..:: Descrição
Bothrops jararaca é uma serpente terrestre de tamanho médio. Possui em média 120 cm de comprimento, podendo chegar a 160 cm, sendo relativamente delgada.
O padrão de coloração desta espécie é extremamente variável. A coloração dorsal de fundo pode ser bronze, pardo, cinza, amarelo, oliva ou próximo ao marrom; é usualmente escura sobre a cabeça e as porções anterior e posterior do corpo. Uma proeminente faixa escura pós-orbital estende-se de trás dos olhos até o ângulo das mandíbulas. A íris é dourada para esverdeada com finas reticulações escuras.
..:: Ocorrência
Bothrops jararaca ocorre no Brasil, Paraguai e Argentina. No Brasil ela é encontrada no sudeste da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estende-se a oeste para o extremo leste de Mato Grosso.
..:: Hábitat
Uma diversidade de hábitats é ocupada por B. jararaca: florestas tropicais decíduas e savanas, bem como florestas semitropicais de altitude, campos abertos, regiões cultivadas e áreas impactadas. A distribuição da espécie coincide com o Domínio Morfoclimático Tropical Atlântico. Bothrops jararaca pode ser encontrada nas grandes cidades brasileiras. Em dois anos de estudo na cidade de São Paulo, esta espécie representou 12% das serpentes amostradas. Dentro do gênero Bothrops a espécie Bothrops jararaca é freqüentemente a mais abundante em sua área de distribuição.
..:: História Natural
B. jararaca é mais ativa à noite, contudo alguma atividade diurna ocorre. É ativa durante a maior parte do ano, com pouca ou nenhuma atividade durante os meses frios (junho a agosto). As fêmeas grávidas tendem a manter áreas onde termorregulam e se protegem. Raramente estas serpentes se aquecem com luz do sol direta, e a noite utilizam o calor da superfície do solo.
As fêmeas tendem a ser maiores e mais volumosas que os machos. Ambos atingem o tamanho adulto por volta do terceiro ou quarto ano e provavelmente reproduzem na estação seguinte. Os nascimentos ocorrem durante a estação chuvosa e o tamanho da ninhada é de aproximadamente 8 –14 filhotes. B. jararaca preda principalmente pequenos vertebrados, entretanto ocorre modificação ontogenética na dieta, quando jovem preda principalmente anuros e na fase adulta reoedores. Adultos de B. jararaca possuem poucos predadores, enquanto os juvenis são vulneráveis a diversos predadores como gaviões, gambás e serpentes ofiófagas.
(papo de biologia)
Para Roteiros de Ecoturismo na Mata Atlântica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...