Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

terça-feira, 19 de abril de 2016

História e Curiosidades da Ilha Porchat em São Vicente SP

Um dos principais cartões postais da Região conta com belezas naturais e opções de lazer


Localizada na altura da Praia dos Milionários, a Ilha Porchat é considerada um dos pontos turísticos mais belos não apenas de São Vicente, mas de toda Baixada Santista. Além das belezas naturais, a Ilha abriga diversas opções de lazer. Logo em sua entrada há o Ilha Porchat Clube, tradicional clube vicentino, que também realiza eventos e shows há mais de quatro décadas. Um pouco mais à frente da Ilha encontram-se casas noturnas, como o Juá e a The Club, além do Restaurante Terraço, que oferece requintada gastronomia há mais de 40 anos. Um pouco mais acima da Ilha, a cereja do bolo: o Monumento dos 500 anos do Brasil, também conhecido como Mirante. Com uma vista aérea privilegiada, a plataforma, projetada pelo mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer, tem um design que chama atenção por sua beleza e linhas arrojadas. O mirante aponta uma linha imaginária direto para uma das principais obras de Niemeyer, o Congresso Nacional, em Brasília.

HISTÓRIA E CURIOSIDADES 

A Ilha Porchat já era conhecida pelos navegantes e aventureiros que percorriam o litoral brasileiro, antes mesmo da chegada de Martim Afonso. O local era uma autêntica ilha florestal, cuja densa mata escondia as sentinelas avançadas de olho na amplidão do oceano, tentando vislumbrar barcos piratas. Devido à sua posição estratégica, na entrada da Baía, a ilha constituía-se num marco geográfico que identificava a entrada da vila fundada por Martim Afonso. Assim é que, no início da colonização, denominava-se Ilha do Mudde, deturpada com o correr do tempo para Ilha do Mudo. Na opinião do historiador Francisco Martins dos Santos, o vocábulo árabe mudd significa “modelo, exemplo, padrão, referência”.

Há versões de que o local foi adquirido por um português sem o dom da palavra, motivo pelo qual passou a chamar-se Ilha do Mudo. Em meados de 1800, foi negociada para a conceituada família Porchat, que lhe passou o sobrenome. No final de 1870, o local começou a abrigar os primeiros pescadores, caiçaras e até escravos e com o passar dos anos a ocupação imobiliária desordenada alterou profundamente esse cartão postal da Baixada Santista. Edifícios, boates e restaurantes foram construídos em meio a casarões famosos que já abrigaram presidentes, príncipes e governadores. É o caso da famosa Mansão da Ilha, terceira casa construída no local em 1964, pelo construtor Clineu César da Rocha. A primeira propriedade construída foi o Cassino da Ilha Porchat. Local esse que, em 1967, daria lugar ao tradicional Ilha Porchat Clube. Na Ilha ainda funcionaram duas famosas discotecas, a Pirata e a Blitz, que fizeram muito sucesso nos anos 80 e 90.

Fonte..:: Jornal Vicentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..