Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Inseto ESPERANÇA

Características - produzem som, e são ouvidas geralmente à noite. O som produzido pelas esperanças difere da dos grilos, pois parece um som estridente e não musical. Já o canto dos grilos é musical. Possuem antenas longas e as fêmeas possuem o ovipositor longo e semelhante a uma espada. Saltador de longas distâncias. Antenas mais longas que o corpo. Coloração, normalmente, verde. Possuem um par de asas inferiores fortes e que lhe permitem voar por quilômetros. Aparelho bucal mastigador, asas anteriores em tegmina e patas posteriores saltatórias.

Habitat - zonas rurais e urbanas, em áreas abertas ou em matas.

Ocorrência - em todo o Brasil

Hábitos - noturnos. Imitam folhas secas. A simulação chega a um grau de perfeição que as "folhas" contêm lesões e recortes nas bordas, como uma folha de verdade que foi roída ou atacada por fungos. Em certas esperanças, a imitação de folha é apenas a primeira defesa. Quando descobertas, elas abrem as asas e assustam o predador com um clarão de cores.

Alimentação - fitófagos (mastigadores), diversas espécies de plantas. Durante todo o verão, as esperanças comem e crescem.

Reprodução - a vida adulta da esperança só dura um verão. Quando chega o inverno, ela morre por causa do frio. Mas no fim do outono, antes de morrer, a fêmea põe ovos na terra, e estes conseguem sobreviver no frio do inverno. Na primavera, os filhotes da esperança, ou ninfas, emergem dos ovos.

Predadores naturais - pássaros, aves, primatas, lagartos, anfíbios.

Ameaças - destruição do habitat e agrotóxicos.

Fonte ..:: VivaTerra

(papo de biologia)



Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite agora mesmo esse inseto está na minha cozinha na direção da janela parece uma folha verde eu deixar está na janela mais vou deixar aqui e amanhã tiro esse inseto eu amo a natureza tbm não sabia e mordia

      Excluir
    2. Boa noite agora mesmo esse inseto está na minha cozinha na direção da janela parece uma folha verde vou deixar aqui na janela mais vou deixar aqui e amanhã tiro esse inseto eu amo a natureza tbm não sabia e mordia

      Excluir
  2. Achei uma esperança filhote sem a para traseira. Pensei que fosse morrer e coloquei em uma filha longe de outros insetos. Ela comeu a folha e está em um pote de vidro com terra, água e ventilação. E agora?

    ResponderExcluir
  3. Bacana que encontrou uma folha que a Esperança, se alimentou. Tem que verificar ser ela possui possibilidade de voltar a natureza. O bom seria a colocar nesta vegetação que já sabe que ela se alimenta.

    ResponderExcluir
  4. Agorinha alimentei uma cm arroz, estava jantando.

    ResponderExcluir
  5. encontrei uma que perdeu uma das pernas, elas tem o poder de se regenerar ou vai morrer assim, esta muito fraca, mal consegue andar, estou c muita pena dela, o que posso fazer pra ajudar ?

    ResponderExcluir
  6. Encontrei uma ja anoite dentro de casa e ela é adulta e ta bem saudável então deixei ela posar essa noite dentro de casa mas nao sei com q eu alimento ela nao sei oque ela com?
    E eu posso dar abrigo pra ela so essa noite neh

    ResponderExcluir
  7. Mano, eu fui mordido por uma essa noite, doeu pra caramba... pensei que fosse qualquer outro bicho, mas, quando procurei ao redor só tinha ela... Vocês não tão entendendo a dor, chegou a sair um pouco de sangue, não a matei antes por dó e pela superstição, mas depois da mordida tive que acabar com ela. Só de lembrar da dor arrepio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha sido mordido por uma, sempre achei que fossem dóceis, mas esta noite fui tirar uma de casa e senti uma pinçada no dedo. Super estranho!

      Excluir
  8. tem uma na parede da minha sala agora mesmo,ela ta por aqui ja a pelomenos 3 dias,oque faço p/ tirala? tenho medo de insetos o.o

    ResponderExcluir
  9. ela nn faz barulho algum,mas sei q ta viva por q de noite ela tava em um lugar,e agr em outro,distancia minuscula de diferença,mas consideravel.

    ResponderExcluir
  10. Tem uma esperança na minha cozinha, tenho medo de ir lá! Já faz 4 dias que ela está lá e estou com medo de ser machucada por ela... Quando estamos longe dela, a esperança vem atacar?

    ResponderExcluir
  11. tenho medo pra cara@#% desse bicho, mas sei que quando aparece, vem coisa boa para nós. Acordei agora e vi que tem uma no meu ventilador kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Eu to com uma a 3 dias to cuidando dela deixando bem a vontade dei a te o nome de spirit rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc deu pra ela comer e quanto tempo ela ficou com vc?

      Excluir
    2. Eu não sabia que mordia não. Volta e meia aparece alguma aqui em casa pq moro perto de mata... Agora mesmo tem duas aqui em casa. Uma está no meu quarto. Minha filha morre de medo....

      Excluir
  13. Bom dia. Uma esperança ficou aqui em casa 14 dias e eu estava dando banana e ela estava comendo muito bem, mas hoje ela não quis comer, então botei ela numa caixa e deixei numa praça aqui pertinho de casa em cima de um grande jardim. Estou muito emocionada porque me apaguei a ela com muito amor, mas sei que ela não poderia ficar mais aqui. Fiz o certo?

    ResponderExcluir
  14. Tenho medo de insetos teve uma dessa aí mesmo q entrou aqui em casa faz 2 dias meus 2 filhos pequenos tbm ficam com medo de andar pela casa por causa dela, tentei tira la mais não conseguir acabei matando com medo 😢 😢

    ResponderExcluir
  15. Como fasso para cuidar de uma
    E procriar

    ResponderExcluir
  16. Quando a esperança aparece viva na sua casa e do nada morre, significa algo?

    ResponderExcluir
  17. Olha, aqui em casa sempre aparece, essa noite apareceu duas eu enchi de terra e folhas e coloquei elas dentro estou colocando bananas pra ela comer

    ResponderExcluir
  18. Estou cuidando de uma tem 3 meses, ela come vários tipos de fruta e ama semente de quiabo, ela come na minha mão é super dócil e nunca me mordeu, fiz uma espécie de terrário com algumas plantas dentro as vezes solto ela e deixo ela tomar um sol na tela que tenho na janela. Acabei ficando com ela pois achei no inverno e eu tinha lido que ela morre no inverno por causa do frio então quis proteger ela e deu certo. Virou nosso bichinho de estimação.

    ResponderExcluir
  19. A esperança dorme em algum momento?
    Ela está quieta, mas em algum momento apresenta pequeno movimento

    ResponderExcluir
  20. Entrou uma esperança em minha casa e após alguns vôos foi passear na cozinha e acabou dormindo por lá. Pela manhã ela ainda estava lá. Peguei com um pano e coloquei na mesa da varanda para ela ir, mas ficou o dia todo e agora ainda está lá. Ficou mansa e não se mostra assustada comigo e eu estou perdendo o medo dela kkk como posso cuidar dela?

    ResponderExcluir
  21. Oioi, encontrei uma esperança com as patas quebradas sendo comida por formigas... Levei até um aquário onde coloquei comida e água... Porém hoje ela já amanheceu morta, deixando + de 10 ovos no aquário... Como eu procedo ?

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.