Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

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quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ponte Himalaia ou Ponte Tibetana




"Ponte Himalaia ou Ponte Tibetana". Baseia-se em dois cavaletes invertidos e montados em ambas as margens. A passagem é feita num cabo bastante grosso para os pés e dois mais finos para as mãos. Destaca-se a ancoragem feita por estacaria e um "torniquete espanhol" como esticador, para o cabo que serve de base. in "Nós & as Construções", pág. 37.


O PROCESSO DE FAVELIZAÇÃO (OU A "INDÚSTRIA" DA INVASÃO) - Caso Cubatão

Por..:: Wellington Borges

A ocupação territorial de Cubatão evidentemente está relacionada à industrialização e à migração de trabalhadores que por sua vez desencadeou um crescimento demográfico exacerbado. A falta de planejamento habitacional aliada à indisponibilidade de “terrenos firmes” para novas moradias e o estado de pobreza dos migrantes recém-chegados, empurra-os para a periferia e afetando em demasia a estrutura sócio-econômica do município.

A pouca terra disponível, os aluguéis caros, a inexistência de políticas de assentamentos ou falta de recursos para implantação das mesmas, expulsam os migrantes do “Centro” da cidade para se “refugiarem” em sub-moradias insalubres como cortiços e favelas.

Historicamente há dois momentos que deflagraram o surto migratório e a utilização de sub habitações. Primeiro, a construção da Via Anchieta, em meados de 1940, que deu a origem aos “bairros” Cota. Segundo, a implantação do pólo industrial que, em local inadequado, deu origem aos aglomerados habitacionais de baixa renda como a extinta Vila Parisi e o Jardim São Marcos (antigo Maracangalha) que resiste, até o momento, com a favela do Papelão a seus arredores.

Para se entender o processo de favelização gerado pelo fluxo migratório “atraído” pelo parque petroquímico de Cubatão deve-se observar alguns fatores sociais.

Constatou-se que a maioria dos trabalhadores arregimentados às construções das fábricas eram os de menor qualificação. Os migrantes assimilados na construção civil, em sua grande maioria, eram semi-analfabetos (analfabetismo funcional). Conforme estudos realizados pela USP, quando da implantação do Plano Diretor para Cubatão, há a citação de que os munícipes não reivindicavam seus direitos com mais veemência devido à baixa escolaridade. A somatória desses problemas, ou seja, ausência de planejamento urbano (como já foi dito, ou vontade política e/ou recursos para executá-las) e baixa instrução escolar, propiciaram o surgimento de várias áreas favelizadas com carências sociais gritantes. Estas podem ser identificadas através das consequências imediatas, tais como:

a) Consequências primárias: falta de creches, de postos de saúde e policial, de centros de convivências, de transporte, de praças esportivas, de saneamento básico. Tais fatores estão atrelados diretamente à má qualidade de vida;
b) Consequências secundárias: surgimento de uma população carente no sentido amplo. Há carência de opções de lazer, de princípios éticos e morais, de politização e mobilização social, de educação, ou seja, carência de cidadania;

c) Consequências terciárias: além da baixa qualidade de vida e do impacto ambiental gerado pela alta densidade demográfica, as sub-moradias colaboram também para o recrudescimento da violência, da dependência das drogas e dos crimes correlatos.

Infelizmente este quadro induz á banalização da vida, onde a garantia de emprego e bons salários atenderiam sobremaneira para a melhoria da qualidade devida, além de intervenções do poder público nessas áreas.

A partir da década de 1980, “a Década Perdida”, com a desaceleração da economia brasileira, o polo petroquímico de Cubatão responde à crise com a diminuição do índice produtivo e com baixíssimos investimentos em novas plantas industriais, resultando num saldo de milhares de desempregados. Há o agravamento dos problemas sociais descritos acima, pois a falta de emprego faz com que muitas famílias, não suportando o pagamento do aluguel, migrem para as favelas periféricas de Cubatão. Esse processo também é observado nos municípios de São Vicente e Guarujá.

As favelas, na maioria dos casos, ocupam terrenos públicos e de proteção ambiental como áreas de mangues e encostas. Muitas estão situadas em área de risco geológico, podendo ser soterradas durante um escorregamento de encosta, outras, devido à proximidade do polo industrial, podem sofrer problemas com vazamento de gases nocivos à saúde e, parte destas coloca em risco a potabilidade da água, pois se estabeleceram em área de mananciais fundamentais para o abastecimento da Baixada Santista.

