Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Elevação da Maré - Prevenção das Cidades - Defensa Côncava


Por..:: Hedelcio Rodrigues

Uma cidade pode sofrer com um grande temporal, especialmente se chover em 24 horas o que estava previsto para o mês todo. Mas, uma cidade litorânea possui um duplo problema: tanto pode ser atingida com grandes temporais, quanto com fortes ondas – em grandes ressacas ou até tsunami. E justamente nesse domingo houve uma forte ressaca em Santos. A elevação da maré chegou a 2,60 metros, causando enorme prejuízo a centenas de pessoas, em especial na região a partir do canal 6 em direção ao Ferry Boat. 

O pior é que as alterações climáticas globais tornam bastante pessimistas as previsões até 2050. A tendência é que haja ressacas cada vez mais fortes. Será que vamos esperar, passivamente, uma elevação de maré alcançar 3 metros e causar uma tragédia? Desta forma, penso que é dever do poder público priorizar o investimento em defensas côncavas, como o modelo chileno acima.

“Existem diversos grandes progressos. Um deles é a observação global, onde satélites medem em que dimensões o gelo na Groelândia e na Antártida está derretendo. Esses dados não estavam disponíveis sete anos atrás. Essas medições nos permitem agora ter uma visão consistente da elevação atual do nível do mar. Nós sabemos que essa elevação ocorre devido ao recuo global das geleiras, do aquecimento da água dos oceanos e sua expansão, além do derretimento do gelo na Groelândia e na Antártida. A adaptação à mudança climática deve ocorrer de todas as formas, pois muitas pessoas já estão sendo atingidas pelas mudanças climáticas como consequência do aquecimento. A luta ainda não está perdida, mas a cada ano que se passa em que nenhuma redução das emissões é alcançada, as metas do clima já aceitas se distanciam até que possam desaparecerer de forma definitiva. É necessário fazer adaptações, pois as mudanças climáticas estão ocorrendo neste exato momento. A questão é saber até que ponto somos capazes de nos adaptar. "(Thomas Stocker). 

Eu (Renato Marchesini) diria até mais..:: Como podemos reverter e estabilizar a situação ou até mesmo nos adaptar. 

Para Saber Mais..:: Swissinfo / G1 / Biobio
Fonte..:: Hedelcio Rodrigues





Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Observar, pensar, questionar, orar, escrever, participar, trabalhar. Representamos a parte não inerte da sociedade. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. É uma grande verdade!!! Parabenizo o meu amigo Hedelcio Rodrigues pelo excelente post.

    ResponderExcluir

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..