Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

segunda-feira, 15 de maio de 2017

5 Plantas Nativas Brasileiras para você Conhecer e Comer à Vontade (Pancs - Plantas Alimentícias não Convencionais)

São dez os cultivos mais importantes do planeta (milho, trigo, arroz, batatas, mandioca, soja, batata-doce, sorgo, inhame e banana), são poucas as plantas que o ser humano consome, por influência dos mercados globais. Mas a natureza tem muito mais a nos oferecer.

Quando as cidades ainda tinham muitos jardins, e eram rodeadas de campos. Quando as matas ainda prevaleciam e as águas eram puras. Quando a natureza estava mais preservada, menos poluída, então nós, seres humanos, tínhamos mais alimentos disponíveis em todos os lugares.

A natureza nos dá uma diversidade imensa de plantas alimentícias que nós nos esquecemos que podemos comer. Elas estão nos campos, jardins, nas capoeiras e nos grotões. Algumas famílias ainda as cultivam, passando de uns para outros o conhecimento ancestral do seu aproveitamento.

Mas, essas são plantas que não têm nenhum valor comercial. Quer dizer, o mercado não lhes dá valor monetário e por isso, não se encontram nem nas feiras livres. São conhecidas por Pancs (plantas alimentícias não convencionais).

As plantas que comemos, pelo mundo afora, são uma quantidade restrita das alimentícias e, nem sempre são as mais ricas ou mais saborosas.

Veja se você conhece, na lista abaixo, alguma dessas plantas nativas brasileiras comestíveis. Se não conhecer, pergunte à sua avó, a um biólogo botânico, morador tradicional, guia de ecoturismo e ou talvez ao velho jardineiro, se ele se lembra delas, na infância.


1. Picão/Carrapicho (Bidens pilosa)
Suas folhas podem ser usadas em saladas. É medicinal sendo seu chá indicado para problemas hepáticos.



2. Serralha (Sonchus oleraceus)
As folhas são usadas cruas em saladas ou refogadas. É rica em vitamina A, D e E.



3. Serralhinha/Flor de Pincel/Algodão de Prea (Emilia fosbergii Nicolson)
Folhas podem ser usadas em saladas e sucos verdes. Seu chá é útil contra infecções urinárias. Suas flores também são comestíveis e usadas em risotos, saladas, sopas etc.



4. Taboa (Typha domingensis)
Os brotos e centro do caule podem ser usados como palmito. Das inflorescências (as "salsichas") tira-se o pólen que pode ser usado como cereal e em massas de pães e bolos - pode-se comê-lo cru. Por fim, a raiz pode ser cozida e tem o mesmo teor de proteína do milho e batata. Mas, as taboas absorvem metais pesados das águas portanto, só coma esta planta se tiver garantia da potabilidade das águas que as banham.


5. Taioba (Xanthosoma sagitifolium)
Comem-se as folhas, em saladas ou refogados e os tubérculos, cozidos ou assados. É rica em vitaminas e sais minerais. Atenção utilizar a espécie correta! Saiba mais AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..