Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 26 de março de 2014

Feira do Produtor em Itanhaém SP, onde o rural e o urbano se encontram

Por..::  Secretaria de Comunicação Social

No último dia 5, a Feira completou 3 anos  

Frutas, verduras e legumes frescos, vindos diretos da horta para a banca. Isso é o que a população encontra na Feira do Produtor, que acontece todos os sábados no estacionamento da Prefeitura. Banana, palmito, manga, caju, tomate e abobrinhas dividem espaço com as receitas diferentes feitas com os produtos como brigadeiro e nhoque de banana, doce de leite fresco, compotas, bolo do coquinho do palmito pupunha e vinagrete de palmito.

Desde seu lançamento, que aconteceu no dia 5 de março de 2011, até hoje, são mais de 180 participantes do programa (entre agricultores, pescadores e familiares). De acordo com a gestora do Banco de Alimentos de Itanhaém, Luciana Melo, há uma média de 70 barracas espalhadas por toda a Cidade. “A Feira se expandiu, não é só no Paço. Há barracas de pescadores cadastrados no Programa que ficam nas praias do Suarão, Loty, Cibratel I e II, Bopiranga e Gaivota, além dos locais que chamamos de Segurança Alimentar Ponto Cego, que são duas unidades instaladas onde moradores das imediações do Rio Preto e Mambu podem comprar produtos frescos sem precisar ir ao Centro”.

E os agricultores em breve terão um espaço permanente para as vendas. Com a previsão de entrega em janeiro de 2015, irão para a nova sede que fica na Rua Marechal Rondon, esquina com a Urcezino Ferreira (antigo Mercado Municipal), no Mosteiro. No local terão barracas feitas de alvenaria, além de uma cozinha piloto para alimentos processados. O espaço abrigará também o Banco de Alimentos e a Unidade de Processamento de Pescado. “Eles poderão vender os produtos todos os dias, com uma infraestrutura melhor do que a de hoje, além de terem melhores condições de armazenamento”, conclui Luciana.

Para o diretor de Agricultura e Pesca, Odil Cocozza Vasquez Junior, nestes três anos da implantação da Feira no Município, além da questão de melhoria na renda dos agricultores, merece destaque a importância do papel que a mulher assume como protagonista do Programa. “A mulher é a cabeça desse projeto, ela é quem define as ações, quem vai para a lida, quem fica na barraca”.

Outro ganho muito significativo, de acordo com Junior, é também o fato de os agricultores terem a oportunidade de serem reconhecidos. “Essa inserção social do meio rural com o urbano é um orgulho para os produtores”, finaliza.

Para Mariane Stabel e Maurício Portela Salsa, agricultores há 10 anos, a Feira ajuda muito na renda familiar ”Estamos aqui desde outubro de 2013 e para nós foi um escape porque não tínhamos onde vender o que plantamos lá no sítio. Aqui vendemos frutas e verduras, leite fresco, palmito, geléia de maracujá e ovos caipira. Mas o que mais sai é nhoque de inhame e as conservas que eu faço”, diz Mariane.

O casal Maria das Dores Alves e Francisco Osvaldo Amâncio há 5 anos vivem da agricultura e participam da Feira desde a inauguração, em 2011.“Agora nós não perdemos mais nada porque temos como escoar nossa produção. Antes os produtos acabavam estragando e hoje tudo o que plantamos nós vendemos”.

A Feira do produtor acontece todos os sábados na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, das 7 às 16 horas.


(evento_programação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.