Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Turismo Adaptado: Sanitário Acessível

Grande parte dos problemas dos cadeirantes ocorrem no uso do banheiro, que dificilmente possuem uma largura de porta de 80cm e cuja disposição de pia e bacia sanitária impede o acesso e uso.

Ao construir ou reformar uma edificação, o primeiro passo é contratar um arquiteto, que é o profissional mais habilitado para o projeto e planejamento da obra. Pelo Decreto Federal nº 5.296, todas as instituições públicas e de uso coletivo, como restaurantes, hotéis e hospitais, devem ser acessíveis desde 2004, o que reforça a importância da presença do profissional no projeto.

O arquiteto deverá consultar a Norma Brasileira ABNT NBR 9050, que trata da acessibilidade em edificações.

No capítulo 7, sobre sanitários e vestiários, está descrito e ilustrado tudo que é necessário saber para o projeto, começando com a localização e sinalização: “Os sanitários e vestiários acessíveis devem localizar-se em rotas acessíveis, próximos à circulação principal, preferencialmente próximo ou integrados às demais instalações sanitárias, e ser devidamente sinalizados conforme 5.4.4.2.

Em sanitários acessíveis isolados é necessária a instalação de dispositivo de sinalização de emergência ao lado da bacia e do boxe do chuveiro, a uma altura de 400 mm do piso acabado, para acionamento em caso de queda”.

Com relação ao espaço mínimo recomendado, ele deverá ser de 1,50X1,70m, sendo aceito até 1,50X1,50m em reformas onde o anterior é inviável. Os espaços necessários e as posições da pia e bacia com barras de apoio. O dimensionamento, posição e instalação de todas as peças do sanitário são previstos na norma e devem ser obedecidos,

Para maiores informações a norma deve ser consultada. É possível fazer o download da NBR 9050 aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.