Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Festa de Iemanjá Praia Grande 2011 - Festa de Yemanjá Praia Grande 2011 -

Este ano acontecerão nos dias 2/3/4 e 09/10/11 de Dezembro 2011.

Local: Praia da Vila Mirim

História da Festa - A festa de Iemanjá em Praia Grande nasceu 1969, quando o então prefeito Dorivaldo Loria Júnior e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, José Moura, em conjunto com várias federações, idealizaram sua realização nas praias da Cidade, pois o Município, recém-emancipado (19/01/1967), oferecia muito espaço, 22,5 km de orla, e a aceitação e colaboração das autoridades e da população.






 














Imagem..:: festa Iemanjá 1979

Assim, em dezembro daquele ano foi realizada a primeira festa, que contou com aproximadamente 15 mil participantes. Oficialmente, foi instituída pela Lei 244 de 3/3/1976 (autoria do ex-vereador Teodósio de Augustinis e sancionada pelo prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde).


Foto de ..:: Carlos Alberto Biju

Estátua de Iemanjá - Construída há mais de 30 anos, e a Estátua de Iemanjá é um marco histórico de Praia Grande. Localizada na Praia Mirim, tem 8 metros de altura. A imagem fica sobre dois espelhos d’água: um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. Em sua base há uma cascata e espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar.

Há espaço protegido para a colocação de velas. O sistema de iluminação, com luminárias submersas na lâmina de água, tem foco direcionado à estátua. O espaço é ladeado por 16 coqueiros que representam os orixás (deuses) da Umbanda.

Atenção: Para grupos de excursão (vans, micro e ônibus) necessidade de autorização para liberação de entrada e circulação junto a prefeitura da cidade.


Para Roteiros de Turismo de Praia Grande e Região


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Q alegria encontrar um blog caiçara... Passei boa parte de minha infãnia em PG aonde moravam meus avós. Meu avô foi num pescador bastante conhecido em PG, seu "Zé do Boné", pescador do casco do navio. Praia Grande vive na minha alma, a praia, o mar, as primeiras namoradas, os amigos... Qta saudade. atualmente vivo do outro lado do Brasil, no Acre, amazônia ocidental próximo à fronteira com o Peru. De onde tb escrevo um blog de caráter sócio-ambiental, o Terranáuas.
    Queria poder dar um grande abraço nesta terra maravilhosa e dizer o quanto amo essa terra. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo. Tbem passei minha infancia e juventude na PG. Lembro bem do seu pai...do casco do navio que aparecia qdo a mare tava baixa...morei na vila guilhermina...peguei toda epoca dos onibus de excursoes que traziam todo final de semana os farofeiros...kkk...hj tenho 57 anos e moro na cidade de Registro-sp...abraço irmao conterraneo...fique c Deus.

      Excluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.