Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Praia Grande (SP) recebe o prêmio Cidade Amiga da Bicicleta

Homenagem será realizada na quinta-feira (2), às 17 horas, em Sorocaba

Na quinta-feira (2), às 17 horas, o Prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos receberá o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue à Cidade por estar entre os cinco municípios do País com maiores investimentos em infraestrutura cicloviária nos últimos três anos. O prêmio, concedido pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, será entregue durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

Além da homenagem, na sexta-feira (3), representantes da Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) participarão de uma mesa de debates com o tema “A importância cicloviária na mudança do comportamento dos ciclistas na via pública”. Na oportunidade, a Prefeitura apresentará trabalhos desenvolvidos na Cidade nos últimos três anos como campanhas de educação de trânsito, ciclovias disponíveis e projetos de novas estruturas para ciclistas.

Segundo o secretário da Setransp, Eduardo Rodrigues Xavier, o prêmio marca o reconhecimento da União de Ciclistas do Brasil aos investimentos da Cidade. “Atualmente, Praia Grande possui mais de 70 quilômetros de ciclovias e os investimentos não param. Já está em andamento a segunda etapa da reurbanização da Avenida Presidente Kennedy, que inclui área destinada aos ciclistas”, explicou.

Dados - Com 72,2 quilômetros construídos e 29,8 quilômetros projetados, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, no município, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.

Desde que a Cidade começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 182 no ano passado. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.


Opinião ..:: Acreditamos que receber o título de Cidade Amiga da Bicicleta é um grande avanço, porém não são necessárias somente ciclovias, mas também estacionamentos para as bikes, o que é bastante difícil em todas as cidades da Baixada Santista. Será que se formos de bicicleta a algum órgão público da cidade de Praia Grande temos onde estacionar? Será que a Prefeitura faz campanhas entre os estabelecimentos privados / empresários a criarem estacionamentos em seus empreendimentos? Fica aí nossa ideia para que não só Praia Grande, mas todas as cidades da Baixada Santista possam melhorar sua infra-estrutura cicloviária, contando também com estacionamentos para as mesmas! E rumo ao título de Cidade 100% Amiga da Bicicleta!

(recicle suas idéias)

Mostra Nacional de Fanzines será realizada na Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos (SP)

Para marcar os 18 anos de atividade, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes promove a 4ª Mostra Nacional de Fanzines, de sábado (4) até dia 12. A cerimônia de abertura será na Pinacoteca Benedicto Calixto, às 18h, com lançamento do catálogo 2010, exposição de fanzines e publicações de histórias em quadrinhos e debates com importantes nomes de HQ.

A programação prevê ainda apresentação do grupo Carobamdé, com trilha sonora de desenhos animados, e Cine HQ, que exibe filmes de animação, com destaque para Persépolis, Renaissance e Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock´n Roll.

Entre os convidados estão a pesquisadora Sonia Luyten, o jornalista do site Uol Paulo Ramos, o professor Gazy Andraus, os quadrinistas Eder Messias, Douglas Utescher e Leandro Altafin, entre outros. A mostra tem o objetivo de discutir os espaços e alternativas de difusão dos trabalhos de fanzine e HQ, estimulando a produção e o surgimento de novos autores.

O evento é uma realização da prefeitura, por intermédio da Secult (Secretaria da Cultura), em parceria com a Associação Amigos da Cultura.

Apoio..:: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Miss (Museu da Imagem e do Som de Santos), Universo HQ, ZAP!HQ e Animelan.

A Pinacoteca fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15.

A Gibiteca está instalada no Posto 5 (praia do Boqueirão) e funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 9h às 14h.

Mais Informações..:: (13) 3288-1300


(evento_programação)

Cruzeiros Marítimos: Princesa Fiona batiza o Allure of the Seas da Royal Caribbean

A Royal Caribbean inovou e escolheu um personagem animado como madrinha de seu mais novo navio, o Allure of the Seas. A Princesa Fiona, dos desenhos Shrek, deu o start no navio com um de seus golpes de caratê. A champanhe do batismo tinha rótulo criado pelo artista brasileiro Romero Britto, que tem uma galeria no navio. Estavam presentes o CEO Adam Goldstein, da Royal, e o chairman da holding, Richard Fain.

