Av. Marina 1081 – Centro - Tel. (13) 3448-3598
* Supermercado Krill - Av. Nossa Senhora de Fátima, 430

..:: Mais informações ::..
email: danadodebom@cubatao.sp.gov.br - Tel (13) 3362-0850 - 3362-0644

(evento_programação)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Motor Home pelo Mundo - parte 1

 Essa modalidade de viagem, no Brasil, ainda está limitada por razões de ordem econômica e cultural. O mercado de veículos de recreio é pequeno em função da escala de produção, e acampar ainda não se constitui num hábito entre os brasileiros, mesmo os mais jovens. Outra limitação é o pequeno número de campings equipados para receber veículos de recreio, com disponibilidade suficiente de carga elétrica, facilidade de despejo de águas servidas e sanitários químicos. Apesar disso, possue tendência de drescimento do número de caravanistas, que viajam quase o ano todo em seus motorhomes.

Alguns Exemplos de Motor home:

Este pode ser um precursor






Viajar de motorhome "é um barato..." Não é apenas ter a sensação, mas viver a liberdade de mudar o seu destino de viagem a qualquer momento, de escolher onde parar, de selecionar a paisagem, de viajar sem formalidades, sem reservas prévias, de viver intensamente o companheirismo dos campings.


No Brasil, ainda não conhecemos locação de motorhomes, o que dificulta a possibilidade de se fazer uma experiência com a família antes da decisão de compra. Mas isso não impede que, em suas próximas férias, visite campings, bata um papo com campistas e caravanistas para conhecer suas opiniões e vivências. Converse, avalie, e não hesite em decidir por essa forma descontraída e atraente de viajar. Vai se arrepender de não ter começado há mais tempo.

FAZER CAMPING É UM ESTILO DE VIDA, e nunca é tarde para ser feliz.

(ecoturismo)

Banda Cheiro de Amor Cubatão Danado de Bom - dia 04 novembro - Festival Nordestino

Palco Principal
18h00 – Abertura o Evento
18h30 – Dj Junior
21h00 – Banda Babaxé
22h30 – Banda Cheiro de Amor

Palco Secundário
18h00 – Maria Bonita e Lampião (Coreto)
19h00 – Dj Márcio
19h30 – Trio Bico Doce
20h30 – Associação de Capoeira "Meninos Guerreiros"

Valores
• Inteira R$ 5,00
• Meia R$ 2,50 – estudantes, idosos e moradores de Cubatão que adquirirem o convite nos pontos de venda no município.

PONTOS DE VENDA Ingressos
Cubatão
* Av. Nove de Abril, 2205 – em frente ao Parque Anilinas - Tel. (13) 3362-0850
* Supermercado Krill - Av. Martins Fontes, 1101 - Vila Nova - Tel. (13) 3361-6250
* Supermercado Krill - Rua Jorge Peralta, 166 - Jardim Casqueiro - Tel. (13) 3364-2752

Santos
*Supermercado Krill - Rua Vereador Álvaro Guimarães, 148 - Jardim Rádio Clube - Tel. (13) 3203-6411

Praia Grande
* Supermercado Krill - Rua Josefa Alves de Siqueira, 5891 – Jardim Anhanguera - Tel. (13) 3494-5083
* Jan Supermercados - Rua José Veríssimo, 23765 – Bal. Maracanã Mirim - Tel. (13) 3477-3001
* Supermercado Almeida Rocha III - Rua Antônio Cândido da Silva, 57 – Vila Sônia - Tel. (13) 3481-5624

Bertioga
* Supermercado Krill - Av. Anchieta 2300 – Jardim Albatroz - Tel. (13) 3317-6199
* Supermercado Krill -Av. Aprovada 295, n.3375 - Boracéia - Tel. (13) 3312-2380

Guarujá
* Supermercado Krill - Via Tancredo neves, 100 – Sítio Glória
* Supermercado Krill - Av. Santos Dumont, 1503 – Vicente de Carvalho

Peruíbe
* Supermercado Krill - Rua Luciano de Bona, 2027 – Vila Romar - Tel. (13) 9154-1065

