Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Maior reservatório de água da América Latina será aberto a visitação

Imagine um prédio de cinco andares, com largura equivalente a quatro pistas de uma estrada e um túnel com comprimento superior a 800 metros. Esse é o tamanho do maior reservatório de água tratada encravado em rocha da América Latina, que fica justamente na divisa entre Santos e São Vicente, na região de Santa Tereza/Voturuá. O local, que passará por limpeza, será aberto à visitação por quatro dias.

“Ele foi construído no final da década de 1970 para suprir a demanda de abastecimento em toda a região. Hoje, ele é suficientemente grande para atender a Baixada Santista”, afirma o superintendente regional da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), João Cesar Queiroz Prado.  A capacidade total supera os 110 milhões de litros de água, o equivalente a 44 piscinas olímpicas.

Segundo Prado, a manutenção do reservatório ocorre periodicamente a cada dois ou três anos. “É algo obrigatório para garantirmos a qualidade do serviço e da água que chega até as pessoas”, comenta. O serviço preventivo ocorre para a limpeza e desinfecção das duas câmaras que constituem o reservatório.

Para que os trabalhos sejam feitos, o local é esvaziado, processo que dura cerca de 15 dias. Depois, a partir do dia 27 de agosto, enquanto é higienizado, a Sabesp oferece a chance para as pessoas conhecê-lo.

A idade mínima é de 12 anos e as visitas terão duração em média de 40 minutos, sendo realizadas em grupo, de terça a sexta-feira, até o dia 30. Os horários serão às 9, 10, 11, 14, 15 e 16 horas e os interessados devem fazer agendamento prévio por meio do telefone (13) 3201-2657.


Planejamento 

Segundo a Sabesp, as escolhas do mês (agosto) e da forma de execução dos serviços são estratégicas, pois o inverno é a estação do ano em que menos se consome água. Assim, esvaziando uma câmara por vez, mantém-se o abastecimento com a outra metade, enquanto é feita a manutenção.

As manobras técnicas para limpeza começam interrompendo a entrada de água proveniente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão por meio da adutora interligada à câmara Voturuá, até que todo o líquido reservado seja consumido pela população.

A Sabesp esclarece que os visitantes entrarão no reservatório por uma tubulação chamada flange cego, que tem 1.800 milímetros de diâmetro, usada para fechar extremidades dos sistemas de tubulação e que dará acesso ao interior. Mas, para que isso aconteça, quase 70 parafusos desta peça terão que ser retirados.

De acordo com a Sabesp, a limpeza do reservatório vai exigir uma operação especial: 400 metros de fiação elétrica e 60 lâmpadas de 100 watts, carrinhos de mão, lanternas, baldes, rodos, vassouras e 400 metros de tubos de polietileno para hidrojatear com alta pressão 400 metros de adutoras com 1.200 mm de diâmetro e 68 pilastras de concreto.

Fonte..:: A Tribuna


(turismo, fatos_históricos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.