Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Arte na arquitetura e no palco do Teatro Coliseu e Teatro Guarany

Símbolos da época áurea da economia santista, quando o Município recebia os principais eventos culturais do País, os teatros Guarany e o teatro Coliseu impressionam pela grandiosidade e beleza arquitetônica. Os dois imóveis, tombados por órgãos de defesa do patrimônio histórico, foram recentemente restaurados e, embora não sejam abertos à visitação pública, podem ser conhecidos durante as apresentações teatrais e musicais.

Teatro Guarany
Inaugurado em 7 de dezembro de 1882 e destruído por um incêndio em fevereiro de 1981, que poupou apenas as paredes externas, o Theatro Guarany foi totalmente reconstruído pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, e reaberto em 7 de dezembro de 2008.

A obra respeitou as formas originais da parte externa do teatro e refez toda área interna. Além de plateia com 270 lugares e camarotes (capacidade total para 350 pessoas), o Guarany tem ateliê, camarins, café, salas de aula e laboratórios de som, iluminação e cenografia.

No prédio renovado, destacam-se as pinturas do teto e do foyer do segundo piso, feitas pelo artista Paulo Von Poser. A primeira retrata cena do romance O Guarany, de José de Alencar, e da ópera composta por Carlos Gomes. A outra é uma releitura do artista para o quadro de Benedicto Calixto, que mostra Santos vista do alto do Monte Serrat.

Teatro Coliseu
A história do Teatro Coliseu, considerado um dos grandes teatros brasileiros na primeira metade do século 20, teve início em 1897, com a inauguração de um ginásio de madeira, com velódromo, arquibancada e botequim.

Em 1909, foi substituído por um teatro com 1.500 lugares e acústica considerada perfeita. Em 1924, foi reinaugurado com a configuração definitiva e 2.300 lugares e, até a década de 70, recebeu importantes espetáculos e personalidades como Procópio e Bibi Ferreira, Cacilda Becker e Paulo Autran.

Funcionou depois como cinema e casa de shows eróticos, até ser desativado na década de 1980.
Em 1989 foi tombado pelo Condephaat e, em 1990, pelo Condepasa ( municipal).

Localizado na esquina da Praça José Bonifácio com a Rua Braz Cubas, o teatro foi reaberto em 26 de janeiro de 2006, durante as festividades de aniversário da Cidade, após quase dez anos de restauração. Hoje tem capacidade para 1.200 pessoas nos camarotes, frisas, plateia e geral.

Fonte..:: A Tribuna

Para Guia de Turismo em Santos - Roteiros de City Tour - Passeios em Santos


(fatos_históricos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.