Itanhaém
* Supermercado Krill - Rua dos Fundadores, 453 – Jardim Belas Artes - Tel. (13) 3422-1567

São Vicente
* Supermercado União - Av. Prefeito Prestes Maia, 210 – Cidade Náutica - Tel. (13) 3464-8356
* Supermercado Almeida Rocha I - Rua Guilherme Raposo de Almeida, 373 – Cidade Náutica - Tel. (13) 6164-1751
* Supermercado Almeida Rocha II - Rua Marcolino Xavier de Carvalho, 325 – Cidade Náutica - Tel. (13) 3464-4671

Mongaguá
* Supermercado Mery Krill - Av. Marina 1081 – Centro - Tel. (13) 3448-3598
* Supermercado Krill - Av. Nossa Senhora de Fátima, 430

..:: Mais informações ::..
email: danadodebom@cubatao.sp.gov.br - Tel (13) 3362-0850 - 3362-0644

(evento_programação)

Reciclagem alumínio: Brasil é líder mundial pela 9ª vez

O Brasil atingiu no ano passado mais um recorde de reciclagem de latas de alumínio. Foram reutilizadas 98,2% das latas vendidas. Ao todo, 198,8 mil toneladas de alumínio, das 202,5 mil toneladas vendidas, foram recicladas.

Os dados constam do balanço da coleta do material divulgado nesta quinta-feira pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade). Com o resultado, segundo as entidades, o Brasil conquista pela nona vez consecutiva o posto do país com maior índice de reciclagem de latas do mundo.

Na comparação entre 2009 com o ano anterior, a quantidade de latas recicladas aumentou 19,9%. Em 2008, foram reutilizadas 91,6% das latas vendidas pela indústria, o que representa cerca de 165 mil toneladas.

Em 2009, a reciclagem das latas de alumínio movimentou R$ 1,3 bilhão. Deste total, R$ 382 milhões foram gerados só com trabalho de coleta do material.

"Se toda coleta de latas fosse feita por uma empresa só, ela estaria entre as mil maiores do país", complementou Henio de Nicola, presidente da Abal, em entrevista coletiva em São Paulo.

Com a reciclagem do alumínio das latas, também foram economizados 2,9 mil gigawatts-hora (GWh). Com esta energia, seria possível atender à demanda anual de uma cidade como Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que tem 1,2 milhão de habitantes.

Fonte..:: Agência Brasil


(recicle suas idéias)

Formação Continuada de Educadores, apresentamos o minicurso sobre Tecnologias de Cultura Permanente "Permacultura"


Trata-se de um convite aberto a educadores e interessados na proposta de se tomar a Permacultura como referencial para compreensão e intervenção no espaço, bem como recurso pedagógico e possibilidade metodológica da educação ambiental.



Para saber mais..:: AQUI

(evento_programação, recicle suas idéias)

II Semana de Orquídeas e Bromélias em Bertioga

Bertioga realiza neste sábado (30), a partir das 9 horas, a II Semana de Orquídeas e Bromélias, com várias atividades no Parque dos Tupiniquins (entorno do Forte São João), no Centro. Evento reunirá, em exposição, cerca de 400 mudas de espécies naturais brasileiras e estrangeiras e híbridos, além de exposição de plantas e palestras técnicas e oficinas ecológicas sobre preservação, manejo sustentável e cultivo de orquídeas e bromélias, abertas à comunidade em geral.

O evento, organizado pela Associação de Orquidófilos de Bertioga (em formação), tem o apoio do Circuito Paulista de Orquidófilos (CPO), de São Paulo e de outras associações da categoria convidadas, e da Secretaria de Meio Ambiente do Município.

O público poderá visitar e participar do evento nos dias 30 e 31 deste mês e 1º e 02 de novembro, das 9 às 20 horas, com exceção do dia 02, quando a iniciativa será realizada até às 17h30.

De acordo com o presidente da Associação de Orquidófilos de Bertioga, Marcos Antônio Campacci, haverá fixação de orquídeas e bromélias nas árvores do Parque dos Tupiniquins, que deverá receber aproximadamente 200 plantas das espécies nativas da região de Bertioga, com destaque para a Brasilaelia purpurata e Cattleya intermédia, que segundo ele, são as orquídeas mais representativas do Município.

