Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Prêmio Comunidade em Ação 2017: Jornal A Tribuna - Renato Marchesini e Comunidades se Unem para o Turismo Social

Com muita felicidade este ano Renato Marchesini foi novamente indicada para o Prêmio Comunidade em Ação, que é uma iniciativa do Jornal A Tribuna. 

Isso se deve ao trabalho que estamos contribuindo para o desenvolvimento do Turismo Comunitário em várias comunidades da Região.

Os 15 projetos escolhidos terão seus projetos contados em reportagens especiais no Jornal A Tribuna, publicadas todas as quartas-feiras.

O Comunidade em Ação tem a finalidade de valorizar as ações voluntárias de pessoas que utilizam  seu tempo em benefício de causas sociais. Possui também como meta estimular, através da divulgação desses trabalhos, outros setores da sociedade civil a adotarem o mesmo caminho, despertando na coletividade a importância de ações em benefício de todos.

Gratidão as Comunidades e ao Jornal a Tribuna por acreditarem em nosso trabalho, determinação e sonhos em comum.

Continuamos a Somar....

Muita Luz Sempre....
Renato Marchesini



Aqui Matéria em PDF para melhor visualização


..:: O Turismo Transformador


Por..:: Renato Marchesini

Costumo dizer que o Turismo Comunitário é um Turismo Transformador “transforma quem recebe e transforma quem visita”.

O Turismo Comunitário diz respeito às atividades e serviços ligados às comunidades que recebem visitantes. Muito mais que um segmento de turismo, o turismo comunitário é visto como uma ferramenta ou um instrumento de organização das comunidades, que exige que as famílias se envolvam de forma ativa em todas as etapas do trabalho: no planejamento, na execução, na avaliação e no monitoramento das atividades. Vem a ser uma opção de atividade para a comunidade, permitindo-lhes trabalhar no ecossistema local e em seu próprio espaço, divulgando suas tradições, conhecimentos e tão rica cultura.

Trata-se do esforço da reorientação da experiência turística, trocando a massificação por uma vivência autêntica, mais próxima da realidade local (tanto da comunidade, quanto dos espaços, significados por seus usos tradicionais). Reside aí a essência do turismo comunitário, prática da visitação intencional à “alma” do lugar e das pessoas que o habitam.

É pertinente afirmar que o turismo comunitário tende a fortalecer vínculos, ajudar a mudar a imagem que as pessoas – residentes e visitantes – têm da cidade e da comunidade e pode colaborar para a manutenção da qualidade de vida da população local, uma vez que atrai investimentos e propicia o consumo no local. Nesse sentido poderá, inclusive, estabelecer novas relações e fortalecer relações comunitárias já existentes e a aplicação deste modelo em outras comunidades semelhantes.

Na teoria pode até parecer fácil, mas é muito complexo, pois envolve muitas pessoas, desejos, ansiedades, expectativas, perseverança... Mas isso tudo deve ser sempre dialogado e planejado de forma holística e sustentável. 

Hoje na Baixada Santista trabalhamos em conjunto com as Comunidades da Ilha Diana (Santos SP), Caruara (Santos SP), Cota 200 (Cubatão SP), e São Roque Caboclo Tupinambá (Bertioga SP). E estamos em estudos para ampliar para outras localidades.

Podemos e devemos fazer do turismo uma ferramenta de transformação ambiental, social e econômica. Este é nossa meta!

Agradecemos as Todos (Que são Muitas Pessoas) que contribuem e participam nesta missão que Transforma Vidas de Visitantes e Visitados.


Para Roteiros de Turismo na Baixada Santista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.