O impacto ambiental gerado por uma favela é considerável. Começa pelo desmatamento que, consequentemente, assoreia os rios e, em muitas situações, o aterramento direto dos mangues. Lixo exposto e/ou jogados nos cursos d’águas contribuem para o surgimento de enfermidades. A falta de esgoto polui a água e, assim, proliferam as doenças gastrintestinais.

Além disso, existem ações imorais, oportunistas e eleitoreiras que imperam na questão do crescimento das favelas. É fato e de conhecimento de muitos, a invasão e a construção de novos barracos a margem das existentes, por “equipes bem treinadas” com habilidade suficiente para levantar um barraco em uma noite. Essas “novas moradias” são vendidas ou negociadas. A “Indústria da Invasão” é a própria exploração da miséria.

Fonte..:: Wellington Borges AQUI


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quarta-feira, 13 de julho de 2016

Matéria sobre Turismo Comunitário - Página A6 - Jornal a Tribuna 13/07/2016. "Turismo para a vida, roteiro de futuro" com Renato Marchesini

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Fonte..:: Impreso na Página A6 - Jornal a Tribuna, 13 de Julho de 2016. Tribuna On-line AQUI


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terça-feira, 12 de julho de 2016

NOTAS DO TURISMO PAULISTA: AMITUR: Bertioga para se curtir - Com R9 Turismo - 08 a 10 de julho de 2016




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Fonte..:: Notas do Turismo Paulista - Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico _ AMITur  - por e-mail e site (AQUI).


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Filme: 1492 - A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott


Tudo começa com a grande luta que o navegador Cristóvão Colombo teve que empreender para conseguir o apoio necessário para realizar sua viagem, sofrendo restrições por parte dos religiosos, enfrentando o desdém dos políticos e a indiferença dos comerciantes. Somente com o apoio de um banqueiro e da rainha Isabel da Espanha foi possível reverter sua perspectiva e permitir que ele viesse a escrever seu nome na eternidade.

O grande mérito do filme reside em nos colocar lado a lado com a trajetória de Cristóvão Colombo, acompanhando-o nas embarcações, sofrendo com ele os reveses de uma viagem longa e desgastante e triunfando com o desembarque em terras americanas em 1492. A sequência da chegada é deslumbrante, os homens se jogando ao chão, os passos de Colombo, as cores das bandeiras e os sons que acompanham esse momento permitem-nos entender como foi grandioso esse acontecimento. 

1492: Conquest of Paradise - Drama, França/Espanha/EUA/Inglaterra, 1992, 155 min - Direção: Ridley Scott


O filme inteiro, e dublado, encontra-se no YouTube:



Trechos do filme que requerem uma atenção especial:

Fé e ciência: um monge informa que a universidade de Salamanca cederá a Colombo uma audiência para que ele tente aprovar sua viagem para Oeste, em busca das Índias (que ficam a Leste). Nessa conversa, fica claro que, embora seja um homem de fé na Igreja Católica, suas convicções científicas diferem das afirmações defendidas pelos clérigos.

Negociação: Colombo procura convencer os intelectuais da universidade de Salamanca a aprovarem sua jornada rumo às Índias.

Financiamento: Colombo conhece uma pessoa que poderá conseguir uma audiência com a rainha Isabel, da Espanha, e viabilizar sua expedição. Neste trecho, é interessante observar o papel dos banqueiros no contexto das Grandes Navegações.

Colombo inicia a viagem: Colombo dá início a sua jornada, em direção ao ocidente, rumo ao extremo oriente, com a nau Santa Maria e as caravelas Pinta e Nina. Durante o trajeto, explica como utiliza as estrelas como guia. 

América: Colombo e sua frota avistam terra firme e entram em contato com um grupo de nativos. A partir desse recorte, observe como se dá a chegada dos europeus ao “Novo Mundo”.

Contato com os nativos: Colombo narra sua percepção do novo mundo com bastante otimismo, ao mesmo tempo em que percebe os perigos desse paraíso na Terra. Pouco tempo depois de sua chegada, consegue estabelecer contato com os nativos, sendo recebido com desconfiança por alguns deles, mas descobre que os nativos em grande parte são pacíficos.




segunda-feira, 11 de julho de 2016

Bizarro! Valores Muito Invertidos! Para ficar Chocado!


Estamos em um mundo muito subversivo. Com valores muito invertidos. Mas apesar disso temos que sonhar e lutar por um mundo melhor. E que estas imagens sirvam de alerta para nossa geração buscar evolução a cima de tudo espiritual e de comportamento.