“Não podemos esquecer que fazemos parte do meio ambiente e quanto mais preservado ele for, melhores serão as condições de vida. Não cansamos de repetir: conhecer para preservar! É nesse sentido que se baseiam as palestras e oficinas, que foram realizadas em 2009 e que voltam a ser enfocadas neste segundo evento. O interesse demonstrado pela comunidade recompensa qualquer trabalho, e isso fica evidente em todas as ocasiões em que as pessoas se juntam para participar dessas atividades”, ressalta o orquidófilo.

Exposição – Durante o evento, haverá exposição de plantas, nas dependências do Forte São João, de cunho educativo sobre o ciclo de vida das orquídeas e das bromélias, com mostra de painéis explicativos. Paralelo a essa exposição, haverá um estande, tipo quiosque, no Parque dos Tupiniquins, para vendas dessas plantas.

Sobre as oficinas de capacitação, que serão realizadas no decorrer do evento. Interessados em participar devem se inscrever no local, nos dias de realização, gratuitamente. O Parque dos Tupiniquins fica no entorno do Forte São João, na Praia da Enseada, no Centro.

Confira a programação do evento:
Sexta-feira (29)
Fixação de Orquídeas nas árvores do Parque dos Tupiniquins (O dia inteiro para preparar o evento de sábado)

Sábado (30)
9 horas - Fixação simbólica de orquídeas nas árvores do Parque dos Tupiniquins pelas crianças da Casa de Apoio e cerimonial de abertura da exposição

14h às 15h30 - Oficina: ‘Técnicas de Produção de Orquídeas: do Viveiro Comercial ao Quintal de Casa’, com Lucia Morimoto

16h às 17h30 - Oficina: ‘Como Cuidar das Orquídeas’, com Celso Gioso

20 horas - Fechamento da exposição

Domingo (31)
9 horas - Abertura do exposição

16h às 17h30 - Oficina: ‘Conhecendo as Orquídeas dos Diferentes Biomas Brasileiros’, com Marco Campacci

20 horas - Fechamento da exposição

Segunda-feira (1º/11)
9 horas - Abertura do evento

14h às 15h30 - Oficina: ‘Os Principais Erros Cometidos nos Cuidados das Orquídeas e Cultivo

de Orquídeas’, com Marcos Campacci e Reginaldo de Vasconcelos de Leitão

16h às 17h30 - Oficina: ‘Ecologia das Bromélias’ - Celso Perez dos Santos

20 horas - Fechamento da exposição

Terça-feira (02/11)
9h às 17h30 - Exposição

(evento_programação)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Motor home Brinquedo Mutante



Olhem isso aí! Meio estranho né?

Uma mistura de tartaruga com motor home e caveira.

Você compraria para seu filho??

(planeta criança)

Nova Unidade de Conservação: Monumento Natural da Pedra do Baú

Os conselheiros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovaram, com 26 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção a criação do Monumento Natural da Pedra do Baú. Os conselheiros aprovaram as minuta do decreto nesta terça-feira, 26.10, durante a 84ª Reunião Extraordinária.


A criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, contou com ampla participação da sociedade civil, principalmente os praticantes do montanhismo. Inserida integralmente no município de São Bento do Sapucaí, a área abrange 3.245 hectares com registros da existência de lobo-guará, muriqui (primata), águia-cinzenta, gavião pega-macaco, cuiú-cuiú (também conhecida por maitaca e periquito-grego) e sagui-da-serra.

“O Monumento Natural da Pedra do Baú tem o objetivo de preservar locais raros de grande beleza cênica e desde 1992 há propostas de proteção dessa área”, afirmou José Amaral Wagner Neto.

A criação do Monumento Natural da Pedra do Baú visa conservar e recuperar a paisagem local, remanescentes de vegetação e abrigos de fauna; proteger recursos hídricos importantes para o abastecimento municipal; ordenar uso do território para conservação dos atributos naturais, da atratividade turística e do patrimônio coletivo; e organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso. A nova UC também pretende reforçar os mecanismos de proteção da Área de Proteção Ambiental Estadual Sapucaí-Mirim.




