Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Brotas apresenta ao Brasil a cartilha do turismo bem feito

Com planejamento estratégico, participação da iniciativa privada e poder público, além de atrativos turísticos que justifiquem os esforços, os destinos nacionais vão tomando forma e se profissionalizando cada vez mais. 

É o caso de Brotas, no interior de São Paulo, que em 2017 recebeu 250 mil turistas e no ano passado saltou para 320 mil visitantes.

Pesca esportiva na Represa do Patrimônio, em BROTAS SP (Crédito: Carlos Zaith)

Em termos percentuais, segundo a secretaria de Turismo do município, a quantidade de atividades realizadas no município (visitação de cachoeiras, rafting, boia-cross, trilhas, off road, canionismo, entre outras, e hospedagem) aumentou 13,8% na comparação com 2017.

“Esses números se devem a alguns fatores, como planejamento estratégico, plano de marketing, assessoria de imprensa e a consolidação de nosso calendário de eventos”, afirmou o secretário de turismo de BROTAS, Fábio Pontes.

De acordo com o secretário os períodos de sazonalidade – que ocorriam nos meses e agosto – agora são quase imperceptíveis. “Melhorou bastante e isso tudo se deve à parceria com a iniciativa privada. O poder público e a iniciativa privada seguem investindo no turismo, com destaque para melhoria da infraestrutura, ampliação de atrativos e preservação do meio ambiente”, afirma Pontes ao DT. “Criamos um calendário anual de eventos turísticos, reaproximamos os empresários do poder público, atualizamos o plano diretor de turismo e lançamos novos eventos como produtos turísticos. E investimentos em divulgação”, completa.

..:: Estância
Cidade considerada Estância Turística pelo governo do Estado de São Paulo em julho de 2014, Brotas tem uma suplementação anual de 2.8 milhões de reais para investimentos em infraestrutura, ações essas ligadas diretamente ou indiretamente à atividades turísticas. “O uso principal desse aporte é na infraestrutura. Como o nosso forte é o ecoturismo, precisamos nos antecipar a qualquer ameaça à natureza. Investimos, só na Tratamento de esgoto 2 milhões de reais”, quantificou o secretário lembrando que esse investimento impacta diretamente no Rio Jacaré, onde há a prática do rafting.


..:: Pioneira
Além de ser pioneira na criação de uma lei específica de turismo de aventura e natureza, Brotas implantou em 2015 a Lei do Voucher Turístico, uma pulserinha de papel colorida usada pelo turista para controlar o número de visitantes em cada atividade e, assim, não ultrapassar o limite definido no estudo de impacto ambiental.

“Esse voucher tanto serve para contarmos o número de visitantes e turistas como para evitar a sonegação de impostos sobre a atividade turística.

..:: Turista é importante
Brotas possui uma população que gira em torno dos 25 mil habitantes e, segundo o secretário, essa população aos poucos assimila a importância do ecoturismo para o município. Considerada a capital do turismo de aventura já que concentra a maior oferta de atrações desta natureza no Brasil, Pontes adianta que 25% dos empregos diretos e indiretos da cidade provém do turismo. “Como incide imposto sobre toda a atividade turística, a Prefeitura de Brotas arrecadou 12% mais com o ISSQN Turístico: R$ 1.039 milhão em 2018 contra R$ 928 mil em 2017”, quantifica o executivo. Temos uma campanha em andamento mostrando à população que o turismo é importante”, sintetiza Pontes.

Fábio Pontes tem larga experiência no mercado turístico. Turismólogo pelo Senac-SP, antes de dirigir a pasta em Brotas, foi secretário de turismo de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo.

Cachoeira no Ecoparque Cassorova (Crédito: Sandro-Fraga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.