Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

domingo, 23 de agosto de 2009

Papo de Biologia: Animais da Mata Atlântica - Gambá, Sarauê, Rapizinha

Nome Popular: Gambá, saruê, raposinha

Nome Científico: Didelphis marsupialis

Filo: Chordata

Ordem: Marsupialia

Família: Didelphidae

Onde pode ser encontrados: Habitat Áreas verdes e arborizadas, florestas úmidas e na cidade.

Comportamento: São animais solitários, arbóreos e terrestres.

Alimentação: Dieta muito variada constituida de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e principalmente de frutas (1/4 da sua dieta). Os filhotes recém-nascidos se alimentam de leite.

Reprodução: Período primaveril. Animais marsupiais, ou seja, com útero incompleto e período de gestação curto (11 a 12 dias). Quando filhotes, nascem ainda malformados, migram para a barriga da mãe até a bolsa ventral, onde permanecem por 70 dias amamentando-se. A mãe gambá tem entorno de 21 filhotes por gestação, mas apenas cerca de 9 sobrevivem, devido à disputa pela amamentação.

Relação com a cidade: (adaptação, impacto, doenças) A crescente fragmentação dos remanescentes de mata nos arredores da cidade tem causado a aproximação dos gambás às áreas urbanas. A restrição de sua área domiciliar; a redução de seus predadores naturais como aves de rapina e felinos, o sucesso reprodutivo da espécie cujos filhotes permanecem
protegidos na bolsa e a grande facilidade de adaptação ao meio urbano, são os principais motivos do aumento da população de gambás nas cidades. Por meio da urina pode transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.

Curiosidades: (tamanho, coloração, etc) O odor característico do gambá-de-orelha-preta é liberado por glândulas localizadas na região posterior do corpo. Quando se encontra em situação de perigo utilizam esse mecanismo de defesa.

(papo de biologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.