Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SÃO VICENTE TERÁ UNIDADE DE RECICLAGEM DE COCO

São Vicente em breve poderá contar com uma tecnologia inovadora: a usina para reciclagem de coco. O Ministério da Ciência e Tecnologia empenhou R$ 170 mil para instalação do projeto, elaborado pela Secretaria de Governo da Prefeitura junto com a Codesavi.

A usina, formalmente chamada de Unidade com Tecnologia em Reciclagem de Coco, será instalada em um galpão no Parque Ambiental Sambaiatuba, antigo lixão, desativado em 2002 pelo então presidente da Codesavi e hoje prefeito de São Vicente Tercio Garcia. O local conta com cursos de Informática, Educação Ambiental, Padaria e Corte e Costura. O parque é gerido por uma cooperativa formada por ex-catadores, hoje agentes de reciclagem.

Segundo técnicos da Prefeitura, o consumo do coco verde gera vários resíduos que podem ser aproveitados, podendo diminuir a quantidade de lixo e gerar empregos.

Diversos produtos podem ser obtidos a partir da reciclagem do coco. Um exemplo é a secagem da polpa interna do fruto, gerando alimento. A casca, rica em fibras, também pode ser utilizada para a confecção de vários artigos, como vasos (xaxim), bijouterias e enfeites para a casa.

"Estamos falando de um projeto tecnológico, social, econômico, ecológico ao mesmo tempo", disse o deputado Márcio França."Além de gerar emprego, e diminuir o lixo, o aproveitamento dos resíduos do coco vai agregar valor econômico aos produtos artesanais que o utilizam como matéria-prima", conta.

O projeto da Unidade com Tecnologia em Reciclagem do Coco faz parte do Programa de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica para Desenvolvimento Social do MCT.
Ideia é priorizar o que der mais lucro - O direcionamento da usina vai depender da rentabilidade que o processo oferecerá aos cooperados do Sambaiatuba. “Se a fibra do coco render mais com a confecção de painéis decorativos, por exemplo, poderemos centrar a produção nesse sentido.

Já se a utilização da polpa, que é rica em gorduras e lipídios, apresentar maior rentabilidade, vamos manter o foco na polpa”, explicou a engenheira de alimentos Ana Gabas, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que também é professora doutora da Universidade de São Paulo – USP.
Envolvida com o projeto, inclusive com a designação de mestrandos da USP, Ana Gabas lembrou que já comprou o maquinário necessário à criação da usina, com um investimento de R$ 110 mil.

Fonte..:: Prefeitura São Vicente

Para Saber mais..:: Sobre Coco na Baixada Santista de clique AQUI

(recicle suas idéias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.