Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 19 de junho de 2012

A Importância da Atividade Física

 Foto de..:: Renato Marchesini

Nos últimos 50 anos o mundo mudou muito, proporcionando às pessoas avanços em áreas como a mecânica e a eletrônica resultaram em aprimoramentos nos maquinários e equipamentos, poupando os esforços despendidos em atividades pessoais e profissionais. Não há como negar; vivemos mais e melhor em uma época de fartura e conforto para parte da população.

Mas todas essas mudanças no estilo de vida também acarretaram consequências graves à saúde do ser humano, que, além de estarem ligadas diretamente a diminuição da atividade física, decorrem da industrialização inadequada dos alimentos e da adoção de maus hábitos, como o de fumar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento da incidência de doenças crônicas, da obesidade e de distúrbios mentais como a depressão, é a causa de milhares de mortes precoces e do decréscimo anual do nível da qualidade de vida, principalmente nos países mais industrializados.

Em 1994, um relatório elaborado pela OMS, em conjunto com a Associação Americana do Coração, bem como com a Federação e a Associação Internacional de Cardiologia, apontou o sedentarismo em uma escala superior de risco à saúde nos Estados Unidos.

Segundo este levantamento, anualmente, cerca de 250 mil mortes estão relacionadas à falta de atividade física regular.

Desde então inúmeras pesquisas demonstraram os benefícios de uma vida ativa e saudável. Dentre as melhorias, as mais comprovadas são as relacionadas ao aparelho cardiovascular. Foram detectadas, ainda, melhoras nas taxas de colesterol total e o aumento das frações de HDL (o bom colesterol), além de redução das taxas de glicemia e da diminuição do risco de Diabetes, bem como de vários tipos de câncer e de doenças das articulações.

Os estudos mostraram também que o sedentarismo é capaz de aumentar a incidência de depressão e de ansiedade, as dificuldades de manter a capacidade de aprendizado e a predisposição do aparecimento de demência.

Benefícios da atividade física para:
Cérebro - proporciona sensação de bem-estar, melhora a auto-estima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos, e melhora o controle do apetite.

Sistema imunológico - reduz a ocorrência de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

Pulmões - melhora a capacidade pulmonar e a de consumo de oxigênio.

Coração - aprimora o seu funcionamento, aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse, bem como reduz os níveis de pressão arterial e a incidência de doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias).

Obesidade - facilita a perda de peso ou mantém o desejado.

Glicemia - melhora a ação da insulina e o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pernas - diminui os edemas, as varizes e o risco de trombose.

Ossos - reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e as fraturas na velhice.

Fonte..:: Manual de Alimentação da Unimed do Brasil / Unimed Santos

Faça Exercício Físico na Natureza com a R9 Turismo

(ecoturismo, recicle suas idéias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.