Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sábado, 25 de setembro de 2010

World Cup - Pesquisa de Turistas na África do Sul 2010 - Fundação Getúlio Vargas

Pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo para subsidiar o planejamento da Copa de 2014 mostra perfil do público estrangeiro no último mundialO Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, realizou na África do Sul uma pesquisa com o objetivo de traçar o perfil dos turistas que foram à última Copa do Mundo, realizada durante os meses de junho e julho de 2010, para subsidiar o planejamento para a Copa de 2014 no Brasil.


Do total de entrevistados (cuja maior parte da amostra é formada por europeus, norte americanos e sul-americanos), 83% são homens, 60% solteiros e 86% concluíram, no mínimo, o curso superior. Ainda segundo a pesquisa, 87% pagaram a viagem com recursos próprios e gastaram em média R$ 11,4 mil, sem contar as despesas com passagem.

A pesquisa revela que cada turista visitou, em média, 3,8 cidades sul-africanas (de um total de 9). A seguir, algumas especificidades:

Objetivos:
• Analisar hábitos, atitudes e opiniões em relação à última Copa do Mundo, realizada na África do Sul;

• Avaliar conhecimento e imagem espontânea do Brasil, medindo principais resistências e pontos fortes do País como sede da Copa de 2014;

• Traçar perfil dos turistas que participaram do evento e identificar caminhos atrativos para o mercado potencial turístico para a próxima Copa do Mundo – Brasil/2014.

Metodologia:
• Survey: consiste na aplicação de questionários a uma amostra intencional do universo pesquisado, permitindo a construção de tabelas de frequências simples e relativas, cruzamentos de variáveis e diversos outros processamentos estatísticos que se mostrem relevantes para analisar o tema estudado.

Técnica:
• Entrevistas face a face, realizadas em pontos de fluxo (intercept), nas nove cidades do evento na África do Sul, o que permitiu maximizar as entrevistas de cada nacionalidade.

• Os questionários foram aplicados em inglês. Foram também apresentadas cópias de papel traduzidas nos idiomas dos entrevistados, para que acompanhassem as entrevistas. Os idiomas traduzidos foram: espanhol, francês, português, alemão, italiano, coreano e japonês.

• Foi realizado um estudo piloto com cinco entrevistas para testar a primeira versão do questionário.

Amostra:
• Foi calculada em função do número estimado de participantes de cada país, de forma a garantir um número mínimo de entrevistas em cada um dos segmentos a estudar.

• Foram realizadas 4.835 entrevistas face a face, distribuídas pelos países de origem dos turistas.

• Data de campo: entre os dias 12 de junho e 2 de julho de 2010, durante parte do período de realização da Copa.

Clique aqui para ler o resumo do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.