Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

História dos índios no Brasil

Por..:: Manuela Carneiro da Cunha e Francisco M. Salzano


(publicação_consulta)

Fica limitado o número de visitantes à Cachoeira do Paraíso - Estação Ecológica Juréia-Itatins

Fundação Florestal do Estado de São Paulo cumpre decisão judicial e adequa visitação à cachoeira como instrumento de Educação Ambiental

A Fundação Florestal – FF, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo responsável pela gestão de Unidades de Conservação, estabeleceu uma série de regras para a visitação à Cachoeira do Paraíso, na Estação Ecológica de Jureia-Itatins, no município de Iguape (SP). A queda d´água, um dos principais atrativos da unidade, poderá receber, no máximo, 270 pessoas por dia a partir de 16 de dezembro de 2010.

A Portaria Normativa FF N° 144/2010 da Fundação Florestal estabelece um plano emergencial de uso público para a cachoeira. O documento, publicado na edição de 1° de dezembro de 2010 do Diário Oficial, foi elaborado para cumprir o Acórdão 03200352 do Tribunal de Justiça (TJ/SP), de 16 de setembro de 2010, que determina a proibição do uso para lazer do local.

Com a Portaria Normativa, a Fundação Florestal adequa o uso público da cachoeira como instrumento de educação ambiental. O acesso ao local só será permitido por meio de visitação programada e monitorada, sendo 180 o número máximo de visitantes independentes (sem necessidade de agendamento prévio, mas recomendado) e 90 para grupos organizados (agendamento prévio obrigatório).

As atividades de educação ambiental serão desenvolvidas entre o estacionamento do Centro de Visitantes e a primeira queda d´água antes do chamado “tobogã”.

A área para banho fica restrita à piscina natural, não sendo permitido o acesso às áreas superiores da cachoeira.

Monitores estão treinados e capacitados para receber as pessoas e fornecer informações e palestras sobre a importância da proteção da biodiversidade, da cachoeira e da Estação Ecológica - um dos últimos locais com Mata Atlântica pouco alterada do litoral brasileiro. Além disso, as visitas guiadas com atividades lúdicas e recreativas envolvendo ações de interpretação e educação ambiental estão preparadas por serem uma forma de aproximação das pessoas da natureza.

Para cada conjunto de, no máximo,15 pessoas – seja de visitantes independentes ou de grupos organizados, como instituições de ensino e agências particulares que desenvolvam atividades educativas na área de meio ambiente – haverá um monitor acompanhando.

Sobre a Estação Ecológica
A Estação Ecológica de Jureia-Itatins foi criada pelo Decreto Estadual n° 24.646 de 1986 e teve sua área atual de 79.270 hectares definida pela Lei Estadual n° 5.649 de 1987, abrangendo partes dos municípios de Itariri, Miracatu, Iguape e Peruíbe. Ela foi instituída em uma época em que o setor imobiliário e empresas (entre elas a NUCLEBRAS, que desejava implantar usinas nucleares) disputavam a terra.

Atualmente, a Estação Ecológica é responsável pela conservação de ambientes de Mata Atlântica (floresta ombrófila densa, restinga e manguezal) que foram pouco alterados pelo homem e que servem como refúgio para algumas espécies que costumavam habitar grande parte do litoral brasileiro. Entre os animais mais representativos estão a onça-pintada, a jaguatirica, o macaco mono-carvoeiro, o marsupial cuíca-d’água-tigrada e aves como o tucano-de-bico-verde e a araponga.

O território é banhado por rios que são formados nas serras e morros da estação e que dominam grande parte da planície costeira. As principais bacias formadas são a do Rio Verde, do Una do Prelado e do Guaraú. Quanto às praias, a maioria se apresenta abrigada entre formações rochosas, enquanto outras ocupam longas extensões e possuem areias finas.

Por se tratar de uma Estação Ecológica (categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral), a visitação tem de ser realizada com objetivo de educação ambiental ou para a realização de pesquisa científica.

Fonte..:: SMA

Para saber mais..:: AQUI no Blog Caiçara

(turismo, ecoturismo)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Foto Antiga - Alto do Morro da Ilha Porchat - São Vicente (SP)

Lado esquerdo Praia dos Milionários e a esquerda Praia do Itararé.

Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em São Vicente e Região


Miss Universo 2011 será no Brasil

Será a primeira vez nos 60 anos que o evento será realizado no Brasil.

O concurso Miss Universo 2011 será realizado no Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, e por Donald J. Trump em Nova York. O evento acontece em São Paulo no dia 12 de setembro.

Além de transmitir o Miss Universo para cerca de 200 países, a Band será responsável pela organização do evento. Será a primeira vez nos 60 anos que o evento será realizado no Brasil e será a vez da mexicana Ximena Navarrete, Miss Universo 2010, coroará sua sucessora.

O Brasil já levou duas vezes o título de Miss Universo. O primeiro foi em 1963 com Ieda Maria Vargas, e o segundo foi em 1968, com Martha Vasconcellos. Os países que mais conquistaram títulos de Miss Universo foram os Estados Unidos, com sete vitórias, a Venezuela, com seis, e Porto Rico, com cinco.

Fonte..:: Yahoo

(evento_programação)

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.