Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A cidade poderá ter um Hotel-Escola Mongaguá (SP)

Por..:: Gabriela Arena

O prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, propôs no último dia (11), aos representantes da Escola Técnica Adolpho Berezin e da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (ASSPM) a implantação de um hotel-escola na Cidade.

O intuito do chefe do Executivo é transformar a colônia da associação em um hotel-escola para os alunos da Etec. “No Município, temos carência de profissionais dessa área. Com a empreitada, esses profissionais poderão atender a demanda não só da Cidade, mas da Baixada Santista”, comenta.

“É um projeto grande, que vai render muitas conversas futuras”, afirmou a diretora da Etec, Shirley Messias Vieira. “A proposta é interessante para a Etec e para o Centro Paula Souza. Será um projeto pioneiro”, continuou.

Cidade, associação e escola técnica. O presidente estadual da ASSPM, Ângelo Criscuolo, demonstrou interesse. “A ideia é interessante. Será vantajosa para todas as partes envolvidas”.

Segundo a diretora, caso o projeto seja concretizado, os alunos beneficiados serão os que estudam hospedagem e os de pequenos cursos relacionados, como alimentos e bebidas, e eventos. Em breve, será marcada uma reunião no Centro Paula Souza para o assunto ser discutido.

Fonte..:: Assessoria de Imprensa Mongaguá / Cidade Paulistas

(turismo, hotelaria)

2º Curso Professor Surf e Auxiliar de Aulas de Surf

(evento_programação)

II Curso de Capacitação de Gestores de RPPN (Reserva Partcular do Patrimônio Natural) - Fundação Florestal

O curso será realizado no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba.

A Fundação Florestal abriu as inscrições para o II Curso de Capacitação de Gestores de RPPN (Reserva Partcular do Patrimônio Natural), sobre o tema Proteção e Fiscalização, a ser realizado em 6 a 7 de dezembro de 2010 no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar - Rodovia BR 101 – km 08 (Bairro de Picinguaba), Ubatuba (SP).

Essa é uma iniciativa do Programa RPPN Paulistas, coordenado pela Fundação Florestal e com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente/CBRN, Polícia Militar Ambiental, CETESB, ICMBio e WWF-Brasil, que busca contribuir com o esforço de proprietários de RPPN na proteção da suas reservas.

O curso destina-se às RPPN reconhecidas ou em processo de reconhecimento no território do Estado de São Paulo. É gratuito e as vagas são limitadas. O objetivo do curso é conhecer a legislação e os procedimentos de cada órgão fiscalizador do Sistema de Meio Ambiente e discutir medidas de proteção e fiscalização das RPPN.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Sobre o Parque Estadual da Serra do Mar e o Núcleo Picinguaba

O Parque Estadual da Serra do Mar, criado em 1977, com mais de 315 mil hectares, é o maior Parque do Estado de São Paulo e também o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica. É administrado desde fim de 2006 pela Fundação Florestal através de oito Núcleos de Gestão, com responsáveis e conselhos consultivos próprios.

O Núcleo Picinguaba, localizado em Ubatuba e com base operacional próxima à divisa do Estado do Rio de Janeiro, abrange 47.500 ha e é o único trecho que atinge o nível do mar, incorporando todos os ecossistemas associados à mata atlântica e comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas, reduto de cultura tradicional, com diretrizes de gestão da presença de populações na UC estabelecidas no Plano de Manejo e em implantação. Está inserida no Mosaico de UCs da Bocaina, juntamente com outras 14 UCs, do Norte SP e Sul Fluminense, formando corredor significativo de proteção da mata atlântica.

Sobre o alojamento
O alojamento e alimentação serão oferecidos gratuitamente. Tudo bastante simples, já que estaremos em um Parque Estadual. É necessário que o participante leve roupa de cama, cobertor, travesseiro, toalhas, além dos seus objetos de higiene e uso pessoal. É importante que, caso possua alergia, esta seja mencionada na ficha de inscrição. O alojamento estará disponível a partir das 18h00 do dia 5 de dezembro (sem oferta de alimentação).

Recomendamos que levem repelente, protetor solar e lanterna. Para contribuir com o ambiente, recomendamos também que cada participante leve uma canequinha plástica, para não utilizarmos copos descartáveis durante o evento.

Sobre a programação
Todos os palestrantes estão confirmados – SMA/CBRN, Policia Militar Ambiental, CETESB, ICMBio. A programação detalhada será enviada em breve aos inscritos.

