Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Canoagem Ecológica com Renato Marchesini é Destaque de Capa no Jornal A Tribuna "A Vida dos Manguezais da Baixada Santista"


As raízes tortas do mangue, a nova atração de São Vicente

Por ..:: Victor Miranda

São Vicente é conhecida por suas praias, história e por possuir um centro comercial aquecido. Ao resumir os atrativos principais da Cidade, dificilmente alguém fugirá desses tópicos. Mais raro ainda seria alguém citar como atrações os rios e manguezais localizados no Município. O que não deixa de ser uma grande injustiça, tamanha a beleza que esses locais, quase desconhecidos pela maioria, oferecem.

Embora pouco divulgado e procurado, o turismo fluvial revela um enorme potencial quando desbravado. Foi o que A Tribuna fez ao entrar em contato direto com a natureza e viver experiências inesquecíveis pelas águas do Mar Pequeno e do Rio Piaçabuçu. A reportagem teve o privilégio de navegar por esses ambientes na 2ª Canoagem Ecológica, promovida pela R9 Turismo.

O passeio tem início no Portinho, em Praia Grande, onde a equipe responsável pela expedição passa as instruções e conduz o aquecimento. Na hora de assumir os remos, mesmo os mais inexperientes constatam que não se trata de nenhuma missão impossível.

A canoa canadense, meio de transporte adotado, permite que três pessoas alternem suas remadas sem que seja preciso fazer esforço físico excessivo.

Outras cidades
Embora com um cenário novo para a maioria das pessoas, não se pode dizer que o trajeto seja uma novidade. Afinal, desde os tempos remotos do Descobrimento do Brasil, indígenas partiam da região onde hoje existe o Portinho rumo ao Rio Piaçabuçu, que dá acesso a Mongaguá e Itanhaém.

“O que tentamos fazer foi reinventar uma rota que já foi bastante explorada no passado”, explica Renato Marchesini, diretor comercial da R9 Turismo.

Logo na saída, há um misto de tristeza ao olhar para a margem direita e constatar as inúmeras palafitas que ainda há no lado de São Vicente, na favela México 70.

Tristeza por se deparar com as condições dessas pessoas e saber que durante anos elas foram responsáveis por poluir aquelas águas - muito lixo ainda é encontrado na parte mais urbana do trajeto. E a alegria é por testemunhar que existe um esforço sensível para conter esse avanço de moradias e condições desumanas.

Basta que as embarcações se afastem do ponto de partida – seguindo para São Vicente – para que um sentimento tome conta dos integrantes da expedição: a paz. Aos poucos, não há mais qualquer sinal de barulho, a quantidade de lixo nas margens começa a diminuir, o número de árvores típicas de manguezais cresce muito, bem como as variações de espécies de pássaros.

A vegetação, por exemplo, pode ser dividida em mangue-vermelho, mangue-preto e mangue-branco. O mangue-vermelho, por exemplo, tem árvores que podem chegar a 15 metros de altura com raízes muito fortes. Por conta da salinidade na água, outras espécies criam mecanismos naturais para a respiração.

O aprendizado não para por aí. À medida que as canoas deslizam pelo Rio Piaçabuçu, Marchesini vai explicando a importância do manguezal, como algumas aves vivem, as características da vegetação. É possível observar caranguejos e siris, além de peixes como tainha saltando a todo tempo.

Também dá para admirar algumas das centenas de espécies de aves que vivem no local, como os casos da garça-azul, garça-branca, socó e o colhereiro. Mas o momento de mais alegria é quando se avista os belos guarás-vermelhos.

Tempo
Renato Marchesini conta que muitos dos que fazem o passeio garantem que um dia voltarão. Mas eles fazem uma recomendação aos interessados. “É perigoso fazer o trajeto sozinho, pois é fácil se perder no meio do rio”, enfatiza o diretor comercial.

Para todos os efeitos, quem quiser conhecer esse paraíso que é, ao mesmo tempo, tão próximo e tão distante, pode ligar para a R9 Turismo pelo telefone (13) 98113.4819 e agendar um passeio. O custo é R$ 34,00 por pessoa, contando com a canoa, colete, seguro e guias de turismo especializados. Também existe o site disponível para outras informações: www.r9turismo.com

Fonte..:: A Tribuna



Fonte..:: Jornal A Tribuna de Santos de 12 de junho de 2011 (domingo)

(ecoturismo, turismo, papo de biologia, recicle suas idéias, turismo pedagógico, promoção_caiçara)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.