Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Parque Ecológico Imigrantes recebe certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental)

O Parque Ecológico Imigrantes, projetado pelo escritório Gesto Arquitetura, na ultima semana, certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini, na categoria Projeto. O parque deverá ser construído em uma área no km 34,5 da Rodovia Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo (SP) e ocupará uma área de 484 mil m² da reserva estadual Serra do Mar, que conta com Mata Atlântica preservada.

 Ponte com 440 m de extensão faz a ligação entre células de apoio e portal de entrada

O projeto compreende uma passarela-ponte, três células de recepção, trilhas, um pequeno auditório e um espaço para exposições informativas. A entrada no parque é feita através de um portal, ao lado do estacionamento para 20 veículos. A ponte de 440 m de extensão tem uma estrutura formada por cabos e barras metálicas, com apenas quatro pilares de aproximadamente 15 m de altura cada um e vão de 80 m entre eles, diminuindo o impacto no solo do ecossistema. A passarela com largura de 3 m e piso de madeira possibilita a passagem de um veículo, se necessário. Os visitantes com dificuldade de locomoção podem atravessar o parque por dois bondes instalados abaixo da passarela.

 Acesso ao parque será feito por portal ao lado do estacionamento

As células, que terão 110 m² de área útil cada e estrutura metálica, terão funções diferentes. Em uma, haverá a recepção, administração, sanitários e a residência do Guarda-Parque. Em outra, ficarão o auditório e o espaço para exposições informativas, que contarão com palestras, workshops e exposição de filmes e documentários. Já a última célula abrigará biblioteca digital, pólo multimídia, centro de educação socioambiental em tempo real, espaço de apoio a projetos de pesquisa e produção audiovisual, local com computadores voltados à pesquisa de dados, biblioteca interativa e uma biblioteca verde.

Serão duas trilhas disponíveis para os visitantes. A primeira, de 150 m de extensão, é planejada para pessoas com pouca mobilidade. A segunda, com 1.400 m de extensão, é uma trilha de média dificuldade, onde o visitante poderá conhecer a importância de uma área de proteção de manancial em estágio de recuperação. O acesso às trilhas será feito ou por escadas ou por um elevador vertical, com parada em três níveis.

 Células de apoio terão funções diferentes entre si

A Fundação Kunito Miyasaka idealizou o projeto e será também responsável pela administração do parque. O valor para a construção e três anos de manutenção do parque é estimado em R$ 16,7 milhões. O projeto já recebeu todas as licenças ambientais e busca agora investimentos de empresas e do governo. Após o início da construção, a obra deverá durar entre 18 e 20 meses.

 Carrinho com sistema de pesos fará acesso às trilhas para pessoas com baixa mobilidade


Fonte..:: Meio Norte
 
Noticia Sugerida por..:: Guilherme Lambert Martins
 
(ecoturismo, turismo adaptado, turismo terceira idade)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

São Vicente Reveillon 2011 - Reveillon São Vicente 2011 - São Vicente (SP) show da virada com Bruno e Marrone

BRUNO E MARRONE AGITAM A VIRADA DO ANO EM SÃO VICENTE  2011

Uma das duplas sertanejas de maior sucesso no País promete animar as primeiras horas de 2011. Show acontece na Praia do Itararé e será gratuito

O ano de 2011 promete chegar com muita animação na Primeira Cidade do Brasil, com a dupla Bruno e Marrone. Os cantores goianos se apresentam na virada de 31 de dezembro de 2010 para 1º de janeiro de 2011, a partir da meia-noite e meia, na Praia do Itararé. O show é gratuito. Além da dupla, outras apresentações estão sendo programadas pela Prefeitura de São Vicente para fazer a virada de ano mais animada da Baixada.

Neste sábado (27/11), o prefeito Tercio Garcia, em entrevista ao programa No Ar, da rádio Primeira FM (106,1) comentou sobre as expectativas para a festa de final de ano na Cidade. “A escolha do artista é determinante no quesito de segurança. Há muitos anos fazemos o show da virada com artistas que permitam às pessoas ir à praia e curtir a festa com toda a família. Desta vez não será o contrário”.