(ecoturismo, papo de biologia)

Reaproveitamento de alimentos: Bolinhos de folhas de beterraba

Ingredientes:
1 copo de talos e folhas lavadas e picadas;
2 ovos;
5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de água;
Cebola picada;
Sal à gosto;
Óleo para fritar.

Imagem..:: aulas100.blogspot.com


Modo de Preparo:
Bata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.


Fonte..:: http://meioambienteonline.blogspot.com/

(receitas culinária)

Planeta Animal: Eutanásia

Por Dr. Albert Lang - Clínica de Pequenos Animais - Joenville -SC

Assunto eutanásia animal - originalmente do grego eu-thanasia:"morte feliz", ganha cada vez mais espaço nos meios acadêmicos veterinários de países desenvolvidos. Conforme estudos elaborados nos estados unidos, eutanásia representa 3% da clínica veterinária.

No Brasil, o tema é discutido com pouca ênfase nas universidades e nos diversos setores da classe médica veterinária. As questões humanas que envolvem o assunto são complexas e estão além do ponto de vista ético-profissional, principalmente por ser esta profissão a única com o direito de execução de um paciente, acatando, na maioria dos casos, ordens de pessoas hierarquicamente superiores.

No que diz respeito aos aspectos relacionados a manutenção da saúde, a medicina veterinária está sujeita a 2 paradigmas: os cuidados com animais de produção e os de estimação. No primeiro a ética veterinária prevalece, e o animal não é individualizado. Como a morte do animal neste caso é inevitável, não representa a eutanásia propriamente dita, mas sim o abate.

No segundo caso, a criação do bicho está inserida na relação homem-animal de estimação, onde a morte não é superada. aí, a manutenção da vida, dentro da estrutura da medicina veterinária, é o objetivo básico para manter os lados afetivos-emotivos entre "dono" e "paciente" (animal).

A eutanásia ganha então outra visão. A partir do momento em que a morte começa a rondar e torna-se uma realidade inexorável, é que se exteriorizam todas as dimensões da profundidade desta relação. Qual deve ser então o posicionamento do veterinário, no momento que as condições psicológicas do dono são fragilizadas? como e o que fazer diante de um caso "terminal"?

Quais os critérios de uma decisão que poderá levar à eutanásia e os procedimentos a serem tomados? Todas essas perguntas - e outras que naturalmente surgem - não estão em nenhum manual de primeiros socorros e um pouco distantes do código de ética profissional. A formação humana é que posicionará o veterinário, conforme sua sensibilidade.

A Dra. Hannelore Fuchs, psicóloga, médica veterinária e uma das poucas pessoas que tem se aprofundado no estudo da relação homem-animal, faz algumas considerações sobre o assunto, mas de início já avisa:" a decisão final sempre deve ser do dono".

Contudo, a pessoa poderá estar de tal forma afetada, mesmo após ser ouvida e introgetada a avaliação do médico veterinário quanto às condições de saúde animal - e a possibilidade de salvá-lo -, ainda que sejam necessárias sacrifícios pessoais, envolvendo todo um processo de enfermagem, por exemplo.

Tudo isso, também é comum nos casos que as pessoas exigem os mesmos cuidados para o seu "cãozinho", que os dados a qualquer ser humano. Aí começam a ser trabalhados outros aspectos.

Fator econômico pode pesar muito no momento pela eutanásia, aliada a outros fatores de ordem prática, como capacidade de tratamento animal, que requer tempo, dedicação e habilidade de enfermagem por parte do dono.

E o sofrimento de perda, com quem fica?
Geralmente a dor fica com as pessoas que mais conviveram e amaram o animal. Pode ocorrer que a pessoa que toma para si a responsabilidade de eutanásia, tenha um grau menor de afetividade. Como o "chefe" da família, por exemplo, nem sempre terá a mesma relação com o cãozinho que os demais familiares.

Além de ser analisada as condições sentimentais que cercam o bicho, também deve ser avaliado o sofrimento do bicho, para que, a partir disso, o médico veterinário venha ter uma postura que o leve a iniciar "um ritual" de preparação com o dono, conscientizando-o da morte eminente.

