Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Revolução / Mobilização / Ativismo através das Redes Sociais > bem utilizada é muito útil.


Sim, a acesssibilidade,  a mobilidade e a interação através das redes sociais mudaram a forma que vivemos e nos comunicamos. Mas mais do que isso, toda essa conectividade deu voz a quem nunca pôde ser ouvido. 

Em 2011 pudemos presenciar um marco histórico: a população de países como Egito, Líbia e Síria se mobilizando através de redes sociais contra a tirania de seus líderes. Veja aqui 

O mundo está cada vez mais globalizado e tudo isso aconteceu sem que pudéssemos perceber exatamente quando aconteceu. A internet cresceu, se expandiu, o acesso à informação ficou muito mais fácil e cada vez mais pessoas se conectam através da rede.

Veja o vídeo e entenda o tamanho das mídias sociais:


O surgimento das redes sociais veio suprir uma necessidade básica do homem: o relacionamento interpessoal. A internet por si só acabou esfriando um pouco as relações humanas, as quais muitas pessoas estavam substituindo por conversas via internet, mas as pessoas ainda sentiam a necessidade de se comunicar umas com as outras e saber o que se passa na vida dos seus amigos. Em 2004, o Orkut chegou e virou uma febre. Quem não lembra que pessoas vendiam convites para o Orkut no eBay ou no Mercado Livre?

Os anos se passaram, as redes sociais se popularizaram e uma grande discussão surgiu sobre a etiqueta nas redes sociais, que em grande parte viraram ponto de propagação de spam e pornografia. Esta propagação fez com que boa parte da opinião pública ficasse contra as redes sociais e não percebesse o verdadeiro poder destas ferramentas.

E qual é o verdadeiro poder de uma rede social?

Redes sociais mobilizam pessoas, criam tendências, propagam notícias. Movimentos como o Occupy Wall Street tomaram proporções jamais imaginadas no mundo e viraram globais, chegando inclusive ao Brasil.

O grande problema ainda é a etiqueta. Não discrimino quem compartilha memes na internet, até porque eu mesmo faço isso quando acho engraçado ou interessante. Mas não precisamos de muito tempo olhando nossas timelines para ver que muitas pessoas usam redes sociais apenas com esta finalidade.

Voltando às revoltas no mundo árabe, que se iniciaram no final de 2010 e ficaram conhecidas como “Primavera Árabe”, as redes sociais foram de suma importância para o sucesso dos movimentos. Através de Facebook ou Twitter, a população pôde mostrar ao mundo a corrupção, a tirania e a violência que vários governos de nações árabes e islâmicas sofriam. As revoltas eram narradas em tempo real e muitas mobilizações foram combinadas através de redes sociais. Anteriormente, tínhamos visto situação parecida na invasão do Iraque, onde alguns blogueiros narravam em tempo real a invasão por parte das tropas americanas.

A Primavera Árabe resultou na queda de alguns líderes, trocas de governo e populações mais conscientes do poder que tem nas mãos. Mostrou ao mundo que existe muita gente sofrendo e que quer mudança. Também nos ensinou que o povo unido consegue boas coisas, e que para termos o bem individual precisamos primeiro do bem coletivo.

..:: Mas atenção

Mesmo com toda a tecnologias a forma como comunicamos ainda não é mais importante do que o conteúdo, pelo menos quando estão em jogo causa e convicções.

Os movimentos ativistas de cidadão são baseados em laços sociais fortes e só podem ser consequentes se estiverem organizados em torno de uma hierarquia organizada.

As redes sociais são ferramentas extraordinárias e brutalmente eficientes para nos ligarmos a centenas de pessoas que acreditam nos mesmos ideais. As redes sociais podem ser um instrumento eficaz para aumentar a participação das  pessoas numa causa.

A eficácia destes movimentos somente acontece quando possui uma base e estruturas organizadas com uma hierarquia bem definida capaz de fixar objetivos e de tomar decisões estratégicas.

..:: Importante


Devemos refletir sobre o assunto. Não estamos incitando revoltas violentas, mas devemos sim nos mobilizar e exigir o fim da corrupção, melhorias na saúde, educação, segurança pública, criação de empregos, defender a natureza, patrimônio histórico, cultural e artísticos… Enfim, várias melhorias....

Nem toda revolução fica apenas na internet, as redes sociais podem e estão nos ajudando a mudar o mundo.

As redes sociais ajudam a comunicar e divulgar os desejos, e a população quando organizada  possui muita força e pode mudar seu destino.

Usem bem as redes sociais, pois nós mesmos somos a revolução!

(recicle suas idéias)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.