Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Reveillon Praia Grande 2011 - Shows Verão Praia Grande 2011

O Show do Verão é Você  - Projeto traz 16 espetáculos de grande porte a Praia Grande

Zezé di Camargo e Luciano, Jeito Moleque, e Exalta Samba são alguns nomes que passarão por Praia Grande na 19ª edição do projeto O Show do Verão é Você, que em 2011 deve agitar as areias da divisa entre os bairros Aviação e Guilhermina.
 
A tradicional maratona de grandes shows que anima moradores e turistas do Município durante todo o mês de janeiro chega com 18 atrações, divididas em 16 espetáculos, que acontecem, em sua maioria, de sexta-feira a domingo, a partir das 23 horas.
 
“Temos orgulho de realizar o maior projeto de shows de verão ao ar livre da litoral paulista, com média de 80 mil espectadores por apresentação”, comemora o Secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, já que, além da excelente localização, também teremos boas condições de segurança, contando com o efetivo da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar”.

Como nos anos anteriores, O Show do Verão é Você, em sua edição 2011, chega com grande estrutura: montado nas areias do Bairro Aviação, entre as ruas Aberto Santos Dumont e Dr. Julio de Mesquita Filho, em frente ao campo de pouso, o projeto conta com palco de cerca de 200 metros quadrados de área, mais de 600 metros quadrados de backstage (coxia) e uma mega estrutura de som e iluminação.

As arquibancadas serão uma boa pedida para quem pretende assistir ao seu show favorito com mais conforto e o lado de amigos. Com ingressos a preços convidativos, a área contará com sanitários químicos e capacidade para acomodar até 1.200 pessoas confortavelmente.

Agregando parceiros, o Show do Verão é Você oferece ainda um estacionamento pago de 15 mil metros quadrados, acoplado a um parque de diversões de 20 mil metros quadrados, que deve estar em funcionamento de 10 de dezembro de 2010 a 13 de março de 2011.

Confira a lista de shows programados:
31 de dezembro (Reveillon), a partir das 20 horas – Na Hora H
Na Hora H : Composto por Clayton (Voz), Celsinho (Cavaco), Willians Marques (Pandeiro) E Ulisses Marques (Rebolo), o grupo promete muita animação para a festa da virada de ano em Praia Grande.

01 de Janeiro 23 horas – Edson
Após a separação da dupla Edson & Hudson, Edson divulga as canções de seu último álbum solo, “Edson e Você”.

02 de Janeiro 23 horas – Pixote
Formado em 1993 na capital paulista, o grupo chegou a ficar em segundo lugar em um festival promovido por uma conhecida casa de shows de samba de São Paulo. Já com o nome definitivo, gravaram, em 1995, seu disco de estréia. O grupo lançou também os CDs “Tão Inocente” e “Tá Bom Demais”.

06 de Janeiro 23 horas – João Neto e Frederico
A jovem dupla, considerada uma das mais promissoras do cenário sertanejo na atualidade, promete trazer sucessos de seu último trabalho, “Vale a Pena Sonhar”, com destaque para “Detonou” e “Chora”, que já contabiliza mais de 500 mil players no You Tube.

07 de Janeiro 23 horas – Sorriso Maroto
Cariocas dos bairros da Tijuca e Vila Isabel, Bruno (voz), Cris (pandeiro), Sérgio Jr. (violão), Fred (surdo) e Vinícius (teclado) são considerados as novas caras do pagode no País. Apostando em letras românticas, o grupo faz sucesso com músicas próprias, além de regravações, como “Saigon” e “Por Você”, originalmente do Barão Vermelho, sempre em ritmo de pagode.

08 de Janeiro 21 horas – Nuwance/ Zé Henrique e Gabriel
Nuwance: Em nova fase, a banda mistura vários ritmos dançantes, combinando pagode, MPB, pop, rap, dentre outros, mostrando o verdadeiro significado do nome do grupo e agradando diversos gostos musicais. Zé Henrique e Gabriel: Com seu novo CD acústico Tá Tudo OK chegando às lojas, a dupla Zé Henrique & Gabriel segue crescendo no mercado da música sertaneja, mesmo depois de 14 anos de carreira. A dupla promete sucessos antigos e hits dos novos trabalhos, que fizeram com que “Tá Tudo OK” tivesse esgotado sua primeira tiragem.