A psicóloga e veterinária adverte que todo o processo de eutanásia, deve ser explicada ao proprietário. "Deve-se mostrar os mecanismos da eutanásia e as conseqüências psicológicas. assim, após a morte, ficará mais fácil todo esse processo de luto, evitando-se que a raiva e culpa sejam jogadas em cima da figura do veterinário, o que será desgastantes".

Responsabilidade:
Diferente da responsabilidade da cura, a da morte pode ser mais séria, sobretudo, se não respeitada a vontade do cliente. Apesar de não existir nenhuma lei para determinar os parâmetros da chamada "morte feliz", são condenáveis, e passíveis de punição, a eutanásia ativa, aquela que a ação direta provoca a morte do paciente (animal), quando não autorizado pelo cliente (dono).

É de se questionar se a execução de milhares de animais em canis é um ato ativo ou passivo. O número de animais soltos nas grandes cidades cresce a cada dia e, consequentemente, o "sacrifício" também é cada vez maior e realmente é impressionante.

Artigo originalmente publicado no site da Ciabichos.

Fonte..:: http://www.saudeanimal.com.br/

(planeta animal)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga e da Área de Relevante Interesse Ecológico Itaguaré

Com 27 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção o Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema aprovou aprovou ontem (26out) a criação do Parque Estadual da Restinga de Bertioga com 9.264,42 hectares, e da Área de Relevante Interesse Ecológico Itaguaré, com 58 hectares, ambos no município de Bertioga, , que vai preservar 98% dos remanescentes de Mata de Restinga da Baixada Santista.

O diretor executivo da Fundação Florestal – José Amaral Wagner Neto apresentou as características de cada região e as justificativas para tornar cada área protegida. O Parque Estadual da Restinga de Bertioga abriga 44 espécies de flora ameaçadas de extinção e o registro de 117 espécies de aves, sendo 37 endêmicas e nove ameaçadas de extinção. “Tentamos contemplar em partes todas as propostas apresentadas para a delimitação da área”, afirmou Neto, se referindo às sugestões do Ministério Público, da Prefeitura de Bertioga e do grupo de ambientalistas e pesquisadores, entre outras.

Para o secretário adjunto do meio ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, o conselho teve maturidade e coragem em aprovar a criação. “O Estado de São Paulo deu mais um passo à frente na gestão da biodiversidade. Nunca se criou tantas unidades de conservação de qualidade e com debate em um processo conjunto com a sociedade civil e as prefeituras”, declarou.

A área total do Parque é de 9.264 hectares (ha), além da Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE com 58 ha.

A Birdlife International /SAVE Brasil considerou a região como uma “IBA” – sigla de “Important Bird Area” – que são áreas criticamente importantes para a conservação das aves e da biodiversidade a longo prazo. A área apresenta 93 espécies de répteis e anfíbios (com 14 espécies ameaçadas e 14 raras), o que representa a maior diversidade de herpetofauna na Mata Atlântica do Estado e também abriga 117 espécies de mamíferos, sendo 25 de médio e grande porte (como a onça-parda, veado, anta, jaguatirica, mono-carvoeiro, bugio, cateto e queixada, todos ameaçados de extinção) e 69 morcegos, com seis espécies ameaçadas de extinção constantes na listagem do Estado de São Paulo, uma na listagem brasileira e uma na listagem internacional.

Com relação ao meio físico, a área protege as sub-bacias dos rios Itaguaré e Guaratuba, que apresentam boa disponibilidade hídrica e qualidade da água, altíssima riqueza e fragilidade de feições geomorfológicas que dão suporte à alta biodiversidade da região, inclusive nos ambientes marinho-costeiros. O patrimônio cultural também é relevante com a presença de sambaquis, indicando ocupação por povos pescadores-coletores-caçadores, que podem remontar a 5 mil anos.

