Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Qual a Essência do Ser Sustentável?

O conceito de sustentabilidade ainda é algo relativamente novo em nossa sociedade. Como país de grande tradição extrativista e predatória, com uma população de baixa escolaridade e que vive, em grande parte, na pobreza quase absoluta; fazer essa massa entender que ser sustentável e levar um modo de vida que torne o planeta capaz de suportar os impactos que exercemos nele ao longo de nossas vidas e das gerações que ainda virão; é algo que beira a ficção ou ao idealismo vazio.

Onde há pobreza, fome extrema e ausência quase total de oportunidades para uma vida mais digna; é quase impossível entender que deixar de pescar um determinado peixe na época de sua reprodução; queimar uma área abandonada (ou não) para plantar algo; largar seu lixo por aí e tantas outras coisas é algo errado e que pode prejudicar as futuras gerações. A fome e a desilusão embotam qualquer chance de estabelecer o mínimo diálogo com essas pessoas.

Mas entender a essência do ser sustentável é a chave justamente para reverter esse problema e promover a salvação dessas pessoas, de nosso país e do meio ambiente. Ser sustentável é usar os recursos disponíveis de forma a que eles durem mais tempo. E, para que isso possa ocorrer, todos devem ter oportunidades iguais e condições de compreender os conceitos e idéias por trás dessas palavras.

Como Ser Sustentável?
O primeiro passo do ser sustentável é agir positivamente e em prol da melhoria das condições de vida das comunidades afetadas justamente por esses processos de degradação ambiental.

Somente a partir daí; da criação de oportunidades e do fornecimento de instrução e de educação a esse povo, é que o conceito do que realmente é ser sustentável poderá atingir em cheio os corações e mentes de toda a população e iniciar um processo de melhoria das condições de vida e desacelerar a degradação ambiental e social que experimentamos durante muitos anos.

O fim do mundo está chegando realmente. Talvez quando nosso sol explodir ou se transformar numa super nova daqui a milhares de anos ou muito mais rapidamente quando tivermos esgotado por completo a capacidade de nosso planeta de suportar nossas vidas. Esse lapso de tempo dependerá única e exclusivamente de nós mesmo e da nossa capacidade de entendermos os conceitos por trás do “ser sustentável” e de toda a abrangência que esse termo pode ter.

Viver até que consigamos possuir a tecnologia que nos permita voltar para as estrelas e escapar da destruição de nosso mundo, ou acabarmos numa extinção lenta e dolorosa através de guerras por reservas remanescentes de água ou de outros recursos naturais são os cenários reais e totalmente possíveis que devemos levar sempre em consideração entes de dizer que o “ser sustentável” é uma besteira ou um modismo passageiro.

A resposta para a pergunta título deste artigo é uma só: A essência do ser sustentável é a vida e a sobrevivência da raça humana. Entender e compreender todo o significado disso é a chave para permitir que nosso povo e todos os outros povos compreendam a real necessidade de uma mudança na forma de encarar nosso planeta e a natureza que nos cerca.

Fonte..:: Apartamentos Sustentáveis

(recicle suas idéias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.