Muita Luz Sempre....


SANTOS recebe Palco Móvel do EMCENA BRASIL

A Caravana do Emcena Brasil chega ao município de Santos com seu teatro móvel, um contêiner com uma grande tenda adaptada, nos dias 16 e 17  de julho de  2016. O projeto se instalará no PRAÇA ABÍLIO RODRIGUES PAZ ( PRAÇA DO BNH)  -  APARECIDA - SANTOS   e irá realizar durante dois dias oficinas, contação de histórias , apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, show de música, sessão de cinema e muitas outras atrações. A programação começa sempre a partir das 15h00 e vai até às 21h00.
Nos últimos sete anos, o Projeto Emcena Brasil já percorreu mais de 350 cidades em todo o País, atendendo a mais de um milhão e meio  de pessoas.   Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os presentes, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito. O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) pela Cia Abaréteatro, com o patrocínio da Comgás.
A Cia Abaréteatro vem capitaneando o projeto desde 2007 e traz na sua programação quatro  renomados grupos de teatro, mamulengos,  música e circo, que apresentarão os principais espetáculos do seu vasto repertório. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, tanto nos principais centros culturais do País, como participações importantes em Festivais de Teatro e Cultura no Brasil e no exterior, além de um excelente currículo com diversas premiações.
Ao todo serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, aliado à tecnologia de luz e som, proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento em um evento único, que valoriza a cultura popular, o artista nacional e garante boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.
“Estes últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul de País estão sendo muito gratificantes, tanto pela troca de experiências como também pela absorção de conhecimento das tradições e da rica cultura de cada localidade. Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura para onde a população está localizada. O mais importante é que estamos consolidando um verdadeiro projeto de confraternização e reencontro do povo com sua própria cultura. Temos notado que crianças, adolescentes e adultos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de gestos de carinho ao reviver a criança que existe dentro de cada um. E sempre ao final, agradecidos,  retribuem aplaudindo entusiasticamente todos os eventos ”, conclui Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto.
Confira abaixo os detalhes da programação:
1º DIA –  SÁBADO

15h
Contação de Histórias –  BRASILEIRICES - Cia  Anima Lenda
Oficina  de Canto e Encanto

17h
Teatro para crianças –  FAZ DE CONTA QUE TEM...HISTÓRIA – Cia  Abareteatro

19h
Sessão de Cinema -  CINE CURTA BRASIL

20h
Espetáculo de Mamulengo – A  FOLIA NO TERREIRO DO SEU MANÉ PACARU  - Mamulengo da Folia

21h
Espetáculo para Adultos  -  A VILLA DUS BISURDO  - Cia Abaréteatro 


 DIA – DOMINGO

15h
Contação de histórias – UMA HISTÓRIA BELA DO GATO  E DA PANELA  -  Cia Mão Livre
Oficina de Dobraduras

17h
Teatro para crianças – BOI VIRAMUNDO   -  Cia Abaréteatro

19h
Convidado local –    JUNINA TIA VALDELICE

20h
Espetáculo Circense -   A MAGIA DO CIRCO  - Los Circo Los 


Serviço:  EMCENA BRASIL – UM SHOW DE CULTURA PERTINHO DE VOCÊ
Local:    PRAÇA ABÍLIO RODRIGUES PAZ   - ( PRAÇA DO BNH ) – APARECIDA  – SANTOS
Dias:  16 e 17  de Julho
Horário: 15 às 21h
Entrada: GRATUITA
Classificação: LIVRE

Informações para imprensa

Fonte..:: ASSESSORIA EMCENA BRASIL

Luciana Marques ( lucianamarques@abareteatro.com.br ) / ( 13 ) 99788 6827   ( 13 ) 3426 3717 



Cortume Cardamone - São Vicente SP

ANUNCIO HISTÓRICO (1956) - Demonstrando a grande importância que era o Cortume Cardamone & Cia. existente por muitos e muitos anos no bairro do Japuí e onde ainda resta o prédio principal deste empreendimento que juntamente com o Matadouro, existente na Zona Noroeste de Santos, eram parte do complexo ligado ao gado e á produção rural tão importante á época. Observação detalhada nos faz notar que o telefone era o numero 76 e a linguagem á época identificava como "Industriaes de Couro"....para se guardar.....

Fonte..:: Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (AQUI) / Polianteia Vicentina, 1982.




Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em São Vicente e Região

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

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Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.