Fonte..:: Secretaria do Meio Ambiente



(ecoturismo, papo de biologia, recicle suas idéias)

Ricardo Paulino toca no Música & Vinho na Pinacoteca em Santos

No dia 28 de outubro, 5ª feira, às 18h30, acontece mais uma edição do projeto “Música & Vinho na Pinacoteca” que chega com novidades. A partir deste mês os vinhos, nacionais e importados, serão fornecidos pela Piccola Forneria, em uma parceria firmada entre o empresário Gugu Barbosa e a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

A taça de vinho custa R$ 10,00, sendo a metade do valor arrecadado destinado à projetos culturais da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

A música fica por conta do conceituado pianista Ricardo Paulino.

Sobre o pianista
Ricardo Paulino iniciou seus estudos de piano aos 6 anos. Passou 15 anos trabalhando na Europa, onde tocou nos maiores centros culturais e turísticos do velho mundo. Foi o pianista escolhido para se apresentar na solenidade de inauguração do Sheraton de Munique.

Passou pelo Ritz de Lisboa, Resort Quinta do Lago, em Algarve, Portugal, participou do maior festival de Jazz da Europa e percorreu países como Polônia, Holanda, Grécia, Itália e Alemanha, sempre se apresentando para um público exigente.

A entrada é franca e o estacionamento gratuito, pela Avenida Epitácio Pessoa, 100 - Santos/SP.

Serviço
Evento: Música & Vinho na Pinacoteca
Data: 28 de outubro de 2010 – 5ª feira
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Taça de vinho: R$ 10,00
Entrada franca

(evento_programação)

Evite o desperdício: Aproveitamento Alimentos

Imagine se todos tivessem consciência de aproveitar tudo que um alimento pode oferecer?


Outras dicas:
Compar bem: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.

Conservar bem: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

Preparar bem: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.

Conheça mais..:: Dicas e receitas salgadas e doces AQUI

(receitas_culinárias)

Pinacoteca em movimento: Exposição 100 anos de Itatinga

Para comemorar o centenário da hidrelétrica de Itatinga, responsável pelo abastecimento de 85% da energia elétrica utilizada no Porto de Santos, a Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo realiza a exposição de fotos e pinturas “100 Anos de Itatinga”, inaugurada no último dia 26 de outubro (3ª feira), na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

Foto..:: Usina de Itatinga
Créditos..:: Renato Marchesini

As telas que retratam cenários da histórica Itatinga ocupam dois salões da Pinacoteca e são dos artistas plásticos Jadyr Veríssimo, L. Victor, Marcelo Bandiera, Miriam Alvim e Sandro Justo. Em outra sala do museu estão fotos da usina, de autoria de Du Zuppani.

A exposição vai até o dia 02 de novembro e pode ser visitada de terça a domingo, das 14h00 às 19h00. A entrada é franca.

Serviço
Evento: Exposição “100 Anos de Itatinga”
Data: inauguração em 26 de outubro de 2010 – 3ª feira
Aberta ao público: de 27 de outubro a 02 de novembro
Visitação: de terça a domingo, das 14h00 às 19h00
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Entrada franca

<< Livro: Itatinga – A Hidrelétrica e o seu Legado >>
Garanta já o seu!!! – Aqui no Blog Caiçara

(evento_programação)


terça-feira, 26 de outubro de 2010

História do Oceanório São Vicente SP - Oceanorium São Vicente

Já foi ponto de referência turística em São Vicente, mas acabou fechando logo após uma campanha dos ecologistas, que denunciaram as más condições dos animais marinhos ali mantidos e montaram grande operação para devolvê-los ao mar: era o Oceanório (também chamado de Oceanorium), instalado na praia do Itararé, onde o golfinho Flipper era o último de sua espécie ainda em cativeiro no País, até ser solto em 1993.

Saltos do golfinho eram a grande atração
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979.

