Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 15 de maio de 2012

Revista GUAIAÓ Nº 2 - Com Fotos de Cristiano Mascaro


A jovem revista já tem uma legião de seguidores guardando as novidades preparadas para a próxima edição. A Guaiaó  será lançada no próximo dia 23, no Bar Heinz, com a presença de um dos maiores fotógrafos de paisagem urbana do Brasil.

Os críticos costumam dizer que Cristiano Mascaro é o ‘fotógrafo de São Paulo’, título que o arquiteto paulista repudia, definitivamente. Apaixonado pela urbe, ele tenta decifrar o caos das cidades em geral, clicando formas e movimentos que tornam cada uma delas espaços particulares. Quando passou por Santos, não foi diferente. Entre as aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, onde foi professor, de 1976 a 1986, Mascaro andou pelas ruas, explorou recantos, observou as pessoas e registrou imagens da cidade. “O público da Guaiaó vai ter o privilégio de conhecer uma pequena parte deste acervo inédito no segundo número da revista, onde Cristiano Mascaro fala sobre Santos, na seção Sem Palavras”, antecipa o editor, Marcos Piffer.

Mascaro estará no Heinz ao lado de toda a equipe, recebendo os leitores da Guaiaó. O lugar foi escolhido para a festa de lançamento por sua estreita ligação com a história do transatlântico SS Windhuk, que inspirou a matéria que abre a revista.  A embarcação alemã trouxe para Santos Karl Heinz-Misfeld, o fundador do famoso bar do Boqueirão e Martin Jess, chefe de máquinas do navio, que também desembarcou no porto de Santos, para ser o proprietário do restaurante Hirondelle, em São Vicente.

Na seção Patrimônio, a Guaiaó convida a cidade a zelar por um de seus tesouros: o painel executado pelo artista Clóvis Graciano, instalado na frente do Mercado do Marapé. A obra, que deveria ser alvo de grande orgulho e preocupação, sofreu forte ação do tempo e está abandonada.

Com essas e outras matérias, o segundo número da Revista Guaiaó segue com o seu propósito de descobrir fatos, pessoas e lugares e, aos poucos, ir montando o fascinante quebra-cabeça que estampa a história de Santos e seus arredores.

A edição de maio conta com os colaboradores Edson Amâncio, Flávio Amoreira, Gino Caldato, Gisela Kodja, Helena Passarelli, José Roberto Torero, Julinho Bittencourt, Marcos Denari, Paulo Von Poser,  Søren Knudsen e tem como convidados especiais Cid Marcus Vasques, Cristiano Mascaro, Fernanda Pires e Raquel Alves.


Sobre os convidados da segunda edição

Cid Marcus Vasques é santista, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e, por muitos anos, foi professor universitário de Teoria da Comunicação e colaborador de revistas e jornais com textos sobre literatura, cinema e artes plásticas. Hoje, Cid Marcus se dedica ao estudo e ao ensino da Astrologia e das Mitologias Grega e Hindu. Edita o blog:  www.cidmarcus.blogspot.com
Cristiano Mascaro: Fotógrafo independente desde 1988, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua carreira como repórter fotográfico da revista Veja, recebendo em duas ocasiões o Prêmio Abril de Jornalismo. Em 1990 recebeu a Bolsa Vitae de Artes e, em 1995, o título de Doutor pela USP, com a tese A fotografia e a arquitetura. Já expôs seus trabalhos no Brasil e no exterior, tem diversos livros publicados, entre eles, Luzes da Cidade(1986), São Paulo(2000) e Patrimônio Construído: as mais belas construções do Brasil(2002). Em 2007, recebeu o Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia pelo conjunto de sua obra. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior e possui fotografias em coleções e museus.

Fernanda Pires é santista, jornalista e dedica o seu trabalho prioritariamente à cobertura de temas ligados a porto, petróleo e gás. Fernanda vem aprofundando os seus conhecimentos em cursos de pós-graduação nessas três áreas e já planeja estudos no campo das Ciências Sociais.
Raquel Alves é jornalista formada pela Universidade Católica de Santos com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Há quase 20 anos fundou a editora Parágrafo, com sede em São Paulo, especializada em publicações customizadas, como as revistas V e MANmagazine.
Ficha técnica:
Formato – 30 x 22,5 cm
Nº de páginas – 64
Papel – Eurobulk 135 gms
Cores – 4 X 4
Tiragem – três mil exemplares
Distribuição – Santos e capital
Periodicidade – quadrimestral
Impressão - Ípsis Gráfica e Editora
Valor de venda – R$ 20,00

Expediente:
Editor - Marcos Piffer
Redatora  e jornalista responsável - Gisela Kodja
Projeto Gráfico - Marcos Piffer
Fotos – Marcos Piffer
Fotógrafos convidados – autores citados junto ao material publicado
Revisão - José Luiz Carbone
Site – Marcasite

Lançamento em Santos:
Dia 23 de maio – quarta-feira
A partir das 18h30
Bar Heinz
R. Lincoln Feliciano, 104/108 – Boqueirão

( publicação_consulta, evento_programação)


 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.