Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Parque Ecológico Ernesto Zwarg terá viveiros e atividades de educação ambiental

Local terá atividades de educação ambiental voltada aos portadores de necessidades especiais.

As obras do futuro Parque Ecológico Ernesto Zwarg, que será implantado ao lado do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) devem ser iniciadas em breve. O processo licitatório está em fase final e o prazo para execução é de dois meses.

A ideia da criação do Parque Ecológico em Itanhaém partiu do prefeito João Carlos Forssell em setembro de 2010, visando aproveitar o espaço existente no bosque localizado na CMTECE. A extensão total do bosque é de 12 mil metros quadrados.

A obra consiste na colocação de pontaletes de madeira em volta da área do parque, delimitando o futuro complexo ecológico. Para a obra a Prefeitura investira cerca de R$ 149 mil na preparação do solo e na colocação dos pontaletes de madeira.

O local terá educação ambiental voltada aos portadores de necessidades especiais. Uma das propostas é a da Trilha das Pegadas onde será impressa em placas de cimento patas dos animais para que os visitantes possam apalpar e identificar como é o pé de cada bicho.

Além disso, há o projeto do Bosque dos Sentidos onde os munícipes e turistas plantarão mudas e os deficientes visuais poderão cheirar e conhecer as plantas, aprendendo a distingui-las pelo olfato. Haverá ainda o Espaço do Lixo, cujo objetivo é mostrar a importância da reciclagem e da reutilização de plástico, vidro e outros materiais reaproveitáveis.

Instituto Ernesto Zwarg realiza seminário para comemorar um ano de fundação
O instituto foi fundado para preservar a memória do ambientalista Ernesto Zwarg, um dos responsáveis pela preservação da Estação Ecológica da Juréia.

O Instituto Ernesto Zwarg (IEZ) está completando este mês um ano de fundação. Para comemorar a data, irá promover o seminário “Sustentabilidade das Cidades”, com uma extensa programação que será realizada neste sábado (10) e domingo (11), na sede da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI) e na Faculdade Unidez (antiga Faita).Fonte..:: Prefeitura Itanhaém / Prefeitura Itanhaém

Haverá palestras com vários ambientalistas e profissionais da área de meio ambiente sobre reciclagem de resíduos sólidos, educação ambiental e sustentabilidade, além de caminhada e plantio de mudas nativas.

Fundado em 11 de setembro de 2010, na Fundação São Camilo, em Itanhaém, o IEZ contou com mais de 250 pessoas, entre autoridades ligadas a área ambiental do Município e do Litoral de São Paulo, além da presença dos diretores, secretários, colaboradores e convidados do Instituto. A proposta de criar o instituto surgiu da família e dos amigos em homenagem ao ambientalista Ernesto Zwarg, que faleceu em 25 de agosto de 2009, aos 84 anos.

O Instituto Ernesto Zwarg é uma instituição cultural não governamental, voltada aos assuntos relacionados ao meio ambiente. Os principais objetivos são o de promover a educação ambiental, a preservação da natureza e a valorização das culturas caiçara, indígena e quilombola, apregoando o pacifismo, e o direito à paisagem no exercício de ir e vir e de ir e ver. O IEZ defende ainda o crescimento sustentável e racional e a valorização do ser humano integrado ao meio ambiente, com fundamento nas ideias e ideais do ambientalista Ernesto Zwarg.

O instituto também possui alguns projetos em andamento como, por exemplo, o de lançar, através de parceria público-privada, a Biblioteca Ambiental “Poetisa Pedrinha” e o Memorial “Ernesto Zwarg”. A promoção do seminário é do IEZ e da ACAI.



(turismo, papo de biologia, turismo adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.