Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Foto Antiga Casarão Branco 1923 - Foto Antiga Casario da Pinacoteca de Santos + Histórico

 Casarão Branco (direita) - Hoje Picoteca Benedicto Calixto
Reparem que não existia avenida, jardim de orla - era Pé na Areia

O chamado Casarão Branco, sede da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, construído no inicio do século, é um dos mais significativos conjuntos arquitetônicos da cidade de Santos. 

Localizado na orla da praia e cercado por edifícios residenciais, simboliza um registro vivo de um período da história santista e marco da memória do litoral paulista. 

Construído pelo alemão C. A. Dick para residência, o imóvel teve como proprietários Francisco da Costa Pires, depois o Asilo de Inválidos e novamente, em 1921, a família Pires, que executou ampla e requintada reforma no casarão, dando-lhe as características atualmente preservadas. 

Em 1936, a Companhia Sul América de Capitalização adquire o imóvel, sendo vendido posteriormente para Antonio Canero. Na década de 70, os herdeiros, em razão da grande valorização da região, resolvem se desfazer da propriedade, que provavelmente seria demolida para a construção de um novo edifício. 

Para evitar a perda de significativo patrimônio histórico, a Prefeitura Municipal, em 1979, declara-o de utilidade pública para fins de desapropriação. Discordâncias em relação ao valor da desapropriação fazem com que os proprietários abandonem o imóvel e permitam que seja transformado em um cortiço e praticamente destruído. 

Um crescente movimento pela recuperação do imóvel provoca uma ação mais enérgica da Prefeitura Municipal e a partir de 1986 iniciam-se as reformas e restauros, permitindo que em 1992 a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto ali se instalasse definitivamente. Na oportunidade vale ressaltar, o papel desempenhado pelo Prefeito Municipal Oswaldo Justo (1984/1988), que efetuou o pagamento do imóvel aos herdeiros, propiciou os meios para a criação da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto e a ela entregou o imóvel, além de iniciar as obras de restauração e reformas. 

E também deve-se apontar o trabalho desenvolvido pelo empresário Darcy Barros, primeiro Presidente da Fundação, que mercê de seu dinamismo e força de vontade, encaminhou os primeiros passos da Fundação, captando recursos e materiais, dando-lhe a forma, principios e objetivos, que norteiam até hoje a referida entidade. 

Para saber mais..:: Novo Milênio

(fotos_antigas,  fatos_históricos)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..