Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O que é feito com a Casca de Coco na Baixada Santista?

O coco verde é um dos orgulhos da fruticultura nacional. São 2 bilhões de frutos produzidos por ano. E a água de coco - isotônico natural e repositório energético de excelente qualidade - seria a bebida perfeita, não fosse o grave problema ambiental causado pelo descarte inadequado da embalagem.

Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

São 240 mil toneladas de cascas de coco por ano, lançadas em aterros de lixo e principalmente em vazadouros clandestinos. Muitas das cascas de coco, quando aberto, serve de criadouro para o mosquito da dengue. Pra piorar a situação, a casca do coco leva muito tempo para se decompor na natureza: aproximadamente vinte anos. E o sistema de coleta é caro para os cofres públicos.

Transformando o problema em Solução

Mas, além da água e da poupa, a casca do coco também tem utilidade. É matéria-prima para inúmeras utilizações. A partir do pó e da fibra da casca de coco.

Entre elas: cobertura de solo, substituição do xaxim, isolantes térmicos e acústicos, substrato para plantas (adubo), material para vasos orgânicos, interior de estofamentos, e entre outros.

O negócio gera emprego e renda, além de resolver o problema do descarte inadequado. Muita gente já descobriu que a casca do coco não é problema, é solução.

Bons Exemplos

A Associação dos Amigos da Praia do Félix em Ubatuba / SP (Amprafe) adquiriu e colocou uma máquina para triturar coco verde, a fim de diminuir o impacto ambiental deste tipo de resíduo no bairro. A máquina tem a capacidade de triturar 30 toneladas de coco verde por hora. De acordo com o presidente da Amprafe, Mário Macedo, o valor da máquina - R$ 3 mil - é baixo se comparado à sua funcionalidade. “Além de representar várias toneladas a menos de lixo a ser transportado, o triturador transforma o custo em receita”, explica Mário. Saiba mais aqui

Projeto Coco Verde, a iniciativa de uma empresa do Rio de Janeiro que processa a fibra do coco e comercializa diversos produtos a partir deste material. http://www.projetococoverde.com.br/


Até onde sabemos as cascas de coco na Baixada Santista não possuem um destino adequado. Devemos cobrar do poder público e sociedade Soluções!!
(recicle suas idéias)
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá,

    procurando mais sobre o triturador encontrei aqui neste site http://www.atacadistasonline.com.br/loja/produto.php?loja=15858&IdProd=1524 que essa loja vende.

    Tem também uma reportagem do globo rural no blog deles, olha aqui.

    http://www.atacadista.blog.br/2010/04/um-produto-ecologicamente-correto-triturador-de-coco-cid/

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Henrique

    Sua informação é muito útil

    ResponderExcluir
  3. Prefeitura de Santos nada fez empurrou o problema para os comerciantes deixando de gerar empregos e dando para os aproveitadores cobrar uma fortuna para fazer a coleta

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.