A palavra ecológica ou ecológico (selo eco) é uma expressão, está sendo exaustivamente utilizada, de anos recentes, sem uma preocupação da maioria da real importância. Exatamente, estão se referindo a Consciência? À mudança de Comportamentos? Eco Iniciativas?
O fator ecológico, em nossa sociedade, assumiu, em anos recentes, uma centralidade e presença marcante na vida cotidiana. Os motivos que conduziram à presente análise são questionamentos que refletem a crise sócio-ambiental contemporânea. Busca-se compreender as possibilidades e os limites de transformar a consciência e os comportamentos individuais e sociais, no sentido de valorização da vida, das relações sociais e destas com a natureza.
Merecem destaque, ainda, certas propostas que tendem a banalizar o tratamento da questão ambiental com um enfoque superficial, despolitizador e invertido da realidade.
Por exemplo: Existe um fabricante que fabrica filtros de papel para fazer café que diz que seu produto é ecológico. Isto porque o papel passa por uma fase a menos na confecção da celulose. Sendo que realmente o ecológico é utilizar aquele filtro de café de pano, que dura pelo menos um mês inteiro.
Estes são os “greenwashers” ou falsos ecológicos. O problema de inversão ou manipulação da realidade se observa na ênfase que certas instituições e pessoas colocam na esfera do consumo, ou somente como marketing verde. Quando na verdade não adotam práticas realmente ecológicas.
Fiquem atentos! Para assim buscamos um planeta mais sustentável e por assim socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.
Fonte..:: Apostila Gestão de Empreendimentos Turísticos – Versão 4 – Renato Marchesini, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...