São algumas das mais importantes instalações de um acampamento. Tem gente que não se habitua a evacuar na falta de um banheiro, ou de uma privada onde sentar, praticamente os inibe de evacuar, por dois ou três dias seguidos, ou o tempo que durar uma caminhada. É uma inibição psicológica, talvez por excesso de civilização. Evacuar não tem mistério nenhum, mas a situação pode até parecer cômica para veteranos, acostumados a pegar o rolo de papel nas suas mochilas, afastar-se da trilha com a maior naturalidade, cavar um buraco, agachar-se e logo resolver o caso.
Estas possuem medidas aconselháveis para sua construção, uso e término de sua utilização, visando segurança, higiene e mínimo impacto. Devem haver construções separadas para dejetos sólidos e líquidos, pois ambos juntos dificultam a decomposição. Tornar e garantir a rápida decomposição dos dejetos evita e muito o risco de dispersão por contaminação no caso de bactérias patogênicas.
Importante: a escolha do local para a evacuação é de suma importância, e devem-se estabelecer critérios:
* Local:
- pré-estabelecido pelo grupo (demarcar a região);
- 100 metros ou mais da trilha, acampamento ou mananciais, incluindo canaletas naturais de drenagem que possam conduzir a água da chuva;
- não deve ser construído na parte superior do acampamento;
- levar em conta a direção do vento.
* Construção, uso e término da latrina:
- cavar o buraco em torno de 15 ou 20 cm de profundidade e não mais, porque esta é a profundidade do solo orgânico, que irá decompor os restos enterrados; a largura deverá ser a menor possível;
- uma pazinha deve começar a fazer parte do equipamento. Ex.: pazinha de jardim;
- a fim de se evitar constrangimentos e obter privacidade pode-se improvisar um cercado. Ex.: lona;
- ao utilizar a latrina, no caso da evacuação de dejetos sólidos, é aconselhada a utilização de um “pãozinho”, que será enterrado junto, para desfazer a película de muco que retarda a decomposição das fezes;
- finalmente, sem ter sujado a pazinha de fezes ou urina, reponha a terra retirada do buraco e compacte o solo com o pé;
- é interessante determinar-se um método para que todos do grupo reconheçam locais já utilizados como latrina. Ex.: pedaço de madeira fincado sobre ela, e se possível cubra o local com uma pedra, para desencorajar qualquer animal de mexer no local.
* Papel Higiênico: Não é aceitável enterrar, devido ser um elemento externo que demora para se decompor, e muito menos atear fogo, até porque queimar um papel úmido ou sujo é difícil e um tanto nojento, além do perigo de desencadear um incêndio.
Ecologicamente correto é armazenar o papel dentro de um saco plástico, de preferência escuro, bem fechado, o mesmo deverá ser empregado para absorvente feminino, restos de curativos e lenços de papel. Este método não ocupa espaço e peso adicional (insignificante) para o excursionista. A natureza e as futuras gerações agradecem.
Fonte..:: Manual Técnico de Caminhada e Acampamento na Mata Atlântica para o Guia de Ecoturismo, TCC Unimonte, 2002. Renato Marchesini.
Para saber mais ..:: Acampameto Ecologicamente Correto AQUI
(ecoturismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...