Ferramentas: tesoura pequena, sovela, alfinetes, colocador de olhais.
Materiais: para barracas de nylon - fita adesiva de reparos de nylon para parar rasgos, selante de costuras feito para nylon; para barracas de lona - fita adesiva de reparos de tafetá, selante de costuras feito para lona; para ambas - fio encerado, pedaços de tela de nylon, olhais.
Tempo: 10 minutos a 1 hora, dependendo dos danos.
A maioria dos rasgos, deslocamentos e vazamentos ocorrem porque uma barraca foi montada com muita rigidez; descubra formas de montar a sua barraca para flexionar em condições de ventos fortes.
Use cabos absorventes de choque sempre que possível. Verifique o local do seu acampamento quanto a troncos perigosos, raízes protuberantes e rochas afiadas que possam causar danos; se você precisar armar a sua barraca em um local perigoso, cubra as rochas afiadas e remova a sujeira antes de armá-la. Para remendar pequenos rasgos, cubra a área danificada com fita adesiva de reparo de tecido: nylon de interrupção de rasgos para barracas de nylon, tafetá para barracas de lona. Aplique um remendo generoso em ambos os lados do rasgo, aparando as extremidades da fita

Certifique-se de usar o selante correto; selante de lona pode danificar uma barraca de nylon. Grandes rasgos devem ser fechados com costura ou remendados com fita adesiva para reparos.
Se o rasgo estiver em uma parte da barraca onde o excesso de pressão não importa, vire a extremidade superior do rasgo para baixo cerca de 0,5 centímetro e costure o tecido virado pelo lado de fora da extremidade rasgada inferior, usando uma sovela e um fio encerado resistente, fazendo uma nova costura.
Planeje a sua costura para levar em conta o escoamento de água; vire as extremidades do remendo para criar um efeito de telha para escoar a água, não faça um ressalto para retê-la. Faça os pontos da sua costura curtos e próximos uns dos outros; costuras duplas são mais resistentes. Para garantir uma selagem à prova de água, aplique um filete de selante de costura nas extremidades inferiores da sobreposição ou remendo na parte externa da barraca.
Costure as emendas com estilo de sobreposição, com emendas para baixo, para afastar a água; sele as extremidades inferiores com um selante de costuras
Rasgos e cortes.

Remende furos ou rasgos em áreas da barraca que fiquem bastante esticadas com faixas de fita adesiva de reparos cortadas pelo menos 4 centímetros mais longas do que o rasgo; se necessário, sobreponha faixas em forma de telha para cobrir completamente o rasgo. Coloque fita adesiva em ambos os lados da área danificada e sele todas as extremidades da fita com selante de costura, por dentro e por fora. Se o remendo não for resistente o bastante, quando chegar em casa substitua-o com um remendo de tecido de barraca.
Costure um remendo sobre o furo pela parte externa; depois apare o tecido rasgado e vire-o para baixo pela parte interna
Corte o remendo cerca de 7,5 centímetros maior que a área danificada ao seu redor. Coloque-o sobre a área danificada na parte externa da barraca e prenda-o com alfinetes no lugar. Vire as extremidades do remendo para baixo 2,5 centímetros e prenda-o novamente com alfinetes. Faça uma costura superior ao redor de todo o remendo a uma distância de 1,5 a 3 milímetros da extremidade. Faça novamente uma costura superior a uma distância de 3 a 6 milímetros da primeira fileira de costura e remova os alfinetes.
Na parte interna da barraca, apare a área danificada em forma de quadrado ou retângulo, aparando o mais próximo possível do rasgo. Corte os cantos 2,5 centímetros para dentro diagonalmente. Vire as extremidades cortadas para dentro 2,5 centímetros, prenda-as com alfinetes no lugar e faça uma costura superior próxima à extremidade ao redor de todo o furo. Faça novamente uma costura superior a uma distância de 3 a 6 milímetros da primeira fileira de costura e remova os alfinetes. Se desejar, faça costuras superiores adicionais como em uma almofada para reforçar o remendo. Finalmente, aplique um filete de selante de costura no perímetro do remendo na parte externa da barraca. Recoloque amarras, abas, janelas e zíperes rasgados da mesma maneira, formando telhas sobrepostas e aplicando selante de costura à emenda acabada. Remende telas rasgadas com um remendo ligeiramente maior que o rasgo ou furo, costurando ao redor de todas as extremidades com a sovela.
Olhais. Rasgos ao redor de olhais requerem a remoção do antigo olhal e a substituição do material danificado. Faça um corte para remover o olhal usando uma tesoura pequena, tomando cuidado para remover o mínimo possível de tecido. Reforce a área do olhal com fita adesiva de reparos; prenda a fita em um lado do tecido e dobre-a sobre si mesma para produzir um remendo duplamente reforçado sobre o furo do olhal. Costure o remendo no lugar com uma costura dupla. Coloque o novo olhal com um colocador de olhais e sele as suas extremidades com selante de costura. Sele as extremidades do remendo costurado com selante de costura na superfície externa da barraca.
Vazamentos. Para parar um vazamento no teto ou na superfície superior da sua barraca, aplique selante de costura quando o tecido tiver secado. Vazamentos no piso são provavelmente causados por rasgos. Localize e repare o rasgo; certifique-se de que a parte irregular da sua costura esteja na superfície interna da sua barraca. Sele essa costura. Para proteger o remendo, cubra-o com fita adesiva de reparos. Para prevenir novas avarias em um piso à prova de água, use uma lona de plástico sob a sua barraca.
Fonte..:: Como Tudo Funciona
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.
Mantenha contato! Muita Luz ...