Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Parque Ecológico Imigrantes recebe certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental)

O Parque Ecológico Imigrantes, projetado pelo escritório Gesto Arquitetura, na ultima semana, certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini, na categoria Projeto. O parque deverá ser construído em uma área no km 34,5 da Rodovia Imigrantes, no município de São Bernardo do Campo (SP) e ocupará uma área de 484 mil m² da reserva estadual Serra do Mar, que conta com Mata Atlântica preservada.

 Ponte com 440 m de extensão faz a ligação entre células de apoio e portal de entrada

O projeto compreende uma passarela-ponte, três células de recepção, trilhas, um pequeno auditório e um espaço para exposições informativas. A entrada no parque é feita através de um portal, ao lado do estacionamento para 20 veículos. A ponte de 440 m de extensão tem uma estrutura formada por cabos e barras metálicas, com apenas quatro pilares de aproximadamente 15 m de altura cada um e vão de 80 m entre eles, diminuindo o impacto no solo do ecossistema. A passarela com largura de 3 m e piso de madeira possibilita a passagem de um veículo, se necessário. Os visitantes com dificuldade de locomoção podem atravessar o parque por dois bondes instalados abaixo da passarela.

 Acesso ao parque será feito por portal ao lado do estacionamento

As células, que terão 110 m² de área útil cada e estrutura metálica, terão funções diferentes. Em uma, haverá a recepção, administração, sanitários e a residência do Guarda-Parque. Em outra, ficarão o auditório e o espaço para exposições informativas, que contarão com palestras, workshops e exposição de filmes e documentários. Já a última célula abrigará biblioteca digital, pólo multimídia, centro de educação socioambiental em tempo real, espaço de apoio a projetos de pesquisa e produção audiovisual, local com computadores voltados à pesquisa de dados, biblioteca interativa e uma biblioteca verde.

Serão duas trilhas disponíveis para os visitantes. A primeira, de 150 m de extensão, é planejada para pessoas com pouca mobilidade. A segunda, com 1.400 m de extensão, é uma trilha de média dificuldade, onde o visitante poderá conhecer a importância de uma área de proteção de manancial em estágio de recuperação. O acesso às trilhas será feito ou por escadas ou por um elevador vertical, com parada em três níveis.

 Células de apoio terão funções diferentes entre si

A Fundação Kunito Miyasaka idealizou o projeto e será também responsável pela administração do parque. O valor para a construção e três anos de manutenção do parque é estimado em R$ 16,7 milhões. O projeto já recebeu todas as licenças ambientais e busca agora investimentos de empresas e do governo. Após o início da construção, a obra deverá durar entre 18 e 20 meses.

 Carrinho com sistema de pesos fará acesso às trilhas para pessoas com baixa mobilidade


Fonte..:: Meio Norte
 
Noticia Sugerida por..:: Guilherme Lambert Martins
 
(ecoturismo, turismo adaptado, turismo terceira idade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.