Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ave SABIÁ-DO-CAMPO (Mimus saturninus)

Características - mede 26 cm de comprimento e pesa de 75 g. É acinzentado e possui barriga e peito esbranquiçados. Cauda comprida e sobrancelhas brancas.

Habitat - cerrados, regiões campestres com grupos de árvores ou arbustos, fazendas, margens de rios, caatinga, também em montanhas do sudeste e áreas urbanas.
 
Ocorrência - baixo Amazonas, Amapá, Pará, além do centro-oeste, sudeste, nordeste e sul do Brasil.
 
Hábitos - possui um canto muito apreciado, principalmente no sul do Brasil. É capaz de imitar não só o canto de outras aves mas o assobio humano também. Movimentam-se em largos saltos ou correm pelo chão. Pode pousar na ramagem apoiando-se em dois galhos vizinhos, demonstrando agilidade incomum. Destaca-se o modo dessas aves de se aprumarem e esticarem o pescoço, escutando os arredores, enquanto se escondem deixando exposta apenas a cabeça. Voam muito bem. A cauda indica qualquer emoção, sendo fortemente arrebitada, daí conhecido também com o  nome de "arrebita-rabo".
 
Alimentação - onívoro. Comem tanto insetos e aranhas como frutinhas e sementes. Colhem o alimento de preferência no solo. Ocasionalmente predam ninhos com ovos de outros pássaros.
 
Reprodução  - primavera-verão. O  ninho  é  uma  tigela  rasa,  confeccionada gros-
seiramente na copa de uma árvore no campo, sendo visível de longe. Gostam de construir sobre um ninho velho, inclusive de outra ave. O centro do ninho é forrado com material macio. Os ovos são esverdeados com manchas cor de ferrugem. A fêmea põe de 3 a 4 ovos. Os filhotes saem do ovo após 12 ou 14 dias, abandonando o ninho  com 11 a 14 dias. O interior da boca dos filhotes é amarelo-laranja.
 
Ameaças - caça par o tráfico de animais e destruição do habitat.

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.