Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Artesão santista produz réplicas do bonde

A TRIBUNA, DE SANTOS - 21/FEV/2004

Com o sucesso das peças, Ribeiro teve de largar o emprego para se dedicar somente ao ofício.

Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria.
Quando fez a primeira réplica do bonde elétrico que circula no Centro Histórico de Santos, Marcos Antônio Ribeiro Júnior não imaginava que um ano depois teria sua obra exportada para o Japão e o Canadá. O artesão santista, de 30 anos, já produziu mais de 35 peças e pretende se especializar na confecção de miniaturas.

As criações têm 38 centímetros (25 vezes menor do que o original) e 19 centímetros (50 vezes menor do que a real) e já foram oferecidas como presente da Prefeitura ao governador Geraldo Alckmin e ao diretor Carlos Manga, da Rede Globo.

No ateliê adaptado no quintal de sua casa, na Vila São Jorge, Zona Noroeste, Santos /SP o artista contou que teve seu trabalho reconhecido há um ano, quando encarou o desafio de preparar uma miniatura do bonde, a pedido de um funcionário da Prefeitura.

"Tirei fotos e as medidas do bonde. Trabalhei os quatro dias do Carnaval para fazer a primeira réplica e acho que esta peça que está na sala do prefeito Beto Mansur, é a mais perfeita", comentou orgulhoso.

Lembrando da primeira maquete que elaborou há cerca de oito anos, o cenário do Campeonato Brasileiro de Motocross, o artesão afirmou que sempre se interessou por trabalhos manuais.


"Comecei fazendo dobraduras de papelão imitando os móveis de casa. Desde criança eu gosto destas atividades".

Cada bondinho leva quatro dias para ficar pronto

Conhecido pelos amigos como Tola, ele considera como o projeto mais trabalhoso a réplica do Porto de Santos, que levou mais de seis meses para ficar pronta e foi encomendada pela Codesp há seis anos.

No entanto, desde que se dedicou a confeccionar os bondes, Júnior se envolveu com a evolução do Centro e a história daquele meio de transporte. "Me interessei por este tema e pesquisei a fundo o assunto. Para chegar neSte realismo fui em muitas lojas atrás de peças que pudessem servir para o bonde".

Além da madeira utilizada para formar a base e a estrutura da peça, ele também aproveita palitos de sorvete, para criar os bancos, fio elétrico descascado e envernizado, para imitar os detalhes em cobre do bonde, e até rodas de carrinhos de brinquedo, que fazem as vezes da lanterna.

O trabalho minucioso, feito com o auxílio de pinças, pincéis, cola, lixa e muita paciência, leva quatro dias para ficar pronto e é comercializado por R$ 400,00.


Com as encomendas, o artesão já abandonou o emprego em uma loja de motos e sobrevive com a renda desta atividade. "Estou muito contente por fazer o que mais gosto e ainda garantir o sustento com este trabalho", contou ele.

Além de ter sua criação apreciada na Cidade, Júnior se surpreendeu com a repercussão de sua arte em função da minissérie Um Só Coração, transmitida pela TV Tribuna, que foi gravada no Centro Histórico de Santos.


"Uma senhora me parou na rua quando levava uma réplica e se emocionou ao ver a peça. Para mim é o máximo ter este reconhecimento das pessoas".


Atualmente debruçado na produção de quatro miniaturas encomendadas, Júnior já tem planos para se especializar neste ramo. "Meu sonho sempre foi fazer este trabalho para a televisão, criando cenários em miniatura pra aberturas de novelas.


Fonte..:: Novo Milênio
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá,eu não conhecia este trabalho tão bonito,que falta fáz uma boa divulgação destes artistas.Apenas senti falta de mais fotos dos bondinhos.
    Aproveitando seu blog eu gostaria de ser informado,se possível,de quem fáz aqueles pássarinhos esculpidos em madeira para decorar vasos com flôres.Sou proprietário de uma loja e gostaria de comprar muitos para revenda.
    Quem tiver essa informação envie para : muwin@ig.com.br,ficarei muito agradecido.

    Erwin

    ResponderExcluir
  2. Olá Erwin,

    E já vi nesse site - http://www.passarosdemadeira.com.br/

    Uma outra boa opção é com Etnias Indígenas.

    Abraços - valeu!

    ResponderExcluir
  3. Como posso entrar em contato com Marcos Antônio Ribeiro Júnior, o Tola? Tenho interesse em adquirir uma miniatura do bondinho de Santos.

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.