Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cantando as Culturas Indígenas - Bom Dia e Boa Semana a Todos!!!!!!


clique no play para escutar

Descrição
Nasce da alquimia do encontro de professores indígenas de sete nações: Kariri-Xocó, Xucuru-Kariri, Pankararu, Truká, Tumbalalá, Tupinambá e Pataxó-Hãhãhãe, que junto aos facilitadores da ONG Thydêwá, partilham aqui a síntese de suas experiências.

Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através de seu programa Transformando com Arte, nos aventuramos a esboçar este kit didático, composto por um livro e um Cd, que visa enriquecer a Educação Escolar Diferenciada e fortalecer as Culturas Indígenas.

"O Professor ou a Professora da Educação Escolar Indígena é aquele(a) que aprende, que mostra e que lembra. Existimos hoje graças aos nossos ancestrais, logo, devemos cantar para a tradição continuar. Os jesuítas, o poder do Clero, da Monarquia, das Forças Armadas, dos Governos, entre outros, tiraram a cultura indígena do Nordeste, através da imposição de leis e educação, agora através da Nossa Educação, nós vamos resgatá- la. Nós somos os construtores e construtoras da educação que queremos para nossos descendentes. Devemos cantar e gravar para que os jovens ouçam. É cantando que se aprende a viver!"

Nhenety Kariri-Xocó

(recicle suas idéias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.