Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os Oceanos e os Ecossistemas Costeiros

Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e têm uma importância fundamental  na regulação climática do planeta. Além disso, são considerados uma das principais fontes de proteína alimentar e um dos ambientes onde se encontra a maior taxa de biodiversidade.



Com 7.416 km de costa, o Brasil tem o segundo maior litoral da América Latina. E é no litoral que se concentra cerca de 2/3 da população brasileira, distribuída nos centros urbanos ao longo da Costa. Demonstrando a importância dessa área tanto em termos de proteção ambiental como bem estar humano.

A Zona Marinha tem início na região costeira e compreende a plataforma continental marinha e a Zona Econômica Exclusiva – ZEE (até 200 milhas náuticas da costa). Grande parte desta extensão mantém forte entrelace e expressiva sobreposição territorial com o Bioma Mata Atlântica que na sua amplitude abrange 17 estados, sendo 14 ao longo da costa brasileira.

As Zonas Costeira e Marinha são caracterizadas pela transição ecológica entre ecossistemas terrestres e marinhos, como manguezais, campos de dunas e falésias, baías e estuários, recifes e corais, praias e costões e planícies intermarés. Ou seja, o Mar, a Costa e a Mata se comunicam e se relacionam. A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam grandes “berçários” naturais. Por exemplo, muitas espécies que vivem no mar na idade adulta, nascem e passam as primeiras fases da vida em manguezais e estuários, como o Mero.


Além disso, as matas costeiras, como manguezais e marismas, oferecem abrigo para espécies e proteção à zona costeira, evitando erosão, assoreamento e aumentando a resiliência para os impactos do aquecimento global. Assim, os ecossistemas costeiros encontram-se resguardados pela Constituição Federal brasileira quando a Zona Costeira é declarada em 1988, tal como a Mata Atlântica, como Patrimônio Nacional. A Fundação SOS Mata Atlântica estimula o conhecimento e a proteção dessas áreas através dos Fundos e Iniciativas do Programa Costa Atlântica.

Muitos impactos que atingem nossos oceanos vêm da terra. Cerca de 80% da poluição que encontramos no mar é de origem terrestre, como a presença de plásticos no mar e descarga de efluentes domésticos e industriais.  O aumento das atividades econômicas potencialmente impactantes (e.g. pesca industrial e extração de petróleo), a atual política para expansão no consumo de pescado, o aquecimento do mar e a degradação da qualidade da água em áreas costeiras tornam urgentes esforços para conservação da biodiversidade marinha no Brasil. Apesar dos avanços da última década, até o momento menos de 1% da costa brasileira encontra-se sobre regime de proteção.

A Fundação SOS Mata Atlântica, realizou como parte das atividades da Aliança para a Conservação Marinha um trabalho para a definição de áreas chaves para a preservação da biodiversidade – KBAs (do inglês “Key Biodiversity Areas”) visando uma atuação mais estratégica para a criação de áreas marinhas protegidas. O atraso na utilização de KBAs no meio marinho se deve principalmente a indisponibilidade de informações sobre os níveis de ameaça de extinção das espécies. A abordagem de KBAs tem como objetivo principal evitar o desaparecimento de espécies, com prioridade para as espécies que apresentam maior nível de ameaça.


O bem estar humano depende da conservação do ambiente onde vivemos e é preciso ter consciência da importância da conservação dos ambientes costeiros e marinhos. Necessitamos rever nossos valores em relação ao mar e à todas as criaturas que ali vivem para que sejam con­servados da melhor forma possível. É essencial espalhar conhecimento so­bre a relevância desses ambientes para toda a população. Esperamos que, assim, passemos a conservar a zona costeira de maneira consciente e eficiente.

Fonte..:: SOS Mata Atlântica

(papo de biologia)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.