Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Erva Baleeira (Cordia verbenácea), Arbusto da Mata Atlântica que pode ser usada como Erva medicinal e Tempero na Cozinha

Com o nome científico de Cordia verbenácea, a erva baleeira é uma planta de origem brasileira, tendo seus primeiros exemplares sido encontrados primeiramente na Mata Atlântica, e posteriormente espalhou-se por todo o litoral. É um arbusto perene que pode atingir entre 2 e 4 metrôs de altura. Suas folhas são elípticas, com textura extremamente áspera, podendo medir até 20 cm de comprimento, e cujo aroma lembra tabletes de tempero de carne e galinha, totalmente diferenciado de outras plantas. Sua flor é branca e a torna ainda mais bonita e especial. A erva baleeira não é apenas bela, mas possui muitas propriedades medicinais, e se tornou popular de uma forma curiosa.

Foto de..:: Patricia Merante Cardozo
Local: Parque Estadual Xixová Japuí

..:: Descobrimento da planta
É sabido por todos que, antes da evolução da medicina e da indústria farmacêutica, os antigos utilizavam plantas para curar seus males, e muitos descendentes destes ainda mantém fielmente esse costume. Pois bem, algumas décadas atrás, um pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) viajou para o litoral paulista. Começou a observar um pescador que limpava seus peixes próximo a ele, quando de repente o pescador se corta e, para limpar o ferimento e acelerar sua cicatrização, pega algumas folhas de uma planta próxima, as amassa e pinga gotas de seu sumo na ferida. Curioso, o pesquisador questionou e pescador e coletou alguns ramos da planta para estudá-la. Pesquisas e estudos químicos confirmaram que a erva baleeira auxiliava o processo de cicatrização.

..:: Propriedades
As principais propriedades da planta erva baleeira são:
Anti-inflamatório;
Antisséptico;
Analgésico;
Cicatrizante;
Diurético;
Laxativo.

Foto de..:: Patricia Merante Cardozo
Local: Parque Estadual Xixová Japuí


..:: Benefícios e indicações
Embora possua muitas propriedades benéficas, dentre todas a anti-inflamatória é a mais forte e poderosa. Assim, é constantemente indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral. Como o pescador acima citado relatou, a erva baleeira também é um excelente antisséptico, analgésico e cicatrizante, sendo assim indicada para feridas e machucados em geral, já que aliviará a dor, limpará o local e promoverá sua cicatrização de forma mais rápida. Para o consumo como chá, a erva baleeira agirá como diurética, sendo indicada para infecções do trato urinário, dificuldade para a micção e pedras nos rins.

Foto de..:: Patricia Merante Cardozo
Local: Parque Estadual Xixová Japuí

..:: Como utilizar?
Para utilizar em males externos, como feridas, pingue algumas gotas de suas folhas num recipiente, molhe a ponta de um pano limpo com as gotas e o aplique sobre o local afetado. No caso de inflamações, deixe cinco folhas fervendo em meio litro de água, então embebe toda uma compressa no líquido e, quando a temperatura estiver morna, aplique na área inflamada.

Já para consumir seu chá, leve ao fogo 3 folhas da erva baleeira, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por 5 minutos, então desligue o fogo e abafe o recipiente. Quando a temperatura estiver adequada, coe e beba o chá duas vezes por dia.

Fonte Texto..:: Chá Benefícios

Foto de..:: Patricia Merante Cardozo
Local: Parque Estadual Xixová Japuí

..:: Na Cozinha (Tempero *PANC: erva baleeira ou “caldo de galinha”)

* Plantas Alimentícias não Convencionais

O uso dela na alimentação pouco se usa. E é uma pena, porque ela é segura e deliciosa!

Se usa as folhas, os galhos, é claro, não são muito adequados para fins culinários.

É bom você saber que ela não perde o gosto durante o cozimento como outras ervas: muito pelo contrário. É interessante deixar no fogo um tempo para que ela solte o aroma. A dica é acrescentar ela picadinha no feijão na hora de refogá-lo. Colocar no feijão é aquele tipo de uso bem cotidiano, que dá um sabor todo especial pra um prato (quase) diário. 

Pra quem quiser se aventurar num prato em que o sabor da erva baleeira tem um destaque especial, uma sugestão é fazer risoto de abóbora moranga, que ganha sempre um sabor adocicado, e acrescentar a erva baleeira em quantidade pra uma combinação imperdível.

E claro, se ainda existe tão pouco sendo falado de pratos temperados com ela, o negócio é testar o que nossa intuição mandar.

Fonte..:: Outra cozinha


Para Roteiros de Ecoturismo pela Baixada Santista


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Gratidão pela luz. Estou visitando o blog e aprendendo sobre a erva baleeira, tbm Maria preta. Vou procurar pra plantar e utilizar, principalmente na alimentação. Adoro folhas. Muita luz

    ResponderExcluir
  2. Fiquei surpresa com a indicação da erva,tenho dores e não durmo por causa da fibromialgia.Moro na P.Grande vou atrás de planta.Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe aqui na praia grande onde eu posso encontrar semente dessa erva ou até muda dela?????

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.