Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Imagens Antigas Itanhaém - Pinturas de Benedito Calixto




As pinturas de Benedito Calixto se encontram nos principais museus do Brasil, incluindo até o Estado do Pará. Várias prefeituras e igrejas também possuem suas telas e diversos particulares as possuem em suas coleções.

Benedito Calixto, que dispunha de amplo conhecimento sobre o litoral paulista, atuou ainda como cartógrafo, realizando ensaios de mapas de Santos, e como historiador, escrevendo sobre as capitanias paulistas.

Quando descansava da pintura, era no passado histórico de São Paulo que se refugiava, ou então se voltava para as estrelas, em sua paixão de astrônomo amador.

Nos últimos anos de vida, sobretudo, se transformou numa autêntica máquina de fazer quadros, como se pode observar nesse trecho de uma carta remetida em maio de 1919 a um comerciante que se incumbia de lhe vender a produção: " Peço-lhe o favor de tomar nota das pessoas que querem outros quadros, a fim de que as mesmas se expliquem sobre o tamanho e o gênero que desejam, bem como o ponto ou lugar que devo reproduzir."

Na mesma carta, desencantado, acrescenta: “Pouco ou nada me adianta, agora que já estou velho, a opinião e conselho dos críticos sobre meus trabalhos. Desejaria apenas, que os jornais dessem notícias dos quadros vendidos, etc., e mais nada, pois não preciso de reclame.” (Benedito Calixto 14/10/1853 * 31/05/1927)

Fonte..:: Osmar Lima/Imagem e Memória de Itanhaém / Mercadoarte


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.