Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Notícias e Eventos de Biologia Setembro 2012

Palestra Evolução em Coloração em Animais 
Em comemoração ao Dia do Biólogo, 3 de setembro, o Curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS convida o público para assistir a palestra Evolução em Coloração em Animais, que será proferida por Me. Thadeu Sobral de Souza.
Data: 3 de setembro, às 19 horas
Local: Auditório 310, Campus D. Idílio José Soares, Av. Conselheiro Nébias 300, Santos (SP)
coord.bio@unisantos.br

Projeto autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3423/12, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que autoriza o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases. Atualmente, os responsáveis técnicos por essas atividades são os engenheiros agrônomos e florestais. A proposta altera a lei de crimes ambientais, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei 10.711/03).
Segundo o autor, os conteúdos para o exercício dessas atividades constam do núcleo de formação básica dos biólogos. “Vale frisar que muitos destes conteúdos são oferecidos de forma compartilhada entre os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Florestal, e que a maioria dos docentes que ministram tais conteúdos são biólogos, sendo, inclusive, autores de um grande número de trabalhos científicos e livros na área”, afirma.
Ricardo Izar argumenta ainda que se o biólogo detém habilitação técnico-científica não há porque restringir sua atuação profissional na área de tecnologia de sementes e vivericultura, que é a produção de mudas.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Vote na enquete: AQUI

IX Encontro do Instituto Adolfo Lutz 
Entre os dias 21 e 23 de novembro deste ano, o Instituto Adolfo Lutz promove o seu IX Encontro. O tema central será:  "Avanços e desafios da ciência no Laboratório de Saúde Pública" e será acompanhado pelo I Simpósio Internacional de Vigilância e Resposta Rápida, com conferências ministradas por pesquisadores de renomadas instituições estrangeiras. O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

Conscientes do diferencial dos resultados alcançados e do valor agregado nas pesquisas desenvolvidas, e apesar de preservar o nome de Encontro do Instituto Adolfo Lutz, este evento foi aberto para a participação externa, visando contribuir para o avanço na qualidade de vida da sociedade como um todo. Participe!
Mais informações..:: www.eial.com.br/ , www.wintereventos.com.br
(11) 3758-4428


Barulho no mar atrapalha comunicação entre baleias 
Pesquisadores afirmam que o aumento do volume de ruído embaixo da água, criado pelo tráfego de embarcações, está envolvendo as baleias francas em uma névoa acústica, que dificulta sua comunicação.

A espécie do Atlântico Norte, ameaçada de extinção, usa mais a audição do que a visão. Os bichos mantêm contato entre si por meio dos sons.
Um artigo escrito por pesquisadores do governo americano e da Universidade Cornell estima que, nos últimos 50 anos, a área onde as baleias se comunicam na região de Massachusetts, nos EUA, tenha caído dois terços por causa do barulho.
Isso dificulta as atividades dos animais, como se juntar e compartilhar informações que os ajudem a achar comida, evitar predadores, se reproduzir e proteger seus filhotes.
A líder do estudo, Leila Hatch, do National Oceanic and Atmospheric Administration, comparou a situação das baleias à de uma pessoa numa festa lotada que precisa gritar ou sair do recinto para ser ouvida.

No caso das baleias, elas podem mudar a frequência ou o volume do canto, o que pode limitar a eficácia da comunicação e causar estresse nos bichos, diz Hatch.
A espécie chegou perto da extinção no século 18. Hoje restam entre 350 e 550 baleias francas do Atlântico Norte.
Para realizar o estudo, os cientistas usaram dados coletados por microfones na água na baía de Massachusetts.
Uma solução para o problema seria melhorar o design dos navios para que eles gerassem menos ruído, mas isso pode demorar muito para acontecer.

Fonte..:: Newsletter CRBio 1 - 29-08-2012, por email

(papo de biologia)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.