Tercio comentou também sobre os preparativos feitos na Cidade para a temporada, como a urbanização do jardim da Praia do Itararé, obra já concluída. “Agora estamos cuidando da parte de fixação dos jardins e da manutenção. A requalificação da iluminação da praia também está sendo feita e, em breve, a faixa de areia também será iluminada. Tudo para receber o público e preparar São Vicente para janeiro, mês de aniversário da Cidade, e toda a temporada de verão”.

Histórico - Vinícius Félix de Miranda, conhecido como Bruno, e José Roberto Ferreira, o Marrone, estão cerca de 16 anos no mundo da música sertaneja e já venderam mais de nove milhões de discos no Brasil.

Desde o início da carreira, em 1994, a dupla já arrecadou importantes prêmios como o Crowley Best, pelo recorde de execução da música Dormi na Praça, lançada em 2002 e o Grammy Latino 2002, conquistando o primeiro DVD de ouro da história da música sertaneja no Brasil.

Atualmente, a Bruno e Marrone seguem na divulgação do CD Sonhando, 18º álbum da carreira, que já vendeu mais de 80.000 cópias.

Fonte..:: Prefeitura São Vicente

Confira a Programação das outras cidades Baixada Santista ..:: Aqui no Blog Caiçara


Conheça Roteiros de Turismo na 
Baixada Santista www.r9turismo.com/

(evento_programação)


Foto da Semana - Rappel Guarujá (SP)


É verdade aquele ditado que diz: quem não tem cão, caça com gato!

Pois bem, já que o tempo não ajudou o nosso rappel no Morro do Maluf no Guarujá dia 27 nov, nosso experiente professor e instrutor Carlos Fontoura tinha um plano B: fazer o rappel lá no Guarujá mesmo, só que dessa vez em um antigo prédio abandonado. O local já é conhecido e utilizado para este tipo de atividade.

Dá para ver pelo semblante do Guia da R9 Turismos, Renato Marchesini, que o rappel feito no prédio foi de muita adrenalina!

Caso você tenha perdido esse mais novo roteiro da R9 Turismo, entre em contato conosco para obter informações sobre a próxima saída: www.r9turismo.com

(foto da semana, ecoturismo, turismo, promoção_caiçara)


Casa ecológica: etiqueta para baixo consumo de energia

Da Agência Ambiente Energia

A Eletrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançam nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, em São Paulo, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para residências e edifícios multifamiliares. A etiqueta, assim com as voltadas para edifícios comerciais, de serviços e públicos e para eletrodomésticos, será concedida dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

“A necessidade da redução do consumo de energia nas edificações é um aspecto presente tanto nos projetos de novos edifícios como também na discussão de políticas públicas”, afirma Solange Nogueira, gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações da Eletrobras/Procel Edifica. No Brasil, a energia elétrica dos edifícios corresponde a cerca de 45% do consumo, sendo que as residências são responsáveis por mais de 22% desse total.

No lançamento, serão entregues as primeiras etiquetas. Uma delas será para a Casa Eficiente da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis (SC). “A avaliação das edificações residenciais baseia-se, principalmente, em aspectos que apresentam consumo significativo de energia elétrica numa residência, ou seja, o desempenho térmico da envoltória – as fachadas e coberturas –, com ênfase na iluminação e ventilação naturais, e na eficiência do sistema de aquecimento de água”, explica Solange.

Desde julho de 2009, quando foi lançada, já foram emitidas 14 etiquetas de eficiência para edifícios comerciais, de serviços e públicos. “A etiquetagem está se tornando cada vez mais conhecida na cadeia produtiva da construção civil, ainda que em estágio voluntário”, avalia Solange. Na ocasião, uma agência da Caixa Econômica Federal em Curitiba (PR) e mais quatro projetos de prédios receberam a etiqueta com nível “A” de economia de energia, depois de avaliados em três níveis de eficiência: envoltória, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar.

Fonte..:: Ambiente Energia

(recicle suas idéias)

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.