09 de Janeiro 23 horas – Hugo Pena e Gabriel
Conheceram-se quando Hugo (Nova Fátima/PR), que tocava em uma casa noturna, não pode se apresentar e foi substituído por Gabriel (Maringá/PR). Juntaram-se e tempos depois lançaram o primeiro CD, com algumas músicas consagrando-os.Hoje a dupla tem 4 CD’s e 2 DVD’s gravados.

14 de Janeiro 23 horas – Guilherme e Santiago
A dupla divulga seu último trabalho, o CD e DVD “Tudo tem um Porque”. “E Daí?”, foi o primeiro hit do novo trabalho e figurou por cerca de cinco meses entre as mais executadas nas paradas brasileiras. Outras músicas do CD surgiram com muita força, como “Solteiro Sim, Sozinho Nunca”, “Pra Lá de Bagdá”, “Tudo Tem um Porque”, e “Safada, Cachorra, Bandida”. A segunda música de trabalho deste CD foi “Tá se Achando”, que faz parte da trilha sonora do seriado “Malhação”, da Rede Globo. Atualmente, a dupla divulga a música “Que Dá Vontade Dá”, que no dia do seu lançamento liderou nas rádios de São Paulo e Paraná.

15 de Janeiro 23 horas – Sampa Crew
Comemorando 20 anos de existência, o grupo Sampa Crew lança o CD “Baladas e Romances”, pelo próprio selo, o Big Posses’s Records. Em sua apresentação o grupo promete sucessos dos anos 90.

16 de Janeiro 22 horas – Rud e Robson
Dois jovens e talentosos músicos, que acabaram se conhecendo em outubro de 2002, em um estúdio de gravações na cidade de São Carlos interior de São Paulo onde ambos residem, fazendo daquele momento o ponto inicial de uma carreira que os prometia ao estrelato. Dias depois pelas muitas insistências de Marcelo, Alexandre topou a formação de uma dupla que veio a ser batizado pelo nome de Rud e Robson.

19 de Janeiro 22 horas (Aniversário da Cidade)– Jeito Moleque
O Jeito Moleque, composto por Bruno Diegues (voz), Alemão (percussão e vocal), Carlinhos (cavaco e vocal), Felipe Saab (banjo, violões e vocal) e Rafa (percussão e vocal), lança seu terceiro DVD e quinto CD, “Jeito Moleque – 5 ELEMENTOS”, mostrando um repertório inédito e repleto de canções que retratam os sambas do início da carreira do grupo e o estilo “moleque” dos cinco paulistanos.

20 de Janeiro 21 horas – Banda Domínio/Roberta e Santiago
Banda Domínio: comemorando um ano de estrada, o grupo lança o CD “Todo Bom”, prometendo muita descontração e músicas para dançar. Roberta e Santiago: Roberta, hoje com 19 anos e com uma voz diferenciada e uma afinação indiscutível, vem agradando desde os mais leigos até aqueles que têm conhecimento na área musical. Já Santiago é cantor, compositor, considerado um dos melhores segunda voz do meio sertanejo pop universitário.

21 de Janeiro 23 horas – João Bosco e Vinícius
Jovens, talentosos, bonitos, carismáticos e com muita história para contar, João Bosco & Vinícius prometem ser o nome da música sertaneja em 2011 e ao ver o DVD Coração Apaixonou - Ao Vivo entendemos o por quê. O primeiro single, "Sem Esse Coração", lançado nas rádios, foi um sucesso. "Chora, Me Liga", o grande hit de 2010 foi a música nacional mais executada nas rádios do Brasil.

22 de Janeiro 23 horas – César Menotti e Fabiano
O CD “Retrato – Ao Vivo em Estúdio”, quinto trabalho na carreira dos irmãos César Menotti & Fabiano, tem para eles um ar de estréia. Ousada, a dupla resolveu gravar todo o disco ao vivo, como num show, com a presença dos fãs no estúdio. O novo disco de inéditas remete aos melhores momentos da dupla, quando eles explodiram em shows Brasil afora e assim abriram caminho para a nova música sertaneja com os sucessos “Como um anjo”, “Leilão” e “Caso marcado”, do álbum de estreia na Universal Music, “Palavras de amor”, de 2005.

28 de Janeiro 23 horas – Exaltasamba
Integrante do Exaltasamba desde sua fundação, há vinte anos, Pinha tem uma definição para a música do grupo na ponta da língua: “Um samba de raiz, mas com muitas inovações. A nossa música é basicamente romântica”. Com Péricles (banjo e vocal), Thiaguinho (pandeiro e vocal), Pinha (repique de mão), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã), o grupo Exaltasamba tem uma trajetória de sucesso, confirmada pela marca de quatro milhões de CDs vendidos em vinte anos de carreira.

