Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dicas antes da Viagem: Viajar exige cuidados com o imóvel

Antes de arrumar as malas, é necessário adotar alguns métodos para garantir a segurança do imóvel. Medidas simples podem evitar uma série de incidentes, como pane elétrica, incêndio, invasão e, até mesmo, furto.

Hoje, a insegurança é o principal problema que aflige os condomínios, sejam residenciais ou comerciais. Por isso, muitos empreendimentos investem pesado na tecnologia de ponta e treinamento de funcionários, buscando conter as ações de violência nos grandes centros urbanos.

Para evitar transtornos, o morador deve manter as portas e janelas fechadas, além de comunicar ao síndico sobre o período de viagem. Lembre-se: o responsável pelo empreendimento também assume responsabilidade no caso de invasões.

Além disso, o condômino não deve dar sopa para o azar, deixando dinheiro ou jóias no local, mesmo que seja no cofre particular. Afinal, esses itens podem ser subtraídos com facilidade, o que pode inibir qualquer tipo de reação por parte dos administradores do prédio. "Tão importante quanto planejar o roteiro da viagem, é garantir a segurança do patrimônio, seja com a instalação de câmeras ou na adoção de medidas preventivas, como deixar uma pessoa de confiança para visitar o imóvel durante o período das férias", diz José Raul Faconti, proprietário da Rezidenza Imobiliária.

Uma boa alternativa é instalar a chamada Telemetria, um sistema de segurança que permite ao usuário visualizar seu imóvel e veículo através de câmeras instaladas nas propriedades pelo celular com tecnologia GSM/GPRS, como também pela internet.

O cuidado também deve ser redobrado com os desastres naturais, como raios e incêndios. Ao viajar, o morador precisa retirar das tomadas todos os equipamentos eletroeletrônicos.

E quem vai alugar?
Quem pretende alugar imóveis para a temporada, deve tomar cuidado com as falsas promessas que aparecem em banners e pela internet. De acordo com o corretor José Raul Faconti, o interessado deve firmar um contrato de garantia com uma empresa credenciada. "O documento deve apresentar os itens que constam no imóvel: aparelhos, móveis e utensílios. Além disso, deve informar sobre a estrutura do empreendimento, bem como os prazos, valores e multas".

Ele também destacou que o cliente deve fazer uma pesquisa para conferir a existência do imóvel. Isso deve começar com, pelo menos, um mês de antecedência. Se deixar tudo para a última hora, somente os piores imóveis estarão à disposição.

É importante avaliar a localização do empreendimento, quantidade de acomodações e as condições de pagamento. "Se a única opção for alugar um imóvel completamente desconhecido, peça ao proprietário que envie fotos atuais e detalhadas. O cliente também pode confirmar a existência do apartamento por meio de ligações para o condomínio. Ou então procure o endereço do imóvel em listas telefônicas ou sites de busca como o Google", recomenda Faconti.

Dicas de segurança
• Evite deixar as chaves nas portas ou próximo a elas. Invasores podem tentar "pescá-las" usando uma janela, ou derrubá-las, puxando-as por baixo da porta com um pedaço de papel ou tapete;

• Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, fazendo contato eventualmente para saber se está tudo em ordem. Deixe seus contatos também;

• Não deixe jóias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres: use cofres de bancos;

• No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono;

• Utilize timers para ligar luzes, rádio ou televisão, para dar a impressão de ocupação da residência;

• Só deixe chaves com pessoas de absoluta confiança;

• Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.

• Tranque portas e janelas, feche os registros de água e gás e desligue os quadro geral de luz;

• Antes de sair, teste o sistema de segurança interno, se houver;

• Suspenda a entrega de jornais e revistas e peça para que as correspondências sejam entregues na portaria;

• Deixe a chave e um telefone de contato com parente ou amigo, de preferência que não more no local;

• Não informe a data de retorno aos funcionários de condomínio;

Fonte..:: Jornal da Orla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.