Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lançamento Branquinha, a história do Casarão Branco


De monitora a escritora - Bárbara Leite lança o primeiro livro sobre a Pinacoteca Benedicto Calixto, destinado ao público infantil. Uma história bem contada sobre o casarão branco da orla da praia.


Livro..:: Branquinha, a história do Casarão Branco
Autora..:: Barbara Andressa Barros Leite
Editora..:: Comunnicar
Páginas..:: 36
Preço..:: R$ 25,00 -  a venda na Pinacoteca Benedicto Calixto
Lançamento..:: 20 de dezembro, às 18h30, no casarão

Ela entrou na Pinacoteca como monitora. Por demonstrar um interesse diferenciado pelo museu, logo foi incorporada à equipe efetiva de funcionários. Tudo aconteceu muito rápido, as para Barbara Andressa Barros Leite foi tempo suficiente para notar que faltava um material específico para as crianças que diariamente passam por ali, um livro que contasse a história de um casarão branco que sobreviveu à agressiva especulação imobiliária e que é uma raridade na orla da praia de Santos.

Branquinha, a história do casarão branco é o título da obra e o nome do personagem principal de um enredo que, de forma lúdica, fala da vida, dos medos, desafios e conquistas e uma casa que, desde que foi construída até se tornar a Pinacoteca Benedicto Calixto, cumpriu um destino tão glamoroso, quanto turbulento.  “No livro, a casa fala por si, uma solução encontrada para aproximar as crianças de um conteúdo didático”, explica a autora que, além de assinar o texto, também assumiu a tarefa de ilustrar a história.

A realização de Branquinha foi baseada em cuidadosa pesquisa e orientada por Edith Pires Gonçalves Dias, a única moradora viva do casarão. Ela, que foi incansável na luta pela desapropriação do imóvel, residência de sua família por décadas, confessa que ficou emocionada com o resultado. “Ao percorrer as páginas deste livro, senti-me a própria Branquinha”! 

O lançamento está marcado para o próximo dia 20 de dezembro, quinta-feira, às 18h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto  (Av. Bartrolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão). Além da noite de autógrafos, o ator Alexandre Camilo, diretor do projeto Ação do Coração, vai dramatizar a história, o caricaturista Caca Marszolek Bueno vai retratar o público presente e os músicos Tarso Ramos e o Fábio Salgado farão uma apresentação ao piano.

..:: Sobre o livro
Branquinha, de forma lúdica, conta a história da sua vida, seus medos, desafios e conquistas, desde quando foi construída até se tornar a Pinacoteca Benedicto Calixto e tornar-se conhecida como O Casarão Branco.



..:: Sobre a autora
Bárbara Andressa de Barros Leite é paulista, formada em Artes Visuais pela Universidade Santa Cecília. Reside na Baixada Santista há mais de quatro anos e trabalha na Pinacoteca Benedicto Calixto. No contato com grupos de estudantes que visitam o museu diariamente, Bárbara sentiu a necessidade de apresentar a história da Pinacoteca em linguagem de fácil compreensão, para instigar nesta faixa de público o desejo de preservar a memória e a história de um patrimônio histórico de grande importância para a cidade de Santos.

Fonte..:: por email Gisela Kodja

(evento_programação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.