29 de Janeiro 23 horas – Zezé Di Camargo e Luciano
Zeze Di Camargo e Luciano mostram mais uma vez que gostam de inovar. A dupla lança o seu 17º CD de músicas inéditas e mais um CD de modão sertanejo, que vem em formato CD duplo intitulado Double Face. Este álbum é a mistura de viola e o romântico com levada sertaneja. Em Praia Grande, a dupla promete encerrar o projeto O Show do Verão é Você em grande estilo, relembrando antigos sucessos sem esquecer o novo trabalho.

O ingresso é gratuito para a pista e valores de arquibancada e pista vip serão definidos.

Mais informações..:: (13) 3496-5717 e 3496-5722.


Confira a Programação das outras cidades Baixada Santista ..:: Aqui no Blog Caiçara

Conheça Roteiros de Turismo na 
Baixada Santista www.r9turismo.com

(evento_programação)

Festa de Iemanjá Mongaguá 2010 - 21 anos de tradição na cidade

Por..:: Carlos Ratton e Sergio Sanches


Em Mongaguá, 170 centros de umbanda e candomblé de diversos pontos do Estado de São Paulo montaram tendas nas praias de Agenor de Campos, Flórida Mirim, Vila Atlântica e Jussara para celebrar Iemanjá desde o dia 3 até o próximo domingo (12).

A festa, que acontece na Cidade há 21 anos, cresce a cada edição: em 2009 foram montadas 158 tendas. “Entre praticantes da religião e turistas, nossa expectativa é que recebamos aproximadamente 30 mil visitantes no Município nesse período”, afirmou a diretora de Cultura e Turismo, Luciana Trizzini.

A chefe do Departamento de Turismo, Adriana Rodrigues, conta que o diferencial desse ano está sendo a maior preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. “Notamos que essa preocupação aumentou, até algumas faixas foram fixadas solicitando que não fosse jogado lixo na praia”, observou.

O presidente da Federação Umbandista do Grande ABC, Ronaldo Antônio Linaris, o pai Ronaldo, lembrou que faz restrições à oferenda de garrafas à rainha do mar. “Mas não conseguimos mudar alguns ritos tão antigos. Religião é tradição”, esclareceu. “Os barcos pequenos jogados nos rios traziam ao mar a esperança dos negros escravos de terem uma vida melhor”, explicou.

Festa - O presidente contou que a Festa de Iemanjá teve início em Praia Grande na década de 1960, na Praia das Vacas. Em 1964, com o Golpe Militar, não puderam mais continuar naquela praia – área militar, mas continuaram na cidade.

“Entre 1960 e 1970, a umbanda teve um boom. Porém a qualidade dos praticantes era sofrível”, disse o presidente da federação. “Em seguida, mudamos para Mongaguá. Em todos esses anos, com grande volume de pessoas, nunca tivemos qualquer tipo de problemas aqui. Aprendi a amar essa Cidade”, afirmou.

Discípulo – Pai Ronaldo teve contato direto com o fundador da umbanda, Zélio de Morais. Curioso, ele conta que buscava entender mais sobre a umbanda quando deparou com uma revista em que um homem dizia ser o fundador da religião.

“Desconfiei da afirmação e fui atrás”, disse o presidente da federação, que atuou muitos anos como jornalista. Depois de um tempo, pai Ronaldo foi à casa de Zélio, mas ele estava na casa da filha, em Niterói (RJ).

“A empregada me deu o telefone da casa da filha. Naquela época, era raro ter telefone nas residências. Parei numa farmácia e liguei. Ela atendeu. Me identifiquei como jornalista, não disse meu nome, e falei que gostaria de entrevistar o pai dela”, contou.

Pai Ronaldo contou que a moça não tampou o bocal do telefone quando perguntou se Zélio poderia falar com um jornalista de São Paulo. A resposta emociona o presidente até hoje. “Escutei ele falar claramente: ‘É o Ronaldo. O homem que vai tornar conhecido o meu trabalho’. Eu nem tinha dito meu nome”, contou com lágrimas nos olhos.

A partir de então, as visitas a Zélio se tornaram constantes, aproximando Ronaldo da família do fundador. “Adotei a filha dele como minha mãe”, disse.

Em 2010, a umbanda completa 102 anos de fundação. “É uma religião que tem um pouco do catolicismo, das crenças africanas e indígenas. É uma religião verde e amarela”, concluiu.