Sobre as vagas e critérios para preenchimento
O curso possui 40 vagas destinadas à proprietários ou funcionários/gestores das RPPN reconhecidas existentes no Estado de SP (são 34 reconhecidas em âmbito federal e 14 no estadual). O proprietário da RPPN poderá indicar até dois participantes (incluindo ele próprio), porém o segundo permanecera em lista de espera. Serão privilegiadas as inscrições das RPPN reconhecidas, cujos funcionários/gestores tenham sido indicados pelo próprio proprietário.

Para o preenchimento das vagas remanescentes serão adotados os seguintes critérios de priorização, por ordem de inscrição:

1. Proprietário/funcionário de RPPN em processo de reconhecimento;
2. Segundo funcionário/gestor indicado pelos proprietários das RPPN reconhecidas;
3. Segundo funcionário/gestor indicado pelos proprietários das RPPN em processo de reconhecimento;
Casos omissos serão resolvidos pela coordenação do Programa RPPN Paulista.

Os proprietários interessados devem preencher e encaminhar a ficha de pré-inscrição indicando até dois participantes até 22 de novembro de 2010 para o e-mail rppn@fflorestal.sp.gov.br .
 
Fonte..:: Fundação Florestal

Corais de Natal se apresentam nos Jardins da Pinacoteca Benedicto Calixto

Em seis anos de realização do projeto mais de 8 mil pessoas prestigiaram os inúmeros corais que passaram pelo casarão


No próximo sábado, dia 27 de novembro, a partir das 20h00, tem início o projeto “Aleluia, é Natal!”, que em 2010 chega a sua 6ª edição, sob a coordenação da maestrina Claudia Rodrigues e a chancela da Pinacoteca Benedicto Calixto. Durante três finais de semana o público poderá assistir e interagir com os corais, nos jardins do casarão branco que abriga a Pinacoteca.

A abertura fica por conta do “Coral Liricus da Católica Unisantos”, “Bel-Canto Grupo Vocal” e “Canto Ma No Presto”. No dia 05 de dezembro (domingo), se apresentam o “Coral patrocinado pela Vale Fertilizantes”, “Coral Franceschini” e “Voz Ativa Madrigal”. Para o encerramento, dia 12 de dezembro (domingo) são aguardados o “Coral da UniSanta”, “Coral São Jorge” e “Ciranda Coral”. Todas as apresentações têm início às 20h00.

Sobre os corais
Sob a regência do maestro Beto Lopes, o Coral Liricus da Católica Unisantos conta com um repertório, principalmente, operístico, mas interpreta também obras eruditas em geral, incluindo peças renascentistas, barrocas, clássicas, românticas e contemporâneas, além de obras do cancioneiro popular. A maioria de seus 40 integrantes atuou em temporadas de óperas líricas em Santos. Além de regente, Beto Lopes se apresenta ao teclado. O coral foi criado em 22 de novembro de 2000.

O Bel-Canto é um grupo vocal independente, formado no início de 1998, em Santos, por Simone Schumacher. Nestes doze anos de existência, executa um repertório que transita entre a música étnica, world music, a música antiga e a MPB. Desde 2009 está sob a regência de Fernando Pompeu. Por duas vezes foi classificado com destaque no Mapa Cultural Paulista.

O Canto Ma Non Presto, sob a direção artística de Marcelo Recski, surgiu em 1999, inicialmente como um quinteto vocal formado por regentes e cantores que se interessavam pelo repertório de música popular. Atualmente o grupo conta com nove cantores, cada um com origens musicais das mais diversas, que vão do canto lírico e da composição e regência ao canto popular, com técnicas vocais das mais variadas. Com o passar dos anos, o entrosamento entre os componentes do coral permitiu uma personalização de repertório, de sonoridade e de escrita musical, o grupo passou a buscar também a incorporação do elemento cênico. Em 2003, começa uma parceria com o diretor Luiz Eduardo Frin, em “Lado B-O inverso de Nelson Rodrigues”, espetáculo que relacionava obras do repertório popular brasileiro ao universo dramático de Nelson Rodrigues, encenado entre os anos de 2004 e 2005. Já em 2007 montou o espetáculo “Organicidade”, que ficou em cartaz no Teatro Fábrica São Paulo nos meses de abril e maio. Finalmente, em 2008 circula com o show didático “As Vozes do Dono”, que apresenta um panorama histórico da música vocal brasileira.

Criado há 24 anos, o Coral patrocinado pela Vale Fertilizantes tem participado de diversos eventos e recebido importantes premiações. Com participações nos espetáculos “Luzes de Natal da Prefeitura Municipal de Santos”, “Brasil + 500 - Mostra do Redescobrimento”, no Ibirapuera e em Festivais de Corais e de Folclore, o grupo já gravou diversos discos com os corais da Petrobras. Dentro das comemorações do Ano do Brasil na França, a convite do Consulado Francês e da Aliança Francesa, participou de dois eventos nos Teatros Coliseu e Guarany. Abrindo o segundo dia do “Aleluia, é Natal!” se apresenta sob a regência da maestrina Meire Berti Gomieiro Fonseca.

