Outros nomes – c oqueiro indaiá, palmeira indaiá, indaiá guaçu, palmito de chão, inaiá, naiá, camarinha, anajá, indaiá açu.
Características – espécie com altura de 10 a 20 m , tronco simples com 20 a 35 cm de diâmetro. Folhas com pinas irregularmente arranjadas e inseridas em diferentes planos ao longo da raque, em número de 20 a 30 contemporâneas, de 2 a 3 m de comprimento. Cacho com 1 a 1,5 m de comprimento. Frutos com 1 a 2 sementes, oblongos, medindo de 6 a 6,5 cm de comprimento por 3 cm de diâmetro.
Habitat - floresta pluvial da encosta atlântica.
Propagação – coco-semente ou a semente despolpada.
Utilidade – a madeira é empregada localmente para construções rústicas. As folhas são empregadas para cobertura de pequenas construções rurais. Os f rutos e amêndoas comestíveis e consumidos por várias espécies de animais. Palmeira bastante ornamental e indicada para regeneração de áreas degradadas.
Florescimento – agosto a dezembro.
Frutificação - junho a novembro.
Fonte..:: Viva Terra
(papo de biologia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...