Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Casais que abrem negócios juntos precisam saber separar casa de trabalho

Por..:: Gisele Tamamar

Marido e mulher com intenção de empreender juntos precisam estar atentos a três palavras: parceria, respeito e responsabilidade. Deixar os problemas de relacionamento do casal interferirem nos negócios pode resultar no fim da empresa. Não é tarefa fácil separar assuntos e finanças de casa e de trabalho. O processo exige amadurecimento de ambos os lados.

“Desentendimentos são naturais em um relacionamento. Sempre existe a chance de haver uma tentativa de sobreposição de poder”, destaca o consultor do Sebrae-SP Reinaldo Messias. Para evitar problemas, o ideal é dividir as atribuições para que o constrangimento dos assuntos da casa chegue ao trabalho – ou o do trabalho se estenda até a casa.

Responsabilidades e participação no lucro devem ser estabelecidas logo no início do empreendimento, no contrato social. “Assim como o casamento, a sociedade também pode acabar. É fundamental ter a parte legal estruturada e transparente”, pontua Messias. E nada de pegar o dinheiro do caixa da empresa para pagar o jantar. O valor deve ser retirado do salário dos proprietários e a conta da empresa separada da conta do casal.

A psicóloga clínica e autora do livro Até que o Dinheiro nos Separe, Cleide Maria Bartholi Guimarães, lembra que o desafio de montar um negócio inclui uma relação de confiança entre os sócios. “O fato de estarem casados não é garantia da existência dessa confiança. O bom relacionamento em casa não garante que ele se repetirá no trabalho. O casamento não é uma blindagem contra coisas ruins”, completa.

Entre as recomendações da psicóloga estão incluídos: análise de como cada um lida com o dinheiro, se o casal tem as mesmas perspectivas, não ter segredos e não se acusarem.

A definição do papel de cada um e a complementação de competências são pontos comuns nas histórias de empresas de sucesso. Os conhecimentos em tecnologia da informação (TI) de Daniel Pereira, de 36 anos, e de finanças e gestão de pessoas de Karin Campos, de 35 anos, foi fundamental para a criação da GVP IT Solutions, em 2002, empresa de prestação de serviços de soluções de TI.

No início, a empresa se resumia ao casal e uma recepcionista. Hoje, eles contam com 90 colaboradores e 130 clientes com expectativa de aumentar o faturamento em 40% este ano. “No começo, levávamos as discussões dos negócios para casa. Éramos duas pessoas para fazer muita coisa. Aprendemos que isso não funciona e estabelecemos um acordo. Assunto de trabalho é no trabalho e de casa em casa. Sentamos, conversamos e decidimos não misturar as coisas”, conta Karin.

Para quem pretende abrir uma empresa, Karin recomenda que ambas as partes definam os objetivos como casal e como empresários. “É importante deixar tudo muito claro para evitar situações como: não foi isso que eu pensei…”, aconselha.

Ter o mesmo sonho e planejá-lo em conjunto ajudou o casal Erika, de 33 anos, e Marcel Magalhães, de 37 anos, a trilhar o caminho de sucesso da rede de escolas de inglês UNS Idiomas. A primeira unidade foi aberta em 2003. Ele uniu seus conhecimentos em administração, área comercial e até chegou a dar aulas com as habilidades de comunicação e marketing. Hoje, a rede tem 60 unidades em todo o Brasil.

“Ninguém estava indo de carona no sonho do outro. Isso estava claro desde o começo. Estávamos fazendo o que gostávamos e só somamos”, afirma Marcel Magalhães. Em 2013, o casal completa 12 anos de casados e dez anos de rede com planos de atingir 100 unidades abertas. ::

Fonte..:: Blog Estadão

(recicle suas idéias)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.