Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Elevação da Maré - Prevenção das Cidades - Defensa Côncava


Por..:: Hedelcio Rodrigues

Uma cidade pode sofrer com um grande temporal, especialmente se chover em 24 horas o que estava previsto para o mês todo. Mas, uma cidade litorânea possui um duplo problema: tanto pode ser atingida com grandes temporais, quanto com fortes ondas – em grandes ressacas ou até tsunami. E justamente nesse domingo houve uma forte ressaca em Santos. A elevação da maré chegou a 2,60 metros, causando enorme prejuízo a centenas de pessoas, em especial na região a partir do canal 6 em direção ao Ferry Boat. 

O pior é que as alterações climáticas globais tornam bastante pessimistas as previsões até 2050. A tendência é que haja ressacas cada vez mais fortes. Será que vamos esperar, passivamente, uma elevação de maré alcançar 3 metros e causar uma tragédia? Desta forma, penso que é dever do poder público priorizar o investimento em defensas côncavas, como o modelo chileno acima.

“Existem diversos grandes progressos. Um deles é a observação global, onde satélites medem em que dimensões o gelo na Groelândia e na Antártida está derretendo. Esses dados não estavam disponíveis sete anos atrás. Essas medições nos permitem agora ter uma visão consistente da elevação atual do nível do mar. Nós sabemos que essa elevação ocorre devido ao recuo global das geleiras, do aquecimento da água dos oceanos e sua expansão, além do derretimento do gelo na Groelândia e na Antártida. A adaptação à mudança climática deve ocorrer de todas as formas, pois muitas pessoas já estão sendo atingidas pelas mudanças climáticas como consequência do aquecimento. A luta ainda não está perdida, mas a cada ano que se passa em que nenhuma redução das emissões é alcançada, as metas do clima já aceitas se distanciam até que possam desaparecerer de forma definitiva. É necessário fazer adaptações, pois as mudanças climáticas estão ocorrendo neste exato momento. A questão é saber até que ponto somos capazes de nos adaptar. "(Thomas Stocker). 

Eu (Renato Marchesini) diria até mais..:: Como podemos reverter e estabilizar a situação ou até mesmo nos adaptar. 

Para Saber Mais..:: Swissinfo / G1 / Biobio
Fonte..:: Hedelcio Rodrigues





Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Observar, pensar, questionar, orar, escrever, participar, trabalhar. Representamos a parte não inerte da sociedade. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. É uma grande verdade!!! Parabenizo o meu amigo Hedelcio Rodrigues pelo excelente post.

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.