Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
Fonte..:: Prefeitura Municipal de Itanhaém
(turismo, fatos_históricos)
Cidade marcada pelas grandes belezas naturais, Itanhaém já foi cenário de uma das novelas de maior sucesso da história da televisão brasileira: Mulheres de Areia. A trama da consagrada autora Ivani Ribeiro foi exibida pela extinta TV Tupi de março de 1973 a fevereiro de 1974 e foi um marco na Cidade e na teledramaturgia brasileira.
O nome da novela é originário das esculturas de areia da praia esculpidas por um dos personagens centrais da história, o “Tonho da Lua” (interpretado por Gianfrancesco Guarnieri). As esculturas eram realizadas na verdade pelo artista Serafim Gonzalez, que também atuou na trama, mas interpretando o personagem Alemão.
Após a novela, para marcar as gravações externas, Serafim Gonzalez esculpiu uma estátua em pedra na Praia dos Pescadores, em frente à Ilha das Cabras. Mais tarde, a escultura foi substituída por outra de fibra. Atualmente, o local onde está a obra é um dos mais visitados por turistas e munícipes de Itanhaém, sendo muito frequentada por surfistas.
TRAMA – Como o próprio nome da praia sugere, a Praia dos Pescadores é também um dos melhores pontos de pesca da Cidade. E foi neste cenário real que se passou a ficção que envolveu as jovens irmãs gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Eva Wilma), filhas de pescadores de Itanhaém. Apesar de serem idênticas, as irmãs têm personalidades completamente opostas: Ruth é doce e romântica; e Raquel, ambiciosa e falsa.
Quem volta para Itanhaém é Marcos Assunção (Carlos Zara), jovem de família rica da Cidade. Ele se apaixona pela doce Ruth, que também o ama. Porém, Marcos Assunção acaba se envolvendo e casando com Raquel, que, por sua vez, somente deseja sua fortuna e mantém um caso amoroso com o mau-caráter Wanderley (Edgard Franco).
Um dos personagens centrais da trama é o deficiente mental Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri), o escultor das mulheres de areia na Praia dos Pescadores. O artista tem um amor platônico por Ruth, mas esconde por vergonha. Ele descobre as armações de Raquel, mas acaba sofrendo com as maldades da irmã-má.
A trama teve muitas reviravoltas no enredo e foi um enorme sucesso na década de 1970, tendo como ponto alto as cenas das irmãs gêmeas interpretadas por Eva Wilma, vencedora do Troféu Imprensa de melhor atriz de 1973. A trama contou ainda com muitos outros artistas consagrados como Cláudio Corrêa e Castro, Cleyde Yáconis, Antônio Fagundes, Rolando Boldrin e Adoniram Barbosa.
Foi o primeiro de muitos pares românticos de sucesso de Eva Wilma e Carlos Zara. Poucos anos mais tarde, eles casaram na vida real e passaram a visitar assiduamente Itanhaém, participando de diversos eventos na Cidade. Zara faleceu em 2002, aos 72 anos, e Eva Wilma está atualmente com 77 anos, sendo uma das mais consagradas atrizes brasileiras. A artista nunca deixou de frequentar Itanhaém, cidade que marcou sua carreira.
O grande sucesso de Mulheres de Areia rendeu uma nova versão em 1993, produzida pela Rede Globo, também escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves. Dessa vez, o remake foi gravado no litoral fluminense, com Glória Pires (Ruth e Raquel), Guilherme Fontes (Marcos Assunção) e Marcos Frota (Tonho da Lua) no elenco principal. O escultor Serafim Gonzalez também participou do remake, desta vez, interpretando Garnizé.
A nova versão será novamente reprisada pela Rede Globo a partir da próxima segunda-feira (12), na grade do Vale a Pena Ver de Novo.
Fonte..:: Prefeitura Municipal de Itanhaém
(turismo, fatos_históricos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...