A história de sua libertação foi contada em 18 de janeiro de 1993 pelo jornal O Estado de São Paulo, inclusive com chamada na primeira página:

DE VOLTA PARA CASA - Veterinários, biólogos e bombeiros retiram Flipper do Oceanorium, em São Vicente, para levá-lo, de helicóptero, para Santa Catarina, e devolvê-lo ao mar. Acostumado a receber alimentos dos tratadores, o golfinho terá de reaprender a lutar pela sobrevivência
Foto: Itamar Miranda/Agência Estado, publicada com a matéria

Flipper parte a caminho do mar
Um helicóptero Sikorski decolou ontem às 13h40 da praia de Itararé, em São Vicente, levando um passageiro especial: Flipper, o golfinho que nos últimos anos divertiu crianças e adultos no Oceanorium, um parque aquático da cidade. Flipper era até ontem o único exemplar de sua espécie em cativeiro no País. Ele foi levado para Laguna, em Santa Catarina, o mesmo lugar onde foi capturado há oito anos. Lá, ele passará cerca de três meses reaprendendo a viver no mar. Depois, ganhará liberdade total e definitiva.

Pela porta - Os bombeiros calcularam em cerca de 4 mil as pessoas que, desde as 11 horas, se juntaram para se despedir do golfinho. O embarque, no entanto, não foi fácil: a caixa especial preparada para levar Flipper era grande demais e não passava pela porta do helicóptero. Teve de ser serrada.

Flipper estava sedado e não reagiu quando foi retirado da água. Bateu, porém, com a cabeça na porta do tanque e sangrou um pouco. Mais de 20 pessoas trabalharam para retirá-lo. Numa maca, foi rapidamente transportado para o helicóptero e, às 12h42, já estava embarcado, junto com veterinários e biólogos da World Society for the Protection of Animals (WSPA).

Acostumado a comer nas mãos do tratador e a apresentar espetáculos para ganhar comida, Flipper terá de reaprender a comer peixe vivo, capturado por ele mesmo.

DE VOLTA ÀS ORIGENS - Flipper embarca no helicóptero: golfinho terá de reaprender a comer peixe vivo.
Foto: Itamar Miranda/Agência Estado, publicada com a matéria
 
São Vicente possui o único Oceanorium existente na América Latina
Situado em nossa divisa com a Cidade de Santos, junto a parque de diversões, o Oceanorium possui 4 golfinhos amestrados, Tony, Brigit, Suzi e Tojo, em tanque de água salgada, de 5 metros de altura e cuidadosamente filtrada e temperada, por três filtros.

O Oceanorium é de propriedade do Sr. Roland Mac Degret, que projeta acrescentar focas amestradas e lontras, em tanques especiais.

Espetáculo no Oceanório, com focas amestradas.

Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979.









O Oceanorium teve início em julho de 1967, e milhares de pessoas de todo o Brasil e do exterior já visitaram o local. O Oceanorium também ajuda as instituições de caridade, destinando uma parte de sua verba para o Hospital São José e o Lar de Assistência ao Menor (LAM).

Fonte..:: Novo Milênio

(fatos_históricos)

Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em São Vivente e Região


Planeta criança: Dez atitudes para ensinar o seu filho a cuidar do planeta - Parte 10

10. Ande mais a pé

Sempre que possível, deixe o carro em casa, principalmente quando o objetivo é fazer algo no próprio bairro. Vá de bicicleta ou caminhe de mãos dadas com o seu pequeno. Pode acreditar: ele vai adorar caminhar pela cidade e descobrir uma nova pracinha, uma árvore recheada de flores ou o latido dos cães. Vale o passeio!
 
 
Fonte texto..:: Bebê Abril
 
(planeta criança, recicle suas idéias)

Workshop Bens e Serviços Ambientais

Dia 9 de novembro de 2010 – 9:00h às 12:30 horas
Evento paralelo à XII Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade
Auditório do Horto Florestal - Expo Center Norte - São Paulo

Descrição
A XII FIMAI contará com um Workshop sobre Bens e Serviços Ambientais (BSA). Trata-se de tema que foi incluído na agenda ambiental já em 2001 pela Organização Mundial do Comércio (OMC), especificamente na Declaração de Doha, onde se celebrou o compromisso de avançar no processo de liberalização do comércio de “Bens e Serviços Ambientais”, reduzindo ou eliminando as barreiras tarifárias ou não tarifárias (inciso III, parágrafo 31).

Nesse sentido, o Workshop sobre BSA é uma iniciativa diante do desafio atual de promover a organização do setor produtivo de bens e serviços ambientais, afinando as políticas públicas com as demandas e necessidades das empresas, buscando ampliar sua participação no mercado nacional e global.

