Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Secretaria de Saúde se reúne com Órgãos de Vigilância Sanitária da região

Encontro, que ocorreu em Cubatão, visa discutir estratégias de atuação na alta temporada de Navios cruzeiros no Porto de Santos

Técnicos da Vigilância Sanitária, da secretaria de Saúde de Cubatão, participaram de encontro com representantes dos órgãos que trabalham com a questão da Regulamentação Sanitária Internacional, especificamente em navios de cruzeiros e aeroportos.

A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 5, no miniauditório da Prefeitura. Compareceram ao encontro representantes da Anvisa, Instituto Adolpho Lutz, SUCEN, Diretoria Regional de Saúde – DRS 4, e Grupos de Vigilância Sanitária e de Vigilância Epidemiológica das cidades que compõem a Baixada Santista.

O objetivo do encontro, o segundo da série, foi discutir e traçar estratégias de atuação para o controle de saúde e qualidade dos serviços oferecidos nos navios de cruzeiros. Tal preocupação se justifica porque, segundo dados Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nesta temporada estão previstas 25 embarcações, que farão 281 atracações no Porto de Santos, com um público estimado em 800 mil pessoas (quase o dobro de habitantes do município santista).

“A possibilidade de ocorrer um surto de meningite, febre amarela, H1N1, entre outras doenças endêmicas, é muito grande devido à variedade de pessoas, oriundas de estados e países totalmente diferentes”, disse alexandra M. Y. Trevisan, da Sucen de São Vicente. Neste sentido, ela explica que as medidas adotadas por estes setores de Saúde visam prevenir que o pior aconteça. “Uma vez que temos o conhecimento deste perfil turístico da região, já podemos imaginar a dimensão que isso pode representar caso ocorra algo de errado. Os quase um milhão turistas que passam pelo Porto de Santos migram por todas as nove cidades que compõem a Baixada Santista. Daí a necessidade de estarmos empenhados em encontrar e realizar ações conjuntas nesta questão”.

Márcia Antonio, Odymara Neves Faya e a chefe do serviço de Vigilância Sanitária de Cubatão, Rosana Aparecida G. Ambrósio, participaram da reunião. “A ideia realmente é garantir a qualidade dos alimentos, da água, das instalações físicas, do atendimento em Saúde dos turistas e da tripulação dos Navios”, afirmou Rosana Ambrósio, acrescentando, ainda, que “Cubatão sofre influência do fluxo humano previsto, já que grande parte deste contingente de pessoas transita em nosso município, principalmente em nossas estradas”.

Encontro semelhante já ocorreu em Itanhaém, no dia 1º de outubro, e o terceiro está previsto para acontecer em dezembro, com data e local ainda a serem confirmados. Organizadores do encontro convidam a Codesp e o Centro de Controle de Doenças - CCD/SP, para que também participem das próximas reuniões, previstas para ocorrer uma vez por mês, em cada cidade da região.

Texto..:: Ismael Pereira – Mtb 40.407/SP
Fonte..:: Site Oficial Cubatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.