Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

domingo, 28 de março de 2010

Insetos: Saiba mais sobre as Cigarras

Elas sairão debaixo da terra, onde permanecem escondidas na escuridão por quase duas décadas.
As cigarras são insetos que voam, alimentam-se de plantas, são muito famosas por seus poderosos cantos.

Pertencem à Ordem Hemiptera - uma distinção dada a todos os insetos com partes bucais adaptadas para perfuração e sucção. Há mais de duzentas espécies de cigarras na família dos cicadídeos.

Anatomia
A envergadura média das asas de uma cigarra é entre 2,5 cm e 15 cm, dependendo de sua espécie. São notoriamente péssimas voadoras e com freqüência chocam-se com objetos, isso quando conseguem sair do chão.

As cigarras têm quatro asas, e, quando não estão voando, essas asas ficam dobradas, rentes ao seu corpo. A asa frontal mais longa e transparente protege a traseira mais curta e opaca. Uma rede de vigorosas veias reforçam os dois pares de asas.

As cigarras têm três pares de pernas, todas com o mesmo comprimento. Por isso, não estão adaptadas para saltarem, embora façam tentativas. A combinação de olhos largos e situados em cada lado de sua cabeça dão-lhes uma ampla visão periférica. Os três pequenos olhos no topo da cabeça (chamados ocelo) permitem ver os predadores por cima. Pequenas antenas como cerdas estão localizadas logo atrás dos ocelos.

As partes bucais da cigarra estão embutidas num longo revestimento fino como um bico. O revestimento, chamado de labium, é retraído entre as pernas enquanto o inseto não está se alimentando. O labium contém quatro estiletes tipo agulhas, usados para a alimentação. As cigarras alimentam-se perfurando a superfície das plantas com seus estiletes. Estes são utilizados como canudos para sugar a seiva das plantas.

Som Agudo
As cigarras são reconhecidamente famosas por sua cantoria. O som agudo é, na verdade, um chamado para acasalamento emitido pelos machos. Cada espécie tem seu som distinto que atrai somente fêmeas de sua própria classe. Isso permite que várias espécies diferentes coexistam.

As cigarras são os únicos insetos capazes de produzir um som alto e singular. Algumas espécies maiores podem produzir um chamado maior que 120 decibéis numa variação próxima. Isto se aproxima do limiar da dor no ouvido humano! Espécies menores cantam em uma densidade tão alta que não podem ser ouvidas por humanos, mas podem fazer com que cães e outros animais uivem de dor.

O mecanismo utilizado pelas cigarras para cantar é complexo. Os órgãos que produzem sons são chamados de timbais. Os timbais são um par de membranas na base do abdômen. A cigarra canta contraindo os músculos timbais internos. Isso faz com que as membranas curvem-se para dentro, produzindo um som distinto. Quando estes músculos relaxam, os timbais retornam à posição original. Os cientistas ainda não conseguiram compreender plenamente como este mecanismo produz um volume tão alto.

As cigarras geralmente cantam durante o calor do dia. Além de atrair uma parceira, o ruído alto também repele pássaros. O som da cigarra é doloroso aos ouvidos dos pássaros e interfere em sua comunicação, dificultando a caça em grupos. Cigarras macho do mesmo grupo ficam juntos quando entoam o chamado para aumentar o volume total de ruído. Isso reduz as chances de ataques de pássaros para o grupo inteiro.

Até as cigarras devem se proteger do volume de sua própria cantoria. Cigarras macho e femêa possuem um par de largas membranas parecidas com espelhos chamadas de tímpanos, que funcionam como ouvidos. Os tímpanos são conectados a um órgão auditivo por um curto tendão. Quando um macho canta, o tendão reage, dobrando os tímpanos de maneira que não haja danos causados pelo som.

Canção de amor
Após sucumbir às baladas românticas, as cigarras acasalam-se. Depois disso, a fêmea adulta deposita seus ovos, perfurando as hastes das plantas com seu ovipositor. O ovipositor é um ferrão que deposita os ovos, localizado na extremidade de seu abdômen. O ferrão insere os ovos na fenda criada na haste. Os ovos eclodem e surgem pequenas cigarras sem asas, conhecidas como ninfas. As ninfas caem no chão e entram na terra. Aí permanecem por 17 anos, crescendo lentamente até tornarem-se adultas. As ninfas vivem da seiva das raízes das plantas enquanto crescem. Trocam de pele em intervalos durante o processo dos 17 anos.

Quando as ninfas alcançam o tamanho ideal, cavam de volta para a superfície com as pernas da frente especialmente adaptadas, que atuam como pequenas pás. Elas vêm à tona ao anoitecer, no final da primavera ou no início do verão. As ninfas sobem para um local mais elevado e trocam sua pele pela última vez. Agora que são cigarras adultas com asas, deixam a velha e vazia pele de ninfa para trás.

Hora do show
O número exato de espécies de cigarras ainda é discutido, mas uma crença comum entre os cientistas é que há pelo menos 13 espécies de cigarras com ciclo de 17 anos, além de outras cinco que emergem a cada 13 anos. De tempos em tempos, uma espécie com ciclo de 13 anos emergirá na mesma época que uma de 17 anos.

Receitas com cigarras. Veja Isso!
Para algumas pessoas, cigarras não são apenas insetos barulhentos - são alimento. O fato delas aparecerem em apenas alguns anos as tornam uma iguaria rara. Consulte Cicada-licious: Cooking and Enjoying Periodical Cicadas (em inglês) para algumas receitas.

Mais links interessantes (em inglês)
· Cigarra mania

Fonte..:: por Robert Valdes - traduzido por HowStuffWorks Brasil




(papo de biologia)


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. oq pode eliminar as cigarras o fungo ou o inseticida?

    ResponderExcluir
  2. o que pode eliminar as cigarras o fungo ou inseticida?
    O fungo salva as plantas das cigarras?

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulinho, boa tarde!

    Existe algum motivo por vc querer eliminar os bichinhos?

    Os mesmos são inofensivos. E muito úteis para a manutenção da cadeia alimentar.

    EcoAbraços,

    ResponderExcluir
  4. nao sei quanto ao paulinho, mas estou com grandes problemas com as cigarras!!! elas do nada invadiram e tomaram todo o quintal da minha casa!!!! nunca tinha acontecido isso aqui!
    o canto delas nao me incomoda mas depois que escurece nao da nem pra sair de casa sem levar uma cigarrada na cabeça! rsrs estou desesperada!!!!
    estou na net agora e tem sem mentira nenhuma umas 40 cigarras no parapeito da minha janela batendo forte no vidro... parece que estou fazendo pipoca!!

    gostaria muito de saber como faço pra tentar controlar isso pq nao posso passar todo o verao sem abrir nem uma greta de janela! pleeeeease!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mariana, boa tarde!

    Nossa realmente é muita cigarra!

    Aparentemente onde vc mora está rolando algum desequilibrio!

    Sua região possui muita lavoura? Existe muito pesticida e aplicação de veneno?

    Possui muita aves em sua região?

    Qual a cidade onde você mora?

    É só na sua residência ou região?

    ResponderExcluir
  6. Cigarra não faz mau ha ninguém eu não gosto delas tenho medo eu não sei PK ? Orlândia fica de ribeirão preto eh barretos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.
    A cigarra pode tentar "sugar" a nossa pele. .. em uma tentativa de se alimentar por exemplo. .??

    Eu estava admirando uma em minhas mãos e senti um leve dor como se ela estivesse me ferrando. ..

    ResponderExcluir
  8. As cigarras fazem mau aos seres humanos?

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.