Por Fernanda Borges
A vacinação antirrábica para cães e gatos estava prevista para ser iniciada em todo o país no mês de julho, mas houve atraso no cronograma para alguns Estados. Segundo informações do Ministério da Saúde, as vacinas passam por testes mais apurados para evitar reações – como as registradas em 2010, quando alguns animais chegaram a morrer – e por isso houve uma demora maior do que a prevista inicialmente.
Segundo a pasta, as vacinas deveriam ter sido entregues para os Estados em maio passado, mas com a realização dos testes – feitos pelo laboratório Tecpar – apenas os Estados que registram casos de raiva receberam as doses, que foram importadas. No total, cerca de 10 milhões de vacinas foram adquiridas de um laboratório no exterior.
Até agora, onze Estados que registram casos da doença nos últimos três anos já receberam as vacinas e realizam as imunizações. São eles: Maranhão, Ceará, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul.
Nos demais Estados, segundo o ministério, as doses devem começar a ser entregues no mês de agosto e as campanhas devem ocorrer até o final deste ano. Em São Paulo, por exemplo, não há registros de casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997. E, em 1998, também foi registrado o último caso de transmissão de cão para cão. Sendo assim, segundo a pasta, não há urgência de realização da campanha.
O ministério informou ainda que, caso haja um eventual registro em um local que ainda não recebeu a vacina, existem estoques estratégicos (com até 1 milhão de doses) que serão usados para o bloqueio. A pasta garantiu que todo o país receberá a campanha antirrábica até o fim do ano e que 31,9 milhões de doses devem ser aplicadas.
A raiva é uma doença contagiosa, transmitida pelo contato, de caráter agudo, ou seja, quando os sintomas aparecem são de forte intensidade e podem levar a morte. É causada pelo Rhabdovirus, que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado. Além da transmissão entre cães, gatos e até morcegos, a raiva também pode afetar os seres humanos.
Então, fique de olho nas datas da sua cidade e não deixe de imunizar o seu companheiro, pois essa é a única maneira de prevenção. Desta forma, tanto o pet quanto sua família estarão seguros e podem aproveitar o melhor desta amizade.
Fonte..:: Band Animal
(planeta animal)
Na semana passada, no site da Prefeitura da Praia Grande, li uma matéria sobre a campanha de vacinação anti-rabica 2011 onde havia as datas, locais e horários, mas realmente, parecem que foram suspensas, porque hoje fui no Ginásio do Samambaia, que estava na matéria prevista para dia 26 e ninguém sabia de nada. Infelizmente!
ResponderExcluirAgora é esperar ou pagar para vacinar os 'pequenos'.
Obrigado pela matéria!