PRNewsFoto/Royal Caribbean International

O Allure é o maior navio do mundo, ao lado do Oasis of the Seas, com 225 mil toneladas, 2,7 mil cabines e capacidade para cerca de oito mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Entre seus diferenciais está a parceria com a Dreamworks, que produziu Shrek e desenhos como Kung Fu Panda e Como Treinar Seu Dragão. Há dois shows a bordo com os personagens, além de café da manhã com eles e uma parada pela Royal Promenade. Alguns desses items serão integrados à rotina do Oasis, Freedom e Liberty of the Seas.

Fonte..:: Panrotas

Para Ofertas Cruzeiros clique aqui Planeta Cruzeiros


(transportes, hotelaria, turismo)

Agrobiodiversidade e Turismo Sustentável serão atrações na Expovale 2010 - Shows Expovale 2010

Durante a XXII Expovale, a maior feira de exposição do Vale do Ribeira que reúne um público de 60 mil pessoas, o Escritório do Sebrae-SP promove com parceiros o Encontro de Agrobiodiversidade no Vale do Ribeira e o 1º Encontro de Turismo Sustentável do Vale do Ribeira, dois temas diretamente relacionados ao desenvolvimento da região.

O 1º Encontro de Turismo Sustentável do Vale do Ribeira será no dia 3 de dezembro, das 9 às 19 horas, no Recinto de Eventos da Expovale, em Registro (Rodovia Regis Bittencourt, Km 449). O Encontro de Agrobiodiversidade ocorrerá no dia seguinte (4), no mesmo horário e local.

Encontro de Agrobiodiversidade
O Uso da Biodiversidade e a Agricultura Sustentável são o ponto central deste encontro, onde serão disseminadas informações sobre formas de produção sustentável para geração de renda. A proposta é discutir e trocar experiências de sucesso no uso sustentável da biodiversidade, fortalecer e divulgar as ações do Sebrae-SP, bem como as cadeias produtivas da agrobiodiversidade, uma forte tendência e diferencial competitivo da região.

O Vale do Ribeira abriga 40% do remanescente da Mata Atlântica, uma das áreas prioritárias para conservação deste bioma. Na região mais de 90% do Produto Interno Bruto depende das atividades agropecuárias. A maioria das propriedades rurais é de pequenos produtores, com reservas legais acima do mínimo exigido por lei e baixo grau de tecnificação.

1º Encontro de Turismo Sustentável
A proposta é discutir estudos e levantamentos sobre o tema e sensibilizar gestores públicos, empresários e entidades ligadas ao setor de forma a incentivar ações planejadas e integradas que garantam a visibilidade da região com seus potenciais atrativos e produtos turísticos, gerando desenvolvimento e renda, bem como inserir o Vale no roteiro turístico brasileiro e mundial.

Considerando o cenário que se configura com a realização da Copa Mundial de Futebol em 2014 e a posição geográfica estratégica e privilegiada do Vale do Ribeira frente a este evento mundial, a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nacional de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Vale do Ribeira (CTTur) entende ser esta uma grande oportunidade para discutir e trabalhar melhor a cadeia produtiva do turismo no Vale do Ribeira.

Shows
Este ano, o evento contará com novidades na infraestrutura e shows de variados estilos musicais para agradar a todos os públicos: gospel, pagode, rock e sertanejo estão na programação. Nando Reis, Inimigos da HP e Luan Santana são os destaques do Expovale.

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, os segmentos produtivos da região terão espaço garantido na Expovale. Além da agricultura familiar e das plantas ornamentais, o setor de pequenos animais terá exposições. Apenas as associações de criadores de bovino e bubalino ainda não confirmaram participação na feira.

Fonte..:: TV Tribuna

(evento_programação)

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.