(evento_programação)

Mapa de Jan Janes - 1621: A invasão do Corsário holandês Joris Van Spilbergen em São Vicente e Santos

O mapa de Jan Janes, descreve a invasão do corsário holandês Spilbergen em 1615 e mostra que o porto de São Vicente teria, na época, duas barras, por onde entrariam grandes navios: vê-se até um galeão holandês fundeado defronte à Praia de Paranapuã. A estampa foi baseada em relato impreciso do escrivão da nau capitânia de Spilbergen, João Cornelissen de Mayz:

Conforme publicado em Americae Praeterita Eventa - Helmut Andrä e Edgard de Cerqueira Falcão, Editora da Universidade de São Paulo, 1966. Obra trílingüe (português/inglês/alemão), reproduz parte de Historia Antipodum oder Newe Welt, originalmente publicada em 1631 pelo gravador suíço Matthäus Merian e pelo escritor e compilador Johann Ludwig Gottfried.

Outra versão desse mapa - com diferenças estéticas como as ondas no mar e o arremate no horizonte, além do desaparecimento de um riacho que chegava à vila de São Vicente pela esquerda - é esta "Vista de São Vicente" da obra de Spilberger de 1619 (reproduzido em Tradição e Ruptura, página 42, Fundação Bienal de São Paulo). Nela, talvez a mudança mais significativa seja a discreta retirada do polêmico trecho final do rio que se supunha cortar a ilha em duas partes, e que aqui aparece como apenas atingindo os montes junto à praia:

Mapa citado em redução na História de Santos/Poliantéia Santista, de Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti, 1986, 3 volumes, com a descrição:

Obs: os destaques de imagens acima descritos tiveram excluídos os elementos
não pertencentes a cada conceito, para maior clareza (clique na imagem para ampliá-la):

Em sua obra Capitanias Paulistas:
O pintor, historiador e escritor Benedicto Calixto de Jesus insere a reprodução da estampa

 
SÃO VICENTE E SANTOS EM 1615 - ESTAMPA E LEGENDA DO MIROIR OOST AND WEST INDICAL, RELAÇÃO DE VIAGEM DE JORIS VAN SPILGBERGEN AMSTERDAM 1621 - Este mapa, datado de 1616, mostra que o porto de São Vicente tinha, naquela época, duas barras, por onde entravam grandes navios. Vê-se até um galeão holandês, fundeado em frente à praia de Paranapuã
Imagem inserida entre as páginas 52 e 53 da obra Capitanias Paulistas, de Benedicto Calixto

Fonte..:: Novo Milênio

Saber mais..:: Aqui

<< DVD: O Porto de Santos - Navegando pela História >>

Garanta já o seu!!! – Aqui no Blog Caiçara



Para Roteiros de Turismo na Baixadas Santista


Árvore da Mata Atlântica: Pata de Vaca (Bauhinia forficata)

Ocorrência – do Piauí até o Rio Grande do Sul

Outros nomes - casco de vaca, mororó, pata de boi, unha de boi, unha de vaca

Características – espécie que atinge até 9 m de altura, com tronco tortuoso, de 30 a 40 cm de diâmetro e ramos jovens com dois espinhos curvos como estípulas na base do pecíolo. Folhas compostas, com 2 folíolos germinados que, no conjunto, tomam a forma que lembra o casco de boi, glabras ou levemente pubescentes na face dorsal, nervuras proeminentes na região superior, coriáceas, lisa, brilhante na face superior, com glândula na base, bordos lisos, de 8 a 12 cm de comprimento. Inflorescência em cacho terminal, com flores grandes, longas, estreitas estriadas, rugosas e brancas. Fruto vagem alongada, pontiaguda, marrom-acizentado, de até 20 cm de comprimento por 2,5 cm de largura, com deiscidência elástica, de valvas lignificadas, abrindo-se em duas partes, com cinco a dez sementes, que se abre, liberando as sementes de coloração castanho a pretas, achatadas, com poros, medindo 1 cm de comprimento. Um Kg de sementes contém aproximadamente 15.100 unidades.

Habitat - formações florestais do complexo atlântico e nas matas de planalto.

Propagação – sementes

Madeira – moderadamente pesada, mole, de baixa durabilidade quando exposta ao tempo.

Utilidade – eficazmente utilizada no tratamento da diabete. Suas folhas, cascas, lenhos e raízes são usadas no tratamento das afecções urinárias. As flores novas possuem ação purgativa. As raízes em decocto funcionam como vermífugo.

Florescimento – outubro a janeiro

Frutificação - junho a agosto
 
Fonte..:: Viva Terra
 
(papo de biologia)

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.