Criado em 2002, o Coral Franceschini nasceu das raízes do Coral São Francisco de Assis da Basílica Menor de Santo Antonio do Embaré, fundado pelo Frei Estevam. Sua formação original era composta por marianos, filhas de Maria e por integrantes de outras associações religiosas. Tinha como finalidade participar de festas e celebrações litúrgicas da paróquia. O nome Franceschini remonta ao Século XIII e são uma referência às pessoas que acompanhavam São Francisco de Assis. Hoje o coral se apresenta em festas sacras, populares ou clássicas. A regência e o teclado ficam por conta da Profa. Sandra Regina Henriques.

O Voz Ativa Madrigal, sob a regência e direção artística de Ricardo Barbosa, fecha a programação do dia 05 de dezembro. Criado em 1997, o grupo desenvolve projetos musicais e participa como convidado de concepções idealizadas por diversos artistas, a exemplo da temporada com a dupla Kleiton e Kledir, no Tom Brasil, em São Paulo. Idealizadores do Promusa – Projeto de Música Sacra, gravaram o CD “Pró Nobis”. Em 2000, recebeu o prêmio de melhor grupo vocal do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. No ano seguinte assina contrato com a gravadora Lua Discos para produzir o seu segundo CD, “Natal e Paz”, que registrou canções natalinas tradicionais, a cappella, em versões para o português.

Em junho de 2005, o grupo realizou turnê pela Alemanha. Com repertório essencialmente brasileiro participou de concertos eruditos e shows de MPB, totalizando 9 apresentações a convite de instituições tradicionais daquele país, como as Universidades de Tübingen e Münster e o Museu de Instrumentos de Monique. Em 2009 realiza o “Natal Itaú 2009” se apresentando na Avenida Paulista, em São Paulo e em Ipanema, no Rio de Janeiro. Mais dois CDs fazem parte da trajetória desse madrigal. “Dominus” foi indicado para o prêmio TIM de música Erudita, em 2007 e este ano, lançou “Negro Spiritual”, como parte do Projeto Música Preta de pesquisa da música afro-descendente.

O Coral da Unisanta abre a última noite de programações, em 12 de dezembro. Criado há 13 anos, para se apresentar em cerimônias e eventos internos da universidade, o coral é composto por ex-alunos, alunos e integrantes da comunidade. Hoje, participa como convidado de diversas programações na cidade. Até 2008 esteve sob a regência do maestro Edmundo Barduco. Com seu falecimento, a maestrina e tecladista Profa. Sandra Regina Henriques assumiu a o posto. Desde que foi criado, a coordenação geral está sob a responsabilidade da Prof.ª Maria de La Sallete Paulo de Oliveira.

Criado há um ano o Coral São Jorge se diferencia dos demais por se tratar de uma integração entre amigos que buscam no refúgio musical o aperfeiçoamento de seus talentos individuais. Antes desta formação, todos os integrantes já participavam, informalmente, de eventos beneficentes, missas, encontros de corais e profissionalmente de festas e casamentos. Hoje são regidos pela pianista e maestrina Maria Cecília Gozzoli, responsável pela formação do grupo que conta com 30 integrantes.

Encerrando a programação do “Aleluia, é Natal!”, o Ciranda Coral se encarrega de chamar o público para participar ativamente da cantoria. Idealizado e regido pela maestrina Claudia Rodrigues, o Ciranda conta com a união de três corais formados pelos grupos “Mulheres Apenas”, “Coral Lótus – do Grupo Lótus – Associação Parkinson da Baixada Santista” e convidados que se unem exclusivamente para esta execução. São diversas músicas populares e de Natal, conhecidas do público, alegres e fáceis de cantar. A ideia é que as pessoas celebrem o espírito de Natal na comunhão de vozes. É também uma forma de incluir no prazer do canto uma plateia que há anos se encanta com os corais que se apresentam na varanda do Casarão Branco. “Queremos resgatar, no canto em grupo, o espírito da ciranda: uma grande brincadeira aberta à participação de todos, sem limitação de prática ou habilidade, que se torna fascinante pela energia das pessoas que cantam juntas”, explica Claudia Rodrigues.

Programação Corais de Natal 2010 - Pinacoteca Benedicto Calixto


..::Serviço::..

Evento: Aleluia, é Natal!
Datas: 27 de novembro (sábado); 05 de dezembro (domingo) e 12 de dezembro (domingo)
Horário: às 20h00
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Estacionamento: Avenida Epitácio Pessoa, 100 – fundos da Pinacoteca
Evento gratuito.

(evento_programação)

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.