Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Planeta Animal: criação de serpentes e lagartos

De repente você vê o filho do seu vizinho com uma serpente enorme enrolada no pescoço, ou então assiste estarrecida, à reportagem do "Fantástico" sobre a nova moda da garotada em ter aqueles lagartos verdes, as Iguanas, penduradas nos ombros ou de coleirinha como se fossem cachorrinhos. "Meu Deus", você pensa, "será que o mundo enlouqueceu de vez?" ou será que não?

Crédito imagem..:: Renato Marchesini

No mundo moderno, a criação de répteis como "Hobby" (Herpetocultura) é uma prática relativamente recente, mas vem crescendo de maneira vertiginosa, já sendo considerada hoje a 30 maior industria "PET" nos E.U.A. e na Europa , perdendo somente para os gatos e cães, tendo superado em muito as aves ornamentais e a aquariofilia, entre outros.

No Brasil, apesar de muito recente, o mercado "Herpe" vem seguindo esta tendência e cresce muito rapidamente.

Os répteis porém, exigem cuidados bastante distintos daqueles exigidos pelos demais animais domésticos e por isto é fundamental conhecermos a biologia, a fisiologia e as peculiaridades de cada espécie que se pretende criar.

A atual inter-relação entre os répteis e os homens nos traz questões de relevância: São os répteis bons animais domésticos? Os répteis podem ser perigosos para os seres humanos transmitindo doenças ?

Quanto à primeira pergunta, a resposta depende do conceito que se pretende adotar como animal doméstico. Nunca espere que a sua Iguana ou a sua Python (Um tipo de serpente muito procurada como animal doméstico) venha correndo fazer festinha e abanando o rabo assim que você chega em casa do serviço, mas saiba que elas vão lhe reconhecer e ficarão satisfeitas em receber um afago! Existem outras espécies que serão apreciadas em belos terrários sem que se tenha contato físico mais "íntimo", assim como peixes ornamentais em um aquário. Outro fato é que nos dias atuais, com este corre-corre em que vivemos, muitos de nós não dispõem de tempo para passear com um cão, limpar suas fezes, escovar seus pelos, enfim, dar toda a atenção que este animal solicita. Neste aspecto os répteis são indiscutivelmente mais práticos.

Quanto à Segunda pergunta, quem já não escutou as avós dizendo, "meu filho, não encoste na lagartixa porque ela transmite cobreiro!" Puro folclore. É obvio que répteis podem sim transmitir doenças aos seres humanos mas se compararmos com os outros animais domésticos os répteis são de longe os mais seguros animais domésticos que existem. Devido à grande distancia evolutiva que nos separa, as doenças que acometem um praticamente não acometem o outro (salvo algumas raras exceções que falaremos mais tarde). Portanto do ponto de vista zoonótico, os répteis são considerados muito seguros.

Mas para o sucesso e segurança destes novos hospedes, é absolutamente fundamental, a orientação de um profissional médico veterinário que detenha o conhecimento sobre o assunto e que assim possa transmitir ao novo herpetocultor as instruções fundamentais para a saúde e o bem estar do animal bem como dos seus proprietários.

Dr. Carlos Eduardo S. Goulart

CRMV-MG 4862
Médico Veterinário do Centro Veterinário Mamíferos e Cia

Fonte..:: Saúde Animal

(planeta animal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.