O mercado de Bens e Serviços Ambientais na América Latina, as Negociações Internacionais, a Política de Desenvolvimento Produtivo de Produção Sustentável, e um Estudo de Caso do estado do Espírito Santo serão assuntos abordados no Workshop.

Programação
Evento paralelo à XII Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade
Local: Auditório Horto Florestal – Expo Center Norte FIMAI XII, São Paulo
Data: 9 de novembro de 2010 9h

Abertura
Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
9h10: Bens e Serviços Ambientais - Estudo do estado do Espírito Santo
Tereza Romero
Instituto Ideias
9h40: Debates
10h: Negociações de Bens e Serviços Ambientais no Comércio Internacional
René Vossenaar
10h30: Debates
10h50: Rio +20 e o Mercado de Bens e Serviços Ambientais
Marianne Schaper
Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL)
11h20: Debates
11h40: Política de Desenvolvimento Produtivo de Produção Sustentável
Shigeo Shiki
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
12h10: Debates
12h30: Encerramento

Palestrantes
Tereza Romero
Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal do Ceará. Com experiência em empresas públicas e privadas na área de desenvolvimento sustentável local, e programas sócio ambientais. É fundadora e Diretora-Presidente do Instituto IDEIAS. Atua em parceria com o SEBRAE/ES e o IEMA na estruturação da Gestão dos Resíduos Sólidos no estado e do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis. É responsável pelo Programa de Eficiência Energética em comunidades de Baixa renda para a Escelsa Energias do Brasil. É responsável pela Gestão Social e Fundiária para 02 comunidades em Anchieta para a CSU/Vale. É responsável pelo Plano de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima no ES, que tem como objetivo promover o mercado de bens e serviços ambientais, no estado.

René Vossenaar
Trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) no período de 1971 a 1985, especificamente dois anos no Escritório da Argentina (Buenos Aires) e cinco anos no Escritório do Brasil (Brasília). Trabalhou na Conferencia das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) como chefe do Departamento de Comércio, Meio Ambiente e Desenvolvimento até a sua aposentadoria em março de 2005. Participou nos projetos de Bens e Serviços Ambientais desenvolvido no presente ano pelo Centro Internacional de Comércio e Desenvolvimento Sustentável (ICTSD) em Genebra, Suíça. Atualmente vive em Brasília.

Marianne Schaper
Economista formada pela Universidade de Genebra, Suíça; M.A. em Economia pela Internacional da Universidade de Boston, EUA. Estudos posteriores em Economia Ambiental realizados na Universidade de Harvard e no Banco Mundial; Especialização em Dinâmica de Sistemas da Universidade de Bergen, Noruega. Atualmente lidera o tema de economia verde na Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais nas Nações Unidas em Nova York, e previamente ocupou o cargo de Oficial Senior de Assuntos Econômicos na Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), onde centrou seu trabalho principalmente nos temas de economia ambiental, desenvolvimento sustentável, Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, PME (Pequenas e Médias Empresas) e em comercio internacional.

Shigeo Shiki
Gerente de Estudos de Economia e Diretor Substituto do Departamento de Economia e Meio Ambiente da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente desde 2003. Gestor do Comitê Executivo de Produção Sustentável, da Política de Desenvolvimento Produtivo, supervisionado pela ABDI. Leciona no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia - IE/UFU e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador do Grupo de Trabalho e proponente do projeto de lei do executivo “Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais”, de 18/06/2006. Pós-doutorado em Estudos de Sustentabilidade no Environmental Studies Dept., Universidade da California, e PhD em Economia pela University College London, da Universidade de Londres. Atuou como Pesquisador da Área de Socioeconomia do Instituto Agronômico do Paraná e Secretário Geral do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR. Possui diversas publicações na área de economia agrária e meio ambiente e orientações acadêmicas.

INSCRIÇÕES GRATUITAS
http://www.institutoideias.com.br/workshopbsa/workshop/Inscricoes.html

Apoio
SEBRAE, Pontes, CEPAL, XII FIMAI

Comissão Organizadora
Ideias, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Fonte..:: http://www.institutoideias.com.br